BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Aglaonema: como cuidar em casa ou para presentear

aglaonema como cuidar

As dúvidas sobre como cuidar de uma aglaonema costuma pairar entre as pessoas que querem ter ou irão presentear alguém com este tipo de planta. Isso porque sua folhagem tropical e exuberante conquistam até os jardineiros amadores.

Por trazer maior frescor pro ambiente e conseguir estar presente entre as principais plantas de apartamentos ou casas, a aglaonema é uma alternativa simples e bela de ornamentação.

E a Plantiê preparou um artigo completo com as principais características, curiosidades e cuidados que ela merece. Confira conosco e boa leitura!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

O que é a Aglaonema e quais suas características

A Aglaonema tem outros nomes populares, como Café-de-salão ou Falso-café-de-salão. O nome já indica sua aparência e similaridade de suas folhas com a textura dos pés de café.

Pode-se afirmar que ela é uma planta de porte pequeno, uma vez que sua altura costuma variar entre 20 centímetros e 1 metro e meio.

Há diversos tipos de de aglaonemas, mas as mais possuem folhagem verdes e majestosas, com tonalidades que variam entre o rosa e o vermelho.

Em todas as espécies, há uma característica própria de alta purificação do ar e filtragem eficiente de toxinas e benzenos presentes no ambiente. Ou seja, a importância de saber como cuidar de uma aglaonema afeta diretamente a saúde de quem a possui.

Lugares habituais das aglaonemas

Devido sua resistência e fácil adaptação em diferentes climas e ambientes, a Aglaonema se faz presente em lugares com luz baixa, sombra e que não precisam de frequência de água. Em outras palavras, são as plantas ideais para a decoração interna de residências, escritórios, restaurantes e shoppings.

Porém, mesmo com baixa necessidade de cuidados, a saúde da planta depende de boa ventilação e distância de temperaturas muito baixas ou geadas. Além disso, não é recomendável ambientes muito secos ou com a presença diária de ar condicionado.

aglaonema

Principais tipos de aglaonema e como cuidar

Dentre as diversas variações da aglaonema, algumas são encontradas com maior facilidade devido sua fácil reprodutibilidade. Aliás, é interessante notar que as folhagens padrão que a planta apresenta na natureza possuem menor variação no comércio ou em cultivos residenciais.

Aglaonema com folhas verdes e manchas brancas

Esse tipo de aglaonema é a favorita de quem busca uma pegada mais minimalista e quer decorar ambientes da casa com sofisticação e modernidade. Isso porque elas compõem um cenário interessante sob a mesa de centro ou na sala de estar.

Aglaonema vermelha

Por sua vez, a tonalidade avermelhada da aglaonema torna esse tipo da planta mais descontraída e ideal para deixar o ambiente mais luxuoso. Por isso, a aglaonema vermelha é um item recorrente em decorações natalinas e outras comemorações importantes.

Aglaonema rosa: como cuidar

A tonalidade rosácea deste tipo de aglaonema aponta para a lógica da cor em questão e inspira romantismo e delicadeza. O diferencial aqui é que saber como cuidar da aglaonema rosa irá trazer diferenças na intensidade de suas folhagens.

Isso porque plantas mais novas e com melhor adubagem costumam apresentar uma explosão maior da cor. Por outro lado, ao envelhecer ou com nutrientes em menor escala, o rosa se mostra nas folhas com traços pontuais e mais suaves.

O que considerar para o cultivo da aglaonema

Além das observações feitas anteriormente, não existem grandes dificuldades no cultivo da aglaonema. Isso porque ela exige apenas uma ventilação e luz indireta e pouca água.

Por isso, o uso de um vaso auto irrigável pode ser um aliado importante para as condições que a planta precisa para crescer saudável. Com ele, a planta terá a proporção adequada de rega.

A extração da muda de aglaonema é feita a partir da separação de rizomas subterrâneos, onde se retira a planta do solo e com a ajuda de uma tesoura se separa as raízes menores.

Após isso, basta plantá-las em um outro vaso e cultivá-las na sombra.

aglaonema como cuidar

Como cuidar da Aglaonema para a planta ficar sempre bonita e saudável?

A atenção com a aglaonema não precisa ser frequente. Entretanto, exige que não haja exageros em nenhum dos fatores que podem comprometer a saúde da planta.

Por isso, é preciso considerar os 5 pontos a seguir:

  • Solo úmido não significa solo encharcado: um erro muito comum de pessoas que possuem várias plantas é a rega de forma exagerada. No caso da aglaonema, isso é um perigo. Por isso, regue apenas de 2 a 3 vezes por semana, no máximo;
  • Pulverize água nas folhas: a hidratação das folhas irá garantir que elas fiquem sempre vistosas e brilhantes;
  • Não deixe a planta exposta no sol: o mais recomendado é que haja sombra e luminosidade indireta na planta. Isso porque os raios solares queimam facilmente sua folhagem e a deixa com o aspecto feio;
  • Retire semanalmente as folhas secas: é bastante comum que algumas folhas da aglaonema murchem e sequem com frequência. Neste caso, você precisa podá-las a fim de que novas folhas cresçam no lugar;
  • Condicione a planta em vasos adequados: caso não estejam em jardins, o ideal é um vaso com boa drenagem. Por exemplo, os modelos de cachepot para plantas.

Quer cuidar corretamente da sua aglaonema ou adquirir uma? A Plantiê pode te ajudar

Agora que você aprendeu sobre como cuidar da aglaonema e suas principais características, você precisa conhecer a Plantiê.

Isso porque nós temos produtos exclusivos que irão fazer a diferença nos seus cuidados com qualquer planta. Além disso, temos diversas opções de aglaonemas e outras plantas que deixarão a sua casa muito mais verde e encantadora.

Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades