BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Calathea Orbifolia: guia completo sobre essa planta tropical

Folhagem da planta. Imagem ilustrativa para texto calathea orbifolia como cuidar.

Muitas pessoas procuram saber como cuidar da Calathea Orbifolia por acharem que ela é uma planta muito bonita. 

Realmente, suas folhas grandes e redondas — em formato similar a um coração — com tons de verde e listras claras a tornam uma das espécies preferidas para a decoração.

Além disso, a Calathea Orbifolia traz benefícios para a sua saúde, pois tem grande capacidade de purificar o ar do ambiente. 

Isso acontece devido às suas folhagens grandes e abundantes que têm a capacidade de drenar a poluição, assim como fazem as árvores.

Sendo assim, veja as dicas essenciais, além do uso de um vaso autoirrigável, para que você possa cuidar da sua Calathea Orbifolia e garantir o crescimento bonito e saudável da sua planta!

CTA Plantie.

Como cuidar da Calathea Orbifolia

Para entender como cuidar da Calathea Orbifolia é interessante saber que ela pertence à família das Marantaceae, que tem como característica as folhagens verdes com listras.

Essa espécie surgiu na América do Sul, mais precisamente no estado do Amazonas, que apresenta clima úmido, ideal para o seu desenvolvimento. 

Por outro lado, trata-se de uma planta de pequeno porte e que pode chegar a até 3 metros de altura com as condições ideais e espaço suficiente no solo.

Então, confira as características necessárias para que a sua Calathea Orbifolia se desenvolva da melhor forma possível!

Iluminação

Como a Calathea Orbifolia é uma planta de pequeno porte típica da floresta amazônica, as outras árvores da região, por serem muito maiores, tampam boa parte da luz solar. Portanto, mesmo em seu habitat natural, ela não recebe muita iluminação direta.

Sendo assim, em casa você deve mantê-la em meia sombra, perto da janela, por exemplo. Também é importante ressaltar que ela não deve ser exposta ao sol por mais de 9 horas por dia, pois há o risco das folhas se queimarem.

Uma boa dica para saber a quantidade de luz adequada é posicionar um livro ao lado da planta. A luminosidade deve ser apenas o suficiente para que você consiga ler o que está escrito em cada página.

Temperatura ideal para cuidar da Calathea Orbifolia

Para saber como cuidar da Calathea Orbifolia, também é preciso se atentar à temperatura do ambiente. Dessa forma, você assegura que não danificará as folhas e raízes. 

Então, pense que nas florestas onde essa planta se desenvolveu o clima é quente e úmido. Por isso, a maior temperatura que ela pode suportar é 30º C.

Contudo, a temperatura realmente ideal para essa espécie fica entre os 15 e 24 graus. Assim, ela é bastante indicada para quem mora em apartamentos e casas em cidades com o clima mais ameno. 

Se você reparar que as folhas da sua Calathea Orbifolia estão começando a se enrolar, esse pode ser um sinal de que a temperatura do ambiente está alta demais.

Como regar a Calathea Orbifolia?

A quantidade de água é outro fator muito importante para saber como cuidar de uma Calathea Orbifolia. Portanto, é essencial que você crie uma rotina de regá-la ao menos uma vez ao dia durante o verão. 

Dessa forma, você mantém o solo úmido sem que ele fique encharcado. Sendo assim, uma dica para saber se o solo está seco demais é colocar um dedo a aproximadamente 5 centímetros de profundidade na terra e sentir o nível de umidade.

Caso você regue a Calathea Orbifolia em excesso, poderá facilitar o surgimento de fungos e podridão na raiz. 

Por isso, vale a pena plantá-la em um vaso autoirrigável que dará à planta exatamente a quantidade de água necessária, sem que você tenha que ficar molhando com frequência.

planta em vaso. Imagem ilustrativa para texto calathea orbifolia como cuidar.

Qual é o solo ideal para cuidar da Calathea Orbifolia?

Se houvesse uma forma de conseguir a terra das florestas, por serem o habitat natural da planta, essa seria a escolha ideal. 

Contudo, em grandes cidades a realidade é outra. Por isso, você deve optar por outras alternativas que também são capazes de proporcionar a sustentação dessa espécie.

Portanto, para cuidar da Calathea Orbifolia você precisará de solo bem drenado. Então, procure ingredientes como composto, turfa, fibra de coco e casca de pinheiro. Essas são ótimas opções que manterão as raízes respirando.  

Deve-se utilizar adubos e substratos?

Para descobrir como cuidar de uma Calathea Orbifolia da forma correta, é importante saber a diferença entre adubo e substrato. Sendo assim, o adubo pode ter origem sintética, como a ureia e o NPK, ou orgânica, como o esterco de boi.

Em ambos os casos, aplica-se o adubo regularmente à planta. 

Por outro lado, o substrato pode ser considerado um tipo de terra preparada que tem como principal função dar a sustentação necessária para o crescimento da planta.

Então, o ideal para a Calathea Orbifolia são os adubos orgânicos, por serem mais completos e oferecerem mais nutrientes. 

pessoa plantando uma calathea orbifolia e descobrindo como cuidar.

A poda é necessária para cuidar da Calathea Orbifolia?

Ao cuidar de uma Calathea Orbifolia, você perceberá que essa não é uma planta que dá origem a flores e nem possui galhos. Ela constitui-se apenas de um caule com um conjunto de folhas.

Portanto, você não precisa se preocupar com a poda e sim com a remoção de folhas danificadas ou que apresentarem tons amarelos e marrons.

Sendo assim, para retirá-las, faça um corte bem perto da haste principal e não se preocupe, pois isso não causará nenhum dano à planta e nem ao seu crescimento.

Compre a sua Calathea Orbifolia e os produtos para cuidar da sua planta na Plantiê

Como você viu, não há segredos na hora de entender como cuidar da sua Calathea Orbifolia. 

Você deve estar atento à luminosidade moderada, à garantia de uma temperatura amena, regas moderadas e periódicas e ao fornecimento dos nutrientes necessários por meio do solo correto para a sustentação ideal da planta.

Inclusive, devido à sua estética particular de folhas verdes largas e com listras claras, ela é muito utilizada para compor a decoração de casas e apartamentos. 

Especialmente quando você pode comprar uma Calathea Orbifolia na Plantiê e colocá-la em um de nossos cachepôs para plantas exclusivos. Comprando em nosso site, você conta com toda a segurança e envio imediato para todo o Brasil.

Além disso, se quiser ainda mais dicas sobre outras plantas para sua casa e como cultivá-las da maneira correta, acesse o Blog da Plantiê!

CTA Plantie

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades