BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Vaso de planta para sala: como escolher o melhor?

Mulher regando planta em sala de estar. Imagem ilustrativa para texto Vaso de planta para sala.

Ao escolher cultivar plantas dentro de casa, principalmente em cômodos de permanência, é importante ter o conhecimento sobre alguns itens. Além de pesquisar mais sobre as espécies indoor, é importante saber como escolher o melhor vaso de planta para a sala.

Você pode optar por comprar uma série de itens nesse sentido: desde um vaso autoirrigável até suporte para plantas, nos quais você pode encaixar o vaso de planta para sala com mais estilo. Isso tudo agregará para a decoração do ambiente.

Embora pareça simples, escolher um vaso de planta para sala é uma tarefa que demanda tempo. Afinal, nem sempre é fácil combinar a decoração da casa com o achado de um recipiente perfeito.

Pensando em te ajudar nessa missão, os especialistas da Plantiê separaram algumas dicas para que você aprenda como escolher o melhor vaso de planta para a sala da sua casa. Temos certeza de que, com esse guia, você terá sucesso nessa jornada!

CTA Plantiê

Entenda as especificações da planta que você vai cultivar

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda as especificações da espécie que você vai cultivar no vaso de planta para sala. Entender o tamanho que a planta atingirá na fase adulta e as características de suas raízes é muito importante para que você não desperdice dinheiro.

As espécies adultas precisam de vasos grandes, para que tenham o tamanho certo. A melhor maneira de escolher um vaso para uma planta é saber o quão grande ela ficará dentro dele.

Escolha um vaso que possa abrigar esse tamanho de planta no futuro, junto ao seu fornecedor de confiança. O tipo de raiz que cada planta possui também deve ser considerado na escolha do vaso.

Algumas plantas podem precisar de vasos maiores por essa questão, enquanto outras podem precisar de vasos menores porque não têm raízes grandes. O tamanho do vaso deve ser focado na planta que está sendo cultivada, sempre.

E aqui entre nós, um vaso de planta grande para sala consegue complementar muito bem e dar um ar sofisticado ao ambiente, não é?

Sala com várias plantas. Imagem ilustrativa para texto Vaso de planta para sala.

Vaso de planta para sala: beleza é um requisito importante!

Ao escolher um vaso de planta para sala, você deve se lembrar que a beleza da peça é um requisito importante. Afinal, de nada adianta ter uma planta vistosa em um recipiente que não seja esteticamente agradável.

A natureza é linda e os vasos devem estar à altura, homenageando as plantas. Por isso, invista em peças bonitas com valor funcional e estético. Então, na hora de escolher um vaso de planta para a sua sala, escolha sempre o que tiver mais qualidade.

Nesse sentido, é possível encontrar diversos vasos no mercado atualmente. Eles podem ser feitos de cerâmica, plástico, cimento, pedra, vidro, madeira, polietileno ou metal. Além disso, vale ressaltar que existem os cachepots, que são excelentes aliados para uma decoração requintada.

No entanto, os cachepots são apenas estéticos. Não possuem sistema de drenagem e geralmente são feitos de materiais mais frágeis. Nesse caso, a planta é colocada em um vaso que lhe convém e depois colocada em um cachepot para decorar o ambiente.

Atente-se à drenagem do vaso de planta para sala

A drenagem é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher um vaso para o cultivo de novas plantas. Se o fundo do vaso não tiver furos suficientes, a água não fluirá livremente e as raízes não receberão ar suficiente.

Isso pode levar ao excesso de água e outras complicações com risco de vida, como podridão da raiz, folhas amareladas, fungos ou mofo. Isso certamente prejudicará o crescimento saudável da sua planta.

Além disso, certifique-se de comprar uma bandeja para colocar embaixo do vaso de planta para sala visando coletar qualquer água parada. Certifique-se de esvaziá-lo com frequência! Esse é um dos melhores acessórios que você pode comprar.

Em alguns casos, pode ser importante utilizar substratos que te ajudarão com a questão da drenagem do vaso de planta para sala. Então, pesquise bem antes de comprar o recipiente, tendo sempre em mente a saúde da espécie que você cultiva em casa.

Como escolher a cor perfeita para o recipiente?

A maneira mais fácil de saber as melhores cores para vasos de plantas é apostar nas tonalidades que melhor se adequam ao seu ambiente. Neste caso específico, à sala da sua casa.

Dito isto, para esta pergunta, a resposta tem a ver com a harmonia de cores. Para não errar, escolha vasos em tons próximos à decoração do ambiente, combinando elementos decorativos entre si.

Ou você pode ousar com um vaso contrastante para complementar a cor dominante na sala.

No final das contas, a cor também é uma questão de gosto pessoal, certo? Nesse sentido, aposte na sua intuição e na sua capacidade decorativa. Essa é uma dica de ouro! O vaso de planta para a sala deve seguir a sua personalidade.

Sala de estar com algumas plantas. Imagem ilustrativa para texto Vaso de planta para sala.

Vaso de planta para sala? Conte com a Plantiê!

Somos referência em sustentabilidade em todo o território nacional. Trabalhamos com produtos 100% recicláveis e, também, 100% reciclados. Nesse sentido, contribuímos para que o planeta sofra menos com os hábitos de consumo inerentes aos seres humanos.

Em nossa loja, temos produtos como Vaso Auto Irrigável, Cachepot,  Kit de Vasos, PlantasSuporte para Plantas, Substrato para Plantas, Acessórios e Prateleira para Plantas que, certamente, te ajudarão a criar uma atmosfera natural em casa.

Nossa empresa acredita que o ser humano faz parte de um ecossistema lindo e que o planeta merece todo o respeito que cabe em nós. Vivendo em harmonia com a natureza, entramos em contato com nossas raízes e nos unimos à terra numa vibração mútua.  

É por isso que existimos, porque respeitamos a natureza como deveríamos respeitar a nós mesmos! Na Plantiê, acreditamos que os ciclos das coisas têm começo, meio, e depois um recomeço. Baseado nisso, nossos produtos são 100% recicláveis e sustentáveis!

Além disso, nossos produtos carregam a missão de transmitir amor ao meio ambiente e energias positivas à rotina das pessoas. Eles levam para dentro de espaços urbanos a alegria e a calma que só a natureza consegue transmitir.

Não perca tempo e compre conosco. Aqui, você acertará de primeira!

CTA Plantie

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades