BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta dinheiro-em-penca: como cuidar e cultivar?

planta dinheiro em penca como cuidar (capa)

Conhecida por muita gente como símbolo de fartura e prosperidade, essa planta pode dar um toque bastante agradável para o ambiente do seu lar.

Entretanto, é fundamental alguns cuidados necessários para cuidar corretamente dessa espécie com folhas pequenas. 

Se você faz parte do time de pessoas que são apaixonadas por plantas e não conseguem viver sem cultivar o seu jardim, você vai adorar ter a presença delicada dessas plantinhas miúdas no seu ambiente.

Portanto, para você entender melhor como cuidar e cultivar a planta dinheiro em penca, a Plantiê separou esse artigo completo com as principais informações sobre o assunto.

Quer aprender tudo sobre a planta dinheiro em penca? Continue sua leitura e confira o conteúdo a seguir!

Conheça o significado da planta dinheiro-em-penca

Como você pode ver através do nome, a planta dinheiro em penca é vista como um item capaz de gerar dinheiro e prosperidade para todas as pessoas que possuem ela em casa.

Portanto, com o objetivo de atrair fartura, muitas pessoas utilizam essa planta em decorações de ambientes dentro das casas.

Entretanto, é importante você saber que há um ditado popular que essa planta só realiza esse papel se for dada de presente.

Você deve saber que muitas pessoas dizem que essa planta só vai gerar prosperidade e dinheiro se for ganhada.

Se você é apaixonado por plantas e ainda não tem essa planta no seu ambiente, saiba que existem tipos diferentes de planta dinheiro em penca. Veja a seguir!

Tipos de dinheiro-em-penca

Caso você não tenha esse conhecimento, a planta dinheiro em penca é nativa do méxico com o nome científico Callisia repens.

Entretanto, aqui no Brasil existem dois tipos de plantas que são reconhecidas como dinheiro em penca.

A primeira é a que mencionamos anteriormente, chamada Callisia repens, e a segunda é a espécie com o nome de Pilea nummulariifolia. As duas plantas possuem bastante particularidades. 

No entanto, a primeira tem variação de cores roxo e verde. Por este fato, muita gente fica na dúvida e acaba pensando que é outra espécie de planta, porém, é só a cor que sofre essa modificação.

planta dinheiro em penca como cuidar

Já a Pilea tem folhas um pouco maiores que a anterior, textura bem aveludada e bordas serrilhadas.

Portanto, se você olhar bem de perto, vai notar que as folhas dessa espécie são bem parecidas com folhas de hortelã.

Afinal, como plantar dinheiro-em-penca?

Primeiramente, você precisa saber que o plantio da planta dinheiro em penca é fácil e prático. No entanto, é preciso ter atenção com alguns detalhes importantes.

A primeira coisa é possuir vasos certos para a drenagem da sua planta. Garantir um bom sistema de fluxo de água é essencial para o bem estar da sua planta.

O solo também precisa ser fértil o suficiente para a vitalidade do sua planta dinheiro em penca. Portanto, para a terra ficar bem rica em matéria orgânica, é importante você misturar húmus de minhoca.
Um fator importante que não pode ser esquecido é a exposição ao sol, não deixe sua planta excessivamente no sol porque as folhas ficam queimadas. 

A Plantiê recomenda você deixar a sua planta dinheiro em penca na sombra de espécies de plantas maiores que estejam no ambiente.

Se você ainda não tem essa planta no seu lar, tenha calma pois é simples encontrar mudas em lojas de jardinagem.

Entretanto, lembre-se que essa espécie de planta requer alguns cuidados para estar sempre saudável.

Dinheiro-em-penca: como cuidar?

Você precisa estar atento no momento que estiver regando. Essa planta não gosta de solos cheios de água, portanto, é importante verificar a terra sempre antes de colocar mais água.

Como mencionamos acima, é necessário escolher o tipo de vaso para colocar essa planta. Ela não gosta de solo com muita água, mas você também não pode deixar o solo seco. É preciso ter equilíbrio.

Em relação a substratos para plantas, você deve ter atenção. É recomendável adubar em média a cada três meses.

Além desses cuidados citados até aqui, você também pode podar sua planta dinheiro em penca, removendo folhas velhas. Com isso, você terá uma planta esteticamente bonita e principalmente, saudável.

Ambiente e luz

Como mencionamos, a planta dinheiro em penca não deve ficar exposta diretamente ao sol, pois isso pode causar danos nas folhas.

Entretanto, essa planta se adapta facilmente em quase todos os locais. O essencial é que você encontre um local mais arejado e distante da luz solar.

E lembre-se, essa planta também não sobrevive em local com ambiente muito frio.

Se você tiver a intenção de adquirir essa planta para colocar em suporte para plantas em um local que tenha ar condicionado por exemplo, é importante repensar antes.

Dessa forma, você vai conseguir evitar que sua planta dinheiro em penca tenha problemas de adaptação.

planta dinheiro penca como cuidar

Regas

Vale lembrar que mesmo que essa planta fique bem com solo mais úmido, como mencionamos, você precisa lembrar que deve ter equilíbrio na hora que estiver regando a sua dinheiro em penca.

Como em outras espécies, água em excesso pode acabar afogando  sua planta. Entretanto, você pode regar todos os dias se quiser, porém, deve ser de forma moderada. 

A Plantiê recomenda que você verifique o solo antes de regar.

Solo

Como falamos no decorrer do conteúdo, o solo da sua planta dinheiro em penca deve estar sempre saudável.

Portanto, você deve usar bons substratos para a manutenção e vitalidade do solo. Diante disso, é recomendável você adubar a terra a cada três meses.

Dessa forma, você vai manter sua planta saudável.

Vasos

Um detalhe importante é você saber que essa planta tem um crescimento considerável. Portanto, é essencial encontrar um kit de vasos para sua planta.

Entretanto, você não pode esquecer do ambiente que a planta será colocada. Geralmente se utiliza para decoração de casas e apartamentos.

Sendo assim, é necessário pensar em qual local da sua casa você vai colocar a sua planta dinheiro em penca.

É possível fazer mudas de dinheiro-em-penca?

Lembre-se do ditado popular, essa planta só tem efeito de gerar prosperidade e fartura se for ganhada.

Portanto, você pode presentear seus amigos e entes queridos com a planta dinheiro em penca, fazendo mudas da planta.

O processo é bem simples, basta você selecionar um ramo da sua planta, cortar e plantar em outro vaso. Logo após, faça o procedimento que aprendeu com a Plantiê.

Regue o solo sem encharcar e coloque em um local arejado e sem exposição à luz solar.

Dessa forma, você terá uma nova planta para presentear seus familiares e amigos.

 planta dinheiro em penca como cuidar

Aprendeu como cuidar da planta dinheiro-em-penca? Conheça a Plantiê

Agora que você aprendeu como cuidar da planta dinheiro-em-penca, você precisa conhecer as soluções que a Plantiê oferece.

Para a sua praticidade, a Plantiê tem uma linha de vasos autoirrigáveis que permitem acesso periódico à água, de acordo com a necessidade da planta.

Assim, você não terá preocupações para cuidar de sua planta, com a garantia de qualidade que só os produtos da Plantiê oferecem.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades