BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Alocasia amazonica: como cuidar da planta que pode chegar a 1 metro

Folha de uma planta alocasia amazonica como cuidar.

Saber como cuidar da alocasia amazônica se torna uma grande experiência aos apaixonados por plantas. Isso porque esta espécie tem grande procura para decoração, mas exige alguns tratos que merecem atenção. 

Suas folhas são cheias de personalidade e beleza, que enchem os olhos. Assim, é difícil não se encantar com esta planta à primeira vista!

Além disso, ela também é conhecida como orelha-de-elefante, devido a seu formato que se assemelha à parte do corpo deste animal, inclusive no tamanho que chega até 1 metro em algumas delas.

E se você também está curioso para conhecer mais sobre a Alocasia amazonica, prepare-se para acompanhar este conteúdo. Aqui reunimos dicas de jardinagem de como cuidar e cultivar essa espécie. Confira!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Quais os tipos de Alocasia existem?

Ao todo, a Alocasia tem 70 espécies diferentes. Cada uma tem sua variação e características marcantes. 

A seguir, separamos alguns exemplos dos tipos de Alocasia. Acompanhe mais detalhes sobre cada um deles.

Alocasia Black Velvet

A Alocasia black velvet é muito querida entre os apaixonados por plantas. Isso porque o seu tom escurecido, quase negro, atraem os adeptos. Suas folhas têm textura macia e aveludada.

Alocasia Polly

Espécie popular no Brasil, a Alocasia Polly se diferencia pelo tamanho reduzido. Por isso, é considerada uma versão mini da espécie.

Alocasia Odora

A Alocasia odora é uma das maiores espécies que existem desta planta. Além disso, o seu uso é comum no paisagismo graças à velocidade do seu crescimento. 

Alocasia Cucullata

Já a Alocasia cucullata tem o mesmo formato de outras espécies dessa planta. Mas o seu diferencial é que as folhas não tem as nervuras brancas e o tom de verde.

Alocasia Amazonica

Por fim, a Alocasia amazonica é tipicamente brasileira e suas folhas são grandes, com tom verde escuro e brilhante. 

Folhas de alocasia amazonica como cuidar.

Principais curiosidades sobre a Alocasia

A Alocasia é uma planta da família Araceae, classificada como herbácea e perene. Por isso, suas folhas podem chegar a até 1 metro de comprimento e 65 centímetros de diâmetro. 

No Brasil, esta espécie é comum em regiões úmidas e tropicais. Essa versatilidade de tamanho e formato de folhas permite que a Alocasia seja cultivada em áreas externas. 

Mas também ficam ótimas em ambientes internos, como sala de estar, cozinha, banheiro e quartos.

O que caracteriza a Alocasia amazonica?

A Alocasia amazonica tem características bem específicas. É uma linda planta para ficar em semi sombra ou nos ambientes internos.

De fácil manutenção, sua folhagem tem tom escuro e formato de coração.  Assim, ela merece um local de destaque em sua decoração.

Alocasia amazonica: como cuidar e cultivar em casa

Se você quer cultivar uma Alocasia amazonica em sua casa, mas não sabe como cuidar, preste atenção nas dicas deste tópico. 

A forma como você vai cuidar da plantinha no dia a dia influenciará em seu crescimento saudável e na beleza da decoração de seu lar. 

Acompanhe!

Luminosidade

A luminosidade para o cultivo da Alocasia amazonica deve ser boa, mas não diretamente sobre a planta. 

Portanto, colocar a planta próximo às janelas e varandas é o suficiente para que ela receba a luz necessária para o seu desenvolvimento.

Que tipo de solo usar

O solo ideal para cultivar a Alocasia amazonica deve ser rico em matéria orgânica, com substrato para plantas. Isso porque a planta exige que a terra esteja solta e permeável. No caso do cultivo em vasos, o ideal é que eles tenham boa profundidade e largura, a fim de facilitar a drenagem do solo.

Quando regar

Para regar a Alocasia, é necessário que a planta esteja bem seca. No período de inverno a rega pode ser diminuída, devido à umidade do clima. 

Antes de iniciar, veja se as folhas da planta. Caso comecem a cair, pode indicar que estão com muita água. 

Quando adubar

O melhor momento para adubar a Alocasia amazonica é na sua fase de crescimento. Porque a planta necessita dos nutrientes para se desenvolver da melhor forma.

O período ideal é entre a primavera e o verão. Ou seja, os meses mais quentes do ano. 

Foto de vaso de planta em mesa amarela. Imagem ilustrativa para texto alocasia amazonica como cuidar.

Como cuidar e propagar a Alocasia amazonica

Quem quiser propagar a Alocasia, pode realizar a divisão rizomática. Nos rizomas há pequenas circunferências chamadas tubérculos, que originam novas plantas. 

Basta cavar aproximadamente 30 cm em torno da planta para retirá-la do solo. Depois, é só localizar os os tubérculos e corte apenas o equivalente à quantidade de mudas que você quer fazer. 

Doenças e pragas que podem acometer a Alocasia

As alocásias são muito sensíveis a microrganismos externos e pragas, o que compromete a saúde da planta. Ou seja,  cuidados incorretos irão reduzir a imunidade da espécie e pode até causar fungos ou bactérias.

Além disso, caso haja más condições ou descuidos no cultivo, é possível que a Alocasia atraia insetos como as cochonilhas, os ácaros e os pulgões. 

Como compreender a situação da sua planta e cuidar da Alocasia amazonica

Para compreender melhor a situação de sua Alocasia amazonica e assim cuidar bem dela, é preciso se atentar a alguns detalhes.

Verifique bem a folhagem de sua planta, se a cor está vívida ou se há algum tipo de mancha em tom amarelo. 

Assim, você consegue verificar os cuidados necessários para saber como cuidar da Alocasia amazonica. 

A Plantiê te ajuda a cuidar da sua Alocasia com produtos exclusivos

Agora que você conhecer mais sobre como cuidar da Alocasia amazonica, você precisa conhecer a Plantiê. Isso porque nós temos os melhores produtos para o cultivo saudável desta espécie.

Além disso, na Plantiê você encontra acessórios e produtos que irão auxiliar nos cuidados mais importantes para ter uma planta saudável e bonita. P

Por exemplo, os  vasos auto irrigáveis, que são 100% recicláveis e oferecem autonomia de até 2 meses sem precisar de regar! Acesse agora mesmo a nossa loja virtual e conheça a linha completa!

Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades