BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Pilea peperomioides: conheça a planta chinesa do dinheiro

planta chinesa do dinheiro

A planta chinesa do dinheiro, na verdade, tem o nome científico de Pilea peperomioides e se tornou tendência no paisagismo por sua facilidade de cultivo e beleza.

Apesar de levar o nome de planta chinesa, é importante explicar que ela é nativa da América Central e do Sul. O motivo do nome é porque sua primeira muda remete à década de 1980 em Taiwan. Na ocasião, ela se tornou um bonsai.

Para conhecer mais sobre a Pilea, como plantar e o porquê ela se tornou a queridinha de vários lares brasileiros, confira o artigo exclusivo da Plantiê. Boa leitura!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Cultivo da Pilea ao longo da história

O cultivo da planta chinesa do dinheiro ao longo da história possui diferentes versões. 

Uma delas, como dissemos no início do artigo, aponta para um bonsai em Taiwan e existem informações científicas sobre a questão.

Entretanto, a história mais antiga a respeito dela, diz sobre sua colheita em 1906, por George Forrest, na província chinesa de Yunnan. O fato se repetiria 4 anos mais tarde nas montanhas chinesas de Cang.

A partir disso, haveria um maior interesse pela planta cerca de 4 décadas depois, após o missionário norueguês Agnar Espegren visitar o local em 1945 e levar com ele alguns exemplares na volta para o país de origem.

Ao distribuir para familiares e amigos, a planta começou a se disseminar pela Escandinávia. Isso porque ela possui alta reprodutibilidade e se espalhou facilmente em jardins amadores e profissionais.

No Brasil, a Pilea recebeu atenção especial recentemente, após chegar ao interior paulista através das mãos dos produtores de plantas ornamentais de Holambra.

Porque a Pilea recebeu o nome de planta chinesa do dinheiro?

A lenda sobre a Pilea peperomioides conta que um homem com dificuldades financeiras e rezou para que passasse a ter prosperidade e, em seguida, encontrou uma planta e a levou para casa.

Com o passar dos dias, percebeu que a planta se reproduzia facilmente e, então, pegou suas sementes e começou a cultivar mais árvores. Dessa forma, abriu uma loja para comercializar mudas e acabou por enriquecer.

Por isso, a Pilea ganhou o apelido de planta chinesa do dinheiro ou árvore do dinheiro. Aliás, nos dias de hoje, ainda é comum dá-la de presente para empreendedores ou para decoração do lar em vários pontos do leste asiático.

vaso da pilea

Quais os outros nomes que a Pilea possui além de planta chinesa do dinheiro

Outros nomes que a Pilea peperomioides recebeu ao redor do mundo, além de planta chinesa ou árvore do dinheiro são: Castanhola, castanha-do-Maranhão, Carolina, Paineira-de-Cuba, Munguba e Mamorana.

A maior parte de todos esses nomes se relacionam ao cultivo frequente em determinada localidade ou à semelhança a outra planta, como por exemplo, a castanheira.

Principais cuidados para ter a planta chinesa do dinheiro em casa

A planta chinesa do dinheiro, apesar de fazer parte da família das suculentas, precisa de cuidados especiais. O primeiro deles é a preferência por solos mais secos e vasos próprios com boa drenagem.

Isso porque, mesmo precisando de sol diário, a Pilea não gosta de ambientes muito úmidos ou do excesso de água.

A seguir vamos saber como fazer a manutenção da planta, propagá-la, sua atuação dentro do paisagismo e outros.

Manutenção

A manutenção da planta chinesa do dinheiro precisa considerar basicamente 3 fatores.

Luz diária, preferencialmente solar e de forma indireta; solo adequado, que não seja extremamente úmido; e limpeza regular das folhas para evitar o acúmulo de pó.

Além disso, o ideal é apostar em fertilizantes para plantas de interior, a fim de que ela cresça saudável e bonita.

folhas da planta chinesa do dinheiro

Propagação

A propagação da Pilea peperomioides costuma acontecer através do comércio regular, mas também é simples para o replantio em casa. Ou seja, se você pretende propagá-la, basta cortar um pedaço dela com uma faca limpa e afiada.

O pedaço terá seu plantio em um novo vaso, com terra adequada e úmida. Para finalizar, a planta começará a ter folhas após sua raiz se desenvolver, o que leva uma média de 30 a 45 dias.

Paisagismo da planta chinesa do dinheiro

Devido suas características simples de cultivo e plantio, a Pilea é uma ótima opção para casas ou apartamentos, pois necessita de luz apenas de forma indireta e exige poucos cuidados.

No paisagismo, ela pode decorar janelas, jardins suspensos e com o uso de um cachepot para plantas  pode ornamentar salas, varandas, janelas e até mesmo quartos ou cozinhas.

Utilização de substrato

O vaso para a planta chinesa do dinheiro pode ser de argila ou plástico, mas o ideal é que ele consiga deixar o solo menos úmido por um tempo maior.

Para obter uma terra mais fértil e aerada, é possível a utilização de substratos para planta em proporções de 2 partes de solo para 1 de substrato

Recomenda-se também que o vaso conte com uma camada para drenagem, que pode ser feita por pedrisco, brita ou argila expandida.

Exposição solar

O ideal é que a Pilea peperomioides esteja em um ambiente com a luz solar indireta. Em outras palavras, mesmo que haja iluminação ela não pode incidir com frequência nas folhas.

Caso o local escolhido tenha luz direta em um curto período de tempo, atente-se que o sol possa atingir por igual toda a planta.

Ventilação

Sobre a ventilação, o importante é que a planta chinesa do dinheiro não receba também fortes correntes de ar diretamente nela. Por isso, evite locais abertos.

O contrário também vale, já que ambientes abafados em demasia podem ser prejudiciais para o crescimento saudável da Pilea.

Como cultivar mudas da Pilea?

O cultivo de mudas de Pilea pode ser realizado a partir do momento em que os brotos aparecerem. Para isso, basta que tenham entre 3 e 5 centímetros.

O transplante para outro vaso ou recipiente precisa considerar apenas condições de solo iguais ao anterior.  

Adquira seu vaso auto irrigável na Plantiê e valorize ainda mais sua planta chinesa do dinheiro

Agora que você conheceu melhor as características e história de cultivo da planta chinesa do dinheiro, você precisa conhecer a Plantiê.

Além da venda da Pilea peperomioides, a Plantiê conta com produtos e acessórios que irão transformar os seus cuidados com plantas em um momento único.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais conosco!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades