BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

O que fazer com as plantas quando viajar: 5 dicas úteis

o que fazer com as plantas quando viajar

A dúvida sobre o que fazer com as plantas quando viajar é comum em todo mundo que possui uma ou mais delas em casa. Aliás, quando há uma diversidade maior, a questão se torna ainda mais complicada.

Isso porque plantas diferentes exigem cuidados distintos, e a depender do tempo fora da residência, algumas podem não resistir.

E nestes casos, não importa se você irá fazer viagens longas ou curtas. O ideal é manter o ritmo que você tem com suas plantas. Porém, nem sempre, é possível que alguém tome conta delas por você.

Para esclarecer em definitivo o que fazer com as plantas quando viajar, a Plantiê preparou este artigo completíssimo que irá te ajudar na decisão. Confira conosco e boa leitura!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Planejamento: ele precisa ser o ponto de partida do seu cuidado com as plantas

Primeiramente, não é possível responder o que fazer com as plantas quando viajar se você não for capaz de criar um planejamento. Isso mesmo! Planejar é o primeiro passo para entender quais os cuidados que cada uma de suas plantas precisa.

E quando falamos em planejar, é possível ser uma planilha online ou mesmo um bloco de notas, onde você irá elencar as necessidades principais de cada planta.

Anote de forma objetiva. Por exemplo, se determinada planta precisa de rega diária, se você as muda de lugar para tomar sol, se é época de poda.

Após isso, relacione quais podem utilizar um vaso auto irrigável, e se possível, adquira para todas.

Transforme o planejamento em um cronograma

Feito o planejamento, é hora de se pensar na execução e verificar quais as dificuldades em manter as plantas com a mesma rotina de sua presença. 

Mesmo para passeios ou ausências curtas, a melhor estratégia ainda é tentar não alterar a forma como você cuida delas. Em outras palavras, aquelas que não terão impacto com sua viagem, podem sair do cronograma.

Para as outras, caso você ainda não saiba completamente o comportamento da planta em situações atípicas, faça uma busca na Internet sobre isso.

Por exemplo, se é o momento de investir no substrato para plantas, essa ação pode ser feita antes da viagem ou aguardar seu retorno? Se sim, outro problema se resolve.

Se não, vamos à próxima dica.

 

O que fazer com as plantas quando viajar? Repasse o planejamento à alguém de confiança

Uma das respostas mais simples à pergunta sobre o que fazer com as plantas quando viajar está em deixá-las sob os cuidados de alguém de confiança. 

Entretanto, há uma questão nesta atitude que nem todos avaliam: não basta confiar. O ideal é que a pessoa também goste e saiba cuidar de plantas. Isso porque, assim como acontece com pets ou mesmo crianças, o cuidado vai além de cumprir tarefas.

No caso das plantas, é preciso que o responsável por elas durante a sua ausência seja capaz de cumprir suas anotações de forma efetiva e sem improvisos. Em outras palavras, não exceder na rega nem deixar que falte.

Ou mesmo não deixá-la com exposição maior ao sol que o necessário nem esquecer de possíveis podas e da verificação de pragas como ácaros, aranhas, cochonilhas e outras.

Em resumo, sempre analise se essa confiança que você tem na pessoa é o suficiente para que ele cuide das suas plantas como você cuidaria.

Plantas que exigem pouca água podem utilizar da capilaridade

Uma dica muito importante se você não sabe o que fazer com as plantas quando vai viajar, e possui espécies que exigem pouca água é recorrer à capilaridade.

A técnica é ideal para suculentas e cactos, por exemplo, e consiste em colocar um recipiente com água e estender um barbante que fique entre a vasilha e o vaso da planta. Dessa forma, haverá a transferência de água regular entre ambos.

Ao decidir aplicar a capilaridade, a melhor forma ainda é utilizar a gravidade a seu favor, de modo que a vasilha com água fique em um nível acima das plantas. Ou seja, isso facilita que ela se hidrate.

Por último, não se esqueça de manter o recipiente coberto a fim de evitar dengue ou demais doenças transmissíveis pela água parada.

Na sua ausência, decida por menor incidência de sol

Quando em casa, é normal que em dias mais quentes, você saiba quando mudar algumas plantas de lugar, ou mesmo deixar que os raios solares incidam sobre ela. Porém, se não houver quem faça isso em sua ausência, não arrisque deixá-las em local iluminado o tempo todo.

Isso porque, o mesmo sol que é benéfico para a maioria das plantas, em excesso, pode queimá-las, retirar nutrientes e até mesmo matá-las. Mas leve em conta que essa dica só vale para viagens curtas.

Em viagens longas, a sombra frequente pode causar o efeito contrário às suas plantas.

plantas janela

O que fazer com as plantas quando retornar de viagem

Após as dicas sobre o que fazer com as plantas quando viajar, vamos a uma dica extra: como proceder após o seu retorno. Primeiro, seja capaz de conferir como elas se encontram e se houve mudanças significativas durante o período.

Caso a resposta seja não, retorne imediatamente à rotina anterior. Se perceber que uma das plantas apresenta uma variação grande em coloração, forma ou saúde, descubra o que pode ser, antes de oferecer em excesso qualquer produto. Até mesmo água.

Aprendeu o que fazer com as plantas quando viajar? Conheça a Plantiê e ofereça cuidado máximo a elas

Certamente, com as dicas que trouxemos a você, suas plantas ficarão viçosas e terão menor impacto durante a sua ausência. 

Mas se você quer mesmo potencializar a saúde delas e conhecer produtos exclusivos que irão te ajudar nisso, você precisa conhecer a Plantiê.

Por exemplo, o vaso auto irrigável grande, com autonomia de cerca de 60 dias, que permite que a planta receba a irrigação adequada por um longo tempo de ausência sem precisar abastecer.

Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades