Tutorial: criando um vaso autoirrigavel em casa

Substratos

Você faz o tipo que prefere construir suas próprias soluções?

Recebemos muitas mensagens de pessoas que gostariam de testar criar seu próprio vaso em casa. Por isso, resolvemos responder na forma de um texto aqui em nosso blog.

Vamos lá!

Materiais Necessários

  • Um recipiente adequado: Você pode usar um balde, uma grande garrafa plástica cortada ou qualquer outro recipiente que possa segurar a terra e as plantas. Idealmente, escolha um recipiente com a profundidade suficiente para acomodar as raízes da planta escolhida.
  • Corda de nylon ou algodão: Essencial para o sistema de capilaridade, essa corda transportará a água do reservatório inferior para a terra no recipiente superior.
  • Ferramenta para fazer furos: Necessária para criar pequenos orifícios na base do recipiente superior, por onde a corda será passada.
  • Terra, pedrisco ou argila expandida: Para ajudar na drenagem e proporcionar um meio de cultivo adequado para a planta.
  • Um recipiente menor para água: Atuará como reservatório de água. Deve caber dentro do recipiente maior, deixando um espaço adequado ao redor para o ar.

Passo a Passo para Montagem

1. Preparar o Reservatório: Se estiver utilizando uma garrafa plástica, corte o fundo para criar o reservatório de água. Esse reservatório deve ser colocado dentro do recipiente maior.

Leia também  Planta Suculenta: como cuidar corretamente?

2. Configurar o Sistema de Capilaridade: Faça furos no fundo do recipiente maior. Passe a corda por esses furos de modo que haja suficiente corda dentro do vaso para alcançar todas as áreas. As pontas das cordas devem ser mergulhadas no reservatório de água para começar a absorção e transporte da umidade para o solo.

3. Camada de Drenagem: No fundo do recipiente que será o vaso, coloque uma camada de pedrisco ou argila expandida. Isso ajudará na drenagem e impedirá que as raízes fiquem em contato direto com a água, evitando apodrecimento.

4. Adicionar Terra e Plantar: Coloque a terra sobre a camada de drenagem e plante sua planta cuidadosamente. Certifique-se de que as raízes estejam bem acomodadas e adicione mais terra, se necessário, para garantir estabilidade.

5. Finalizar a Montagem: Coloque o reservatório de água no espaço designado, preencha com água e observe se a corda está submersa. Ajuste a corda conforme necessário para garantir que esteja funcionando corretamente.

Cuidados e Manutenção

  • Verifique regularmente o nível da água no reservatório e reabasteça conforme necessário.
  • Observe o crescimento da planta e faça ajustes na posição da corda ou adicione mais cordas se a planta crescer muito e parecer precisar de mais umidade em áreas distantes do vaso.
  • Use um substrato adequado para sua planta, que pode incluir uma mistura de terra com vermiculita, casca de pinos e carvão vegetal, o que facilitará o crescimento saudável das raízes.
Leia também  Planta carnívora: tipos para você conhecer e se encantar

Viu só? Aqui a gente não esconde o ouro. Agora, se você quiser contar com o melhor vaso autoirrigavel do Brasil. Que é fabricado com plástico 100% reciclado e é completamente reciclável, está na hora de vir pra Plantiê.

Os vasos autoirrigáveis da Plantiê se destacam no mercado por seu design inovador e elegante, disponíveis em uma variedade de cores para se adaptar a diversos estilos de decoração. 

Mas a gente vai muito além da estética. Nossos vasos são altamente funcionais, facilitando a manutenção e o uso diário. Eles incorporam um sistema de autoirrigação eficaz que permite às plantas absorverem água conforme necessário através de um reservatório capaz de mantê-las hidratadas por até 60 dias, ideal para pessoas que viajam frequentemente ou tendem a esquecer de regar suas plantas.

Adicionalmente, alguns modelos são equipados com indicadores de nível de água que simplificam o monitoramento da umidade, eliminando as adivinhações ao cuidar das plantas.

Nossos vasos são projetados para serem fáceis de limpar e oferecem excelente aeração das raízes, prevenindo doenças relacionadas à umidade excessiva. Disponíveis em diversos tamanhos e formatos, os vasos da Plantiê atendem a uma ampla gama de necessidades de plantio, desde suculentas pequenas até arbustos maiores e plantas pendentes, adequados para qualquer ambiente, seja em casa, no escritório ou ao ar livre. 

Leia também  O Melhor Vaso Autoirrigável: Nunca Mais Perca Suas Plantas

Vale lembrar que nossos vasos são produzidos localmente na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, esses vasos garantem qualidade superior e ajudam a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de longas distâncias.

Ficou na dúvida? Veja agora se O vaso Plantiê funciona mesmo.

Pronto? Agora é só escolher o seu vaso autoirrigavel em nossa loja e dar o primeiro passo!

[ajax_load_more id="alm_3169558795" post_type="post" progress_bar="true" progress_bar_color="#83B93" button_label="Ler Mais" button_loading_label="Carregando outro post" button_done_label="Post não encontrado"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *