BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

10 tipos de samambaia para você ter em casa

tipos de samambaias

Os tipos de samambaia se diferenciam de acordo com seu formato e condições de cultivo. Mas todos têm uma beleza ideal para a decoração em diversos ambientes. 

Esses vegetais estão entre os mais procurados pelos amantes de plantas. Por exemplo, certamente você já encontrou uma samambaia quando visitou a casa de algum parente ou amigo. Ou decorando algum ambiente externo. 

Mas sabia que existe uma grande variedade desta planta? Apesar de, à primeira vista, no visual elas se parecerem, há distinções.

Quer saber mais sobre os tipos de samambaia que existem? Então continue a leitura deste post. 

Principais tipos de samambaias e o que saber de cada um deles

Primeiramente, é importante explicar que conhecer os tipos de samambaia ajudam a escolher qual o melhor tipo para a decoração em seu lar. A planta é considerada uma das mais antigas do mundo.

Segundo estudos geológicos, ela surgiu e se diversificou no período Devoniano, há 400 milhões de anos. 

Conheça abaixo 10 tipos de samambaia ideais para a sua decoração.

Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata)

Este é o tipo de samambaia mais popular que existe. Apresenta um visual selvagem, com suas folhas finas e pendentes. 

É o tipo ideal para quem quer decorar áreas externas, como varandas ou o quintal da casa. Mas deixe-as protegidas do sol.

Samambaia Avenca (Adiantum capillus-veneris)

A samambaia Avenca tem um formato arredondado, crescendo até 40 centímetros. Fica lindo em decoração de interiores, como a cozinha ou a sala de estar, por exemplo. É uma espécie diferenciada das demais. 

samambaia avenca

Samambaia Renda Francesa (Rumohra adiantiformis)

Resistente, a samambaia Renda Francesa tem caules bem grossos e com a folhagem mais fina. Além disso, ela pode decorar ambientes tanto internos quanto externos e seus ramos são cheios e ficam bem próximos um do outro.

A grande durabilidade desta planta é uma de suas características, porque vivem em média 20 anos. 

Samambaia Amazonas (Polypodium decumanum): dos tipos de samambaia oriundas do Brasil

Esta é uma espécie nativa do Brasil. A samambaia Amazonas cresce de forma acelerada, e suas folhas chegam ao comprimento de 1 metro!

Diferenciada, esta samambaia apresenta grande valor ornamental, sendo muito procurada por quem quer decorar a casa com plantas

Samambaia de Metro (Polypodium persicifolium)

Como o próprio nome sugere, este é o tipo de samambaia de maior tamanho existente. Suas folhas podem chegar até 2 metros de comprimento. Ela também é conhecida como polipódio ou chorona.

De origem brasileira, a planta é muito usada em varandas, salas de estar, cozinhas e garagem.

Samambaia Asplênio (Asplenium nidus)

Este tipo de samambaia é nativa das regiões quentes na Ásia, Austrália e África. Tem o crescimento lento, mas suas folhas podem chegar a 1 metro de comprimento.

Também é conhecida como ninho de passarinho e é ideal para ser cultivada em regiões frias e no inverno. Porque essa planta não tolera temperaturas inferiores a 16ºC.

Chifre-de-Veado (Platycerium bifurcatum): um dos tipos de samambaia que atingem 1 metro

Outro tipo de samambaia que atinge 1 metro é a chifre-de-veado. Isso porque, com origem na Oceania, a plantinha prefere ambientes que tenham muita umidade, sem vento ou forte luz do sol. 

Essa espécie vive sobre outras plantas ou apoiada em troncos de árvores. Suas folhas são finas e arredondadas.

Quem deseja fazer um jardim vertical em casa, pode escolher essa planta sem problemas!

Mini-Samambaia (Nephrolepis exaltata)

Se você tem pouco espaço e por isso acredita que não consegue cultivar samambaia em seu lar, te apresentamos a mini-samambaia. 

Suas folhas crescem até 60 centímetros, em várias direções. Com isso, deixa o ambiente com um visual lindo e delicado.Seu cultivo é simples e pode decorar qualquer cantinho.

Samambaia Jamaica (Phymatosorus scolopendria)

A samambaia Jamaica cresce de forma horizontal. Surgida da Índia, essa planta alcança até 70 centímetros.

Os seus galhos enraízam quando encostam na terra. Isso deixa a planta mais forte em seu processo de desenvolvimento.

Samambaia Azul (Selaginella uncinata)

A samambaia azul é um tipo de samambaia nativa das florestas tropicais da China. É uma planta com propriedades terapêuticas, que combate problemas do fígado.

Ela é bactericida, fungicida e auxilia no tratamento contra o câncer. Também é muito usada no paisagismo e decoração de apartamentos, nos jardins verticais.

tipos de samambaias

Outros tipos de samambaia comuns ao redor do mundo

Além desses 10 tipos de samambaias, existem pelo menos 12 mil tipos dessa planta.  Ou seja, diante desta variedade, fica impossível conseguir citar todas.

Podem ser citadas com a samambaia prata, java, paulistinha, centopeia, entre outras. Em resumo, as samambaias surgiram no nosso planeta na mesma época em que os fungos, líquens e musgos começaram a aparecer.

E justamente por conta dessa antiga existência, é que elas são plantas de fácil adaptação em variados climas.

Cuidados gerais para todos os tipos de samambaias

Os cuidados com esses diversos tipos de samambaia são essenciais para que a planta esteja sempre bem linda e saudável. 

E para isso, é muito importante fazer a adubação orgânica correta, incluindo o substrato para plantas. Ela deve ser feita no período da primavera e outono. 

Neste período está na fase de crescimento ativo. Mas atenção, porque este processo só deve ser feito após seis meses de plantio A samambaia exige muito cálcio. Por isso, o ideal é usar o adubo orgânico.

Outro cuidado especial é que a samambaia gosta de umidade. Então um vaso autoirrigável é uma boa pedida. Porque ele manterá o solo úmido na medida certa para a sua planta.

Além disso, você pode colocar um recipiente com água perto ou borrifar água nas folhas para manter o nível de umidade. E com um kit de vasos você pode cultivar diversas espécies!

Deixe sua samambaia muito mais bonita com os produtos da Plantiê

Certamente, com as dicas que trouxemos a você, os tipos de samambaia que você escolher ficarão viçosas e firmes por mais tempo.

Mas se você quer mesmo potencializar a saúde delas e conhecer produtos exclusivos que irão te ajudar nisso, você precisa conhecer a Plantiê.

Como a planta precisa sempre estar úmida, escolha um vaso autoirrigável com cachepot para plantas que permite que se plante diretamente neles, sem furá-los e são projetados para os mais diversos tipos de vasos.

Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente.

kit de vasos

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades