BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta Suculenta: como cuidar corretamente?

planta suculenta como cuidar (capa)

Você é, assim como nós, apaixonado pela natureza? Se a resposta for “sim”, você certamente possui plantas em casa. Uma preferência bastante comum é pela planta suculenta. Mas você sabe como cuidar da planta suculenta corretamente?

Apesar de ser uma planta bastante “independente”, sem demandar muita manutenção, cuidá-la fará com que ela viva por mais tempo. Além disso, garantirá que a suculenta tenha uma aparência saudável. Isso favorecerá a decoração da sua casa. E você, certamente, ficará mais satisfeito.

Abaixo, nós, especialistas da Plantiê, separamos as dicas mais importantes sobre o tema “Planta Suculenta: como cuidar corretamente?”. Assim, temos certeza de que você aprenderá como fazer isso da melhor forma. Confira!

Como cuidar da planta suculenta: dicas infalíveis para não errar!

Existem, basicamente, cinco dicas infalíveis de como cuidar da planta suculenta. Assim, suas plantinhas sempre estarão bonitas, com aparência saudável e nutridas de forma correta. Os cuidados mencionados são essenciais para a longevidade da espécie. Abaixo, confira-os.

Prefira fazer o plantio em um vaso com furos

Assim como outras espécies, a planta suculenta não pode ter suas raízes afogadas. Por isso, dê preferência para os vasos com furos nos fundos. Assim, depois de regá-la no período adequado, a drenagem será feita de forma mais adequada.

Caso você não goste da aparência dos vasos mais simples, você pode adequá-los em kits cachepot. O recipiente dá um novo visual para a planta, mas a mantém no vaso correto. Com a escolha certa, inclusive, você ainda ganha na decoração dos ambientes residenciais.

suculenta como cuidar

Deixe a planta suculenta em ambiente ensolarado

Diferente de outras espécies, a planta suculenta deve permanecer em ambiente ensolarado. Os raios solares colaboram para a manutenção da saúde da planta. Além disso, com essa exposição direta, você verá a sua suculenta ganhar mais vida.

Dessa forma, fica explícito que você jamais deve colocar sua suculenta em ambientes úmidos. Se quiser cultivar alguma folhagem em seu banheiro, por exemplo, dê preferência para outras categorias de plantas.

Atente-se ao solo e aos substratos

Outra dica sobre como cuidar da planta suculenta é atentar-se ao solo e aos substratos. Como as suculentas ficam expostas aos raios solares, precisam de uma base forte para crescerem de forma saudável.

Por isso, é interessante utilizar areia na mistura do solo e, ainda, adicionar os substratos corretos. Ainda, se perceber que as suculentas estão “caidinhas”, não se esqueça de adubar a terra na qual a raiz está plantada. Isso poderá dar um upgrade na saúde das suas plantas.

Como cuidar da planta suculenta: não se esqueça da poda!

Apesar de não demandar manutenção frequente, sua planta suculenta deve, sim, ser podada. Entretanto, não da forma anual como outras plantas. Neste caso específico, retire apenas as folhas mortas, com a tesoura adequada e limpa.

É uma forma de garantir que a planta cresça de forma saudável. Se você optar, posteriormente, por transferi-la de recipiente, é ideal se livrar da parte seca. Somente desta forma você terá sua plantinha por muitos anos.

Faça novas mudas!

Uma boa forma de manter o cuidado com suas plantas é fazendo novas mudas. Para tanto, basta tirar algumas folhas da “planta mãe” e fincá-las em novos vasos. Como são adaptáveis, tendem a crescer rapidamente.

Por isso, se você ama suculentas, pode espalhá-las por vários cômodos da casa gastando pouco. Lembre-se, entretanto, das dicas anteriores a respeito do recipiente ideal e dos cuidados com o solo e os substratos utilizados.

Quais os tipos mais comuns de plantas suculentas? 

No mercado, com facilidade, você encontra diversos tipos de plantas suculentas. Abaixo, confira os mais famosos:

  • Colar de pérolas: uma das plantas suculentas mais belas, o Colar de Pérolas é a pedida ideal para quem gosta de planta com volume. Seu tamanho pode variar entre 50 centímetros a 1 metro. Na primavera, quando floresce, suas flores têm cheiro de canela;
  • Estrelinha gorda: possui folhas cilíndricas e flores amareladas. Recebe esse nome porque tem formato de estrela. Normalmente, a altura varia de 5 a 20 centímetros, a depender do recipiente onde ela é plantada;
  • Orelha-de-elefante: é uma suculenta de beleza ímpar! A Orelha-de-elefante pode possuir diversas cores, mutáveis conforme a exposição ao Sol. Ela cresce até 60 centímetros e deve ser cultivada, principalmente, em varandas;
  • Planta Fantasma: possui a aparência de uma rosa e ganhou esse nome por conta de um pó que fica em suas folhas, que a deixa com um aspecto acinzentado. Pode crescer de 10 a 20 centímetros de altura;
  • Planta Jade: com flores mais grossas e com um verde mais vívido, a Planta Jade cresce de 40 centímetros a 1,8 metros. Normalmente, no outono, dá flores nas cores branco ou rosa. É ideal para enfeitar prateleiras e estantes da sua casa.

planta suculenta como cuidar

Outros tipos comuns de suculentas: como cultivar

  • Rosa de Pedra: uma das suculentas mais famosas do Brasil, a Rosa de Pedra tem uma aparência que lembra o desabrochar de uma rosa. Ela cresce de 5 a 20 centímetros, e fica muito bonita em mesas de escritório;
  • Dedo de Moça: é um tipo de suculenta pendente, com folhas carnudas e flores pontiagudas. Seu tom é esverdeado, mas discreto. Ela cresce de 60 centímetros a 1,2 metros, a depender do recipiente no qual foi plantada;
  • Rosinha-de-sol: de beleza inconfundível, a suculenta rosinha-de-sol se destaca pela beleza de suas flores, que costumam aparecer na primavera. Cresce até 15 centímetros de altura, e fica muito bem em recipientes pendentes;
  • Zebra: a suculenta zebra cresce de 5 a 20 centímetros e é muito famosa no Brasil. Em seus cabos, possui estrias de tubérculos grandes, que se assemelham às linhas das zebras. Seu solo ideal é bastante granuloso.

Aprendeu como cuidar da planta suculenta? Conheça as soluções da Plantiê que irão te ajudar!

Agora que você aprendeu como cuidar da planta dinheiro-em-penca, você precisa conhecer as soluções que a Plantiê oferece.

Para a sua praticidade, a Plantiê tem uma linha de vasos autoirrigáveis que permitem acesso periódico à água, de acordo com a necessidade da planta.

Assim, você não terá preocupações para cuidar de sua planta, com a garantia de qualidade que só os produtos da Plantiê oferecem.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades