BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Pilea peperomioides: conheça a planta chinesa do dinheiro

planta chinesa do dinheiro

A planta chinesa do dinheiro, na verdade, tem o nome científico de Pilea peperomioides e se tornou tendência no paisagismo por sua facilidade de cultivo e beleza.

Apesar de levar o nome de planta chinesa, é importante explicar que ela é nativa da América Central e do Sul. O motivo do nome é porque sua primeira muda remete à década de 1980 em Taiwan. Na ocasião, ela se tornou um bonsai.

Para conhecer mais sobre a Pilea, como plantar e o porquê ela se tornou a queridinha de vários lares brasileiros, confira o artigo exclusivo da Plantiê. Boa leitura!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Cultivo da Pilea ao longo da história

O cultivo da planta chinesa do dinheiro ao longo da história possui diferentes versões. 

Uma delas, como dissemos no início do artigo, aponta para um bonsai em Taiwan e existem informações científicas sobre a questão.

Entretanto, a história mais antiga a respeito dela, diz sobre sua colheita em 1906, por George Forrest, na província chinesa de Yunnan. O fato se repetiria 4 anos mais tarde nas montanhas chinesas de Cang.

A partir disso, haveria um maior interesse pela planta cerca de 4 décadas depois, após o missionário norueguês Agnar Espegren visitar o local em 1945 e levar com ele alguns exemplares na volta para o país de origem.

Ao distribuir para familiares e amigos, a planta começou a se disseminar pela Escandinávia. Isso porque ela possui alta reprodutibilidade e se espalhou facilmente em jardins amadores e profissionais.

No Brasil, a Pilea recebeu atenção especial recentemente, após chegar ao interior paulista através das mãos dos produtores de plantas ornamentais de Holambra.

Porque a Pilea recebeu o nome de planta chinesa do dinheiro?

A lenda sobre a Pilea peperomioides conta que um homem com dificuldades financeiras e rezou para que passasse a ter prosperidade e, em seguida, encontrou uma planta e a levou para casa.

Com o passar dos dias, percebeu que a planta se reproduzia facilmente e, então, pegou suas sementes e começou a cultivar mais árvores. Dessa forma, abriu uma loja para comercializar mudas e acabou por enriquecer.

Por isso, a Pilea ganhou o apelido de planta chinesa do dinheiro ou árvore do dinheiro. Aliás, nos dias de hoje, ainda é comum dá-la de presente para empreendedores ou para decoração do lar em vários pontos do leste asiático.

vaso da pilea

Quais os outros nomes que a Pilea possui além de planta chinesa do dinheiro

Outros nomes que a Pilea peperomioides recebeu ao redor do mundo, além de planta chinesa ou árvore do dinheiro são: Castanhola, castanha-do-Maranhão, Carolina, Paineira-de-Cuba, Munguba e Mamorana.

A maior parte de todos esses nomes se relacionam ao cultivo frequente em determinada localidade ou à semelhança a outra planta, como por exemplo, a castanheira.

Principais cuidados para ter a planta chinesa do dinheiro em casa

A planta chinesa do dinheiro, apesar de fazer parte da família das suculentas, precisa de cuidados especiais. O primeiro deles é a preferência por solos mais secos e vasos próprios com boa drenagem.

Isso porque, mesmo precisando de sol diário, a Pilea não gosta de ambientes muito úmidos ou do excesso de água.

A seguir vamos saber como fazer a manutenção da planta, propagá-la, sua atuação dentro do paisagismo e outros.

Manutenção

A manutenção da planta chinesa do dinheiro precisa considerar basicamente 3 fatores.

Luz diária, preferencialmente solar e de forma indireta; solo adequado, que não seja extremamente úmido; e limpeza regular das folhas para evitar o acúmulo de pó.

Além disso, o ideal é apostar em fertilizantes para plantas de interior, a fim de que ela cresça saudável e bonita.

folhas da planta chinesa do dinheiro

Propagação

A propagação da Pilea peperomioides costuma acontecer através do comércio regular, mas também é simples para o replantio em casa. Ou seja, se você pretende propagá-la, basta cortar um pedaço dela com uma faca limpa e afiada.

O pedaço terá seu plantio em um novo vaso, com terra adequada e úmida. Para finalizar, a planta começará a ter folhas após sua raiz se desenvolver, o que leva uma média de 30 a 45 dias.

Paisagismo da planta chinesa do dinheiro

Devido suas características simples de cultivo e plantio, a Pilea é uma ótima opção para casas ou apartamentos, pois necessita de luz apenas de forma indireta e exige poucos cuidados.

No paisagismo, ela pode decorar janelas, jardins suspensos e com o uso de um cachepot para plantas  pode ornamentar salas, varandas, janelas e até mesmo quartos ou cozinhas.

Utilização de substrato

O vaso para a planta chinesa do dinheiro pode ser de argila ou plástico, mas o ideal é que ele consiga deixar o solo menos úmido por um tempo maior.

Para obter uma terra mais fértil e aerada, é possível a utilização de substratos para planta em proporções de 2 partes de solo para 1 de substrato

Recomenda-se também que o vaso conte com uma camada para drenagem, que pode ser feita por pedrisco, brita ou argila expandida.

Exposição solar

O ideal é que a Pilea peperomioides esteja em um ambiente com a luz solar indireta. Em outras palavras, mesmo que haja iluminação ela não pode incidir com frequência nas folhas.

Caso o local escolhido tenha luz direta em um curto período de tempo, atente-se que o sol possa atingir por igual toda a planta.

Ventilação

Sobre a ventilação, o importante é que a planta chinesa do dinheiro não receba também fortes correntes de ar diretamente nela. Por isso, evite locais abertos.

O contrário também vale, já que ambientes abafados em demasia podem ser prejudiciais para o crescimento saudável da Pilea.

Como cultivar mudas da Pilea?

O cultivo de mudas de Pilea pode ser realizado a partir do momento em que os brotos aparecerem. Para isso, basta que tenham entre 3 e 5 centímetros.

O transplante para outro vaso ou recipiente precisa considerar apenas condições de solo iguais ao anterior.  

Adquira seu vaso auto irrigável na Plantiê e valorize ainda mais sua planta chinesa do dinheiro

Agora que você conheceu melhor as características e história de cultivo da planta chinesa do dinheiro, você precisa conhecer a Plantiê.

Além da venda da Pilea peperomioides, a Plantiê conta com produtos e acessórios que irão transformar os seus cuidados com plantas em um momento único.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais conosco!

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades