BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta Hera: como cuidar e garantir um crescimento saudável?

Você sabe como cuidar da planta Hera? É uma espécie com cores muito características, que fica belíssima em suporte para plantas e, ainda, cresce de um jeito bem específico, embelezando o seu lar.

O nome científico da espécie é Hedera Helix, e é o tipo de planta que encanta todos os tipos de olhares. Conforme você dá todos os cuidados necessários, ela se desenvolve e fica cada vez mais vistosa.

Uma excelente maneira de aprender como cuidar da planta Hera é seguindo listas de cuidados. E foi exatamente isso que a equipe da Plantiê preparou para você neste post incrível do nosso blog.

Abaixo, veja como cuidar da planta Hera e garantir um crescimento saudável. Temos certeza de que, seguindo o nosso passo a passo, você terá muito sucesso no cultivo da espécie. Vamos lá?

CTA Plantie

Principais características da planta Hera

Existem muitos tipos diferentes da planta Hera, cada um com folhas e cores de tamanhos diferentes. Todos eles crescem facilmente em diversos climas e são belos complementos para qualquer jardim.

Esta planta é utilizada no paisagismo e na decoração de ambientes. Isso porque ela é capaz de levar muita vida para dentro da sua casa ou, ainda, para o seu quintal. Tudo depende da sua criatividade!

Há muitas razões para cultivá-la: ela pode ser usada para paisagismo, criando mais áreas verdes; em vasos suspensos; em cercas; ou pérgolas. Também pode ser cultivada em espaços abertos para revestir os canteiros. A planta é muito versátil.

Suas cores são sempre muito características. Por isso, se você observar, por exemplo, folhas amareladas, é necessário ligar o alerta. Mas fique tranquilo! Falaremos sobre isso no decorrer do post.

Planta Hera: Como cuidar do solo

Para plantas em vasos, use a fórmula: solo superficial, solo comum e areia de construção na proporção de 1:1:1. Adicione substratos para garantir que o solo seja rico em matéria orgânica e fértil. Dessa forma, a Hera se desenvolverá melhor.

Não se esqueça da camada de drenagem! Você pode fazê-lo com pedra britada ou argila expandida. Pode colocá-los antes de inserir o substrato ou o solo no vaso. A Hera não tolera solo encharcado, por isso é importante que a água drene facilmente.

Além disso, você também pode verificar como está a secura do solo. Apesar da falta de tolerância da Hera com solo encharcado, tê-lo úmido é importante para o crescimento da planta.

Outro detalhe importante sobre a umidade do solo: se você deixá-la muito extrema, provavelmente as raízes da planta vão apodrecer. Isso prejudicará todo o cuidado já feito, então mantenha a atenção.

Galho de Planta hera como cuidar.

Quantas regas devem ser feitas por semana?

 A resposta para essa pergunta é: depende! No verão, é indicado regar até três vezes na semana, principalmente se estiver em um local com vento. Então, se deixar sua planta hera na varanda, atente-se a isso.

No inverno, por sua vez, duas vezes por semana costuma ser suficiente. Durante períodos chuvosos, preste atenção na umidade do solo, como recomendamos no parágrafo anterior. Principalmente se você cultivar a planta Hera no quintal de casa.

Se você ainda está se perguntando como cuidar da planta Hera, fique tranquilo. Apesar de ter alguns pontos de atenção, todas as etapas são bastante simples. Inclusive essa questão da rega!

Caso você note que o solo está muito seco, sinta-se à vontade para fazer a rega. Isso pode ocorrer depois de uma viagem ou alguma situação parecida. Então, com esses cuidados básicos, você se dará bem – e sua plantinha também!

Como cuidar da planta Hera: Atente-se à exposição solar!

A Hera é uma planta que se adapta bem a diferentes ambientes e espaços. Podem ser cultivadas a pleno Sol ou sombra parcial, ou seja, em espaços abertos e ensolarados ou em interiores, como quartos e escritórios.

O que afeta a cor das folhas é a exposição à luz. Portanto, se você colocar um vaso de Hera em um espaço interno mal iluminado, as folhas ficarão completamente verdes, perdendo os tons mais claros que aparecem no centro ou nas bordas.

Se você quiser colocá-lo em pleno sol, o ideal é passar por um processo de endurecimento, no qual você coloca a planta pouco a pouco ao sol para aclimatá-la à fonte de luz. Atente-se a isso se você quiser aprender como cuidar da planta Hera.

Uma excelente forma de cultivar a planta Hera é deixá-la em prateleiras na varanda. Assim, ela receberá luz na medida certa. E você certamente terá uma planta muito mais vistosa em casa!

Poda e muda: Como fazer?

A poda é muito necessária, pois a Hera cresce facilmente e propaga-se com a mesma facilidade. Esse processo, quando feito no período certo, ajuda a controlar essa propagação e remover folhas velhas, secas ou amareladas.

Você pode usar acessórios necessários para concluir esse processo, como tesouras de jardim, que ajudarão a remover essas folhas.

Agora, em relação às mudas, é um processo muito simples! Sob as folhas, geralmente as raízes ficam soltas e, por isso, precisam ser cortadas em pequenas seções e plantadas no solo. Esta planta é fácil de propagar.

Então, você não precisa enterrar as raízes, apenas colocá-las no solo. Porém, se for distribuir alguma muda, tome cuidado: esta é uma planta venenosa, então tenha atenção ao enviar a planta para pessoas com crianças e animais em casa.

Galhos de planta caindo de parede. Imagem ilustrativa para texto Planta hera como cuidar.

Aprendeu como cuidar da planta Hera? Agora, conte com a Plantiê para encontrar substratos, acessórios e mais!

Agora que você já sabe como cuidar da planta Hera, é hora de pegar todo esse planejamento e colocá-lo em prática. E, para isso, a Plantiê pode te ajudar! Afinal, somos especialistas em produtos para plantas.

Visite o nosso e-commerce e conheça todos os produtos que comercializamos. Temos vasos, substratos, acessórios que te ajudarão na poda, prateleiras para plantas e muito mais.

Como prezamos pela sustentabilidade, ao adquirir um dos nossos produtos, você estará colaborando com o meio ambiente. Afinal, todos os produtos comercializados pela Plantiê são 100% reciclados e 100% recicláveis.

Não perca tempo e adquira já os seus acessórios para cultivar a sua planta Hera. Temos certeza de que você vai gostar muito de nossas soluções e inúmeras opções que te ajudarão neste processo.

CTA Plantiê

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades