BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Plantas que não precisam de sol: saiba quais são e como cuidar

gato luz plantas que nao precisam de sol quais sao como cuidar plantie

É ótimo deixar o sol brilhar todos os dias, mas alguns (ou todos) os cômodos da nossa casa podem não ter a luz natural necessária para muitas plantas. Então, onde encontramos o equilíbrio? A solução simples: decore sua casa com plantas que não precisam de sol ou podem prosperar em condições de pouca luz.

Você sabe quais são elas? Então continue a leitura que iremos falar sobre algumas espécies de plantas fáceis de cuidar.

kit de vasos

Quais são as plantas que não precisam de sol?

A falta de luz solar não deve impedi-lo de ter uma vegetação linda e exuberante em sua casa. As plantas que não precisam de sol são perfeitas para iniciantes ou aquelas pessoas que vivem em casas com ambientes que não recebem a luz solar diretamente.

E uma dica infalível: quanto mais escuras forem as folhas, mais luz solar direta a planta precisará. Então, escolha uma planta com uma variedade de folhas mais claras para quartos mais escuros para prevenir.

Portanto, aqui estão as melhores plantas de casa que não precisam de sol.

Planta de ferro fundido

Plantas de ferro fundido, como o nome sugere, é uma planta resistente.

Elas podem prosperar em uma ampla variedade de condições, incluindo ambientes com pouca luz. Na verdade, manter as plantas de ferro fundido sob a luz direta do sol pode queimar suas folhas.

Eles são extremamente lentos para crescer, mas requerem muito pouca manutenção para mantê-los vivos.

Isso as torna a escolha perfeita para proprietários de plantas sem muito tempo ou esquecidos. Suas ricas folhas verdes são perfeitas para adicionar um toque natural de verde a qualquer cômodo da casa, sendo uma das principais plantas que não precisam de sol.

Plantas que não precisam de sol: dracaena

O Dragoeiro, também conhecido como Dracaena Marginata, é uma espécie  muito popular, e por boas razões também. É extremamente durável, vem em muitos tamanhos e variedades diferentes e é uma das plantas que não precisam de sol.

vaso dracaena plantas que nao precisam de sol plantie

Assim, é perfeita para áreas com pouca luz, como escritórios ou cantos de salas de estar.

As variedades maiores, como a mostrada na imagem acima, tendem a ter uma aparência mais de árvore e funcionam bem como decoração de piso, enquanto as variedades menores podem caber facilmente em uma prateleira ou mesa.

Quase impossível de matar e precisando de muito pouca água, a árvore do dragão pode prosperar na maioria das condições de luz, incluindo ambientes de luminosidade média a baixa.

A luz solar direta, entretanto, pode queimar ou danificar as folhas.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge também é conhecida como língua da sogra, devido às suas folhas afiadas e pontiagudas. Ela não só fica bem em qualquer ambiente, mas também é uma das plantas que não precisam de sol.

Suas folhas verdes e brancas visivelmente listradas adicionam um toque de cor a qualquer área da casa, especialmente o quarto.

Esta espécie foi mostrada em vários estudos como este da NASA para absorver dióxido de carbono e liberar oxigênio à noite, perfeita para um quarto mal iluminado.

A boa notícia?

Elas são uma das plantas mais resistentes e podem sobreviver a semanas de abandono. Além disso, podem tolerar uma ampla variedade de condições de luz, embora prefiram baixa luz solar indireta.

Plantas que não precisam de sol: monstera

A Monstera é frequentemente confundida com o filodendro de folha dividida, mas também é uma das plantas que não precisam de sol.

Adicionando um toque vibrante de verde a qualquer casa, essa planta precisa de muito pouca ou nenhuma luz solar e pode prosperar em praticamente qualquer condição de luz.

Além disso, é um purificador de ar natural, removendo formaldeído e outras toxinas do ar.

Suas folhas crescem grandes e largas, tornando-se uma opção viável para amplos espaços abertos.

Aglaonema

As rainhas de prata são uma variante das plantas perenes, e devido às suas folhas verdes salpicadas, naturalmente preferem condições de pouca luz.

aglaonema plantas que nao precisam de sol plantie

Sensível ao frio, esta linda variedade de tamanho médio é perfeita para quem procurar plantas que não precisam de sol, para deixar em ambientes internos.

Conhecida por crescer em qualquer lugar entre 8 polegadas a 4 pés de altura, essas plantas podem ser encontradas na maioria dos escritórios ou residências. Elas são consideradas extremamente resistentes e duráveis, tornando-se uma escolha perfeita para novatos em plantas.

Plantas que não precisam de sol: samambaia-espada

Quer trazer Jurassic Park para o seu espaço interior? A samambaia-espada prefere condições semelhantes a seu habitat natural: o chão da selva.

Como a maioria das samambaias, a samambaia espada prefere um ambiente úmido, com pouca luz e terreno. Portanto, está entre as plantas que não precisam de sol.

Dessa forma, ela é ideal para salas úmidas e banheiros com alta umidade. Suas exuberantes folhas verdes e aparência pré-histórica podem tornar esta planta de interior extremamente popular.

Você também ficará feliz em saber que ela é uma das plantas mais fáceis de cuidar. Elas também adoram solo ácido, por isso precisam de um spray rápido de fertilizante de vez em quando.

Comigo ninguém pode

Outra das plantas que não precisam de sol é a Comigo ninguém pode, uma espécie linda, que costuma ser encontrada adornando tanto a casa quanto o escritório.

Elas são chamadas assim devido à sua natureza venenosa: todas as partes da planta são tóxicas para animais de estimação e crianças, por isso é melhor mantê-los longe desta planta.

Se é venenoso, por que é tão popular? Boa pergunta.

Ela é popular devido às suas impressionantes folhas listradas e é valorizada por sua capacidade de crescer até 5 metros de altura. Além disso, são famosas justamente por serem uma das plantas que não precisam de sol, preferindo algo entre uma luz filtrada alta e baixa.

Plantas que não precisam de sol: lírio da Paz

Ao contrário da crença popular, os lírios da paz não são lírios verdadeiros.

A “pétala” branca que você vê é na verdade uma folha que cresce ao redor do botão amarelo. Eles podem florescer algumas vezes por ano e permanecem muito bonitos em um escritório e ambiente doméstico, pois são uma das plantas que não precisam de sol.

Os lírios da paz prosperam em condições de média a baixa luminosidade e podem sobreviver apenas sob luz fluorescente.

Se você está procurando uma planta de casa para interior que requeira pouca manutenção, esta pode ser a certa para você.

Suculenta Zebra

Nomeado por suas marcantes listras pretas e brancas, o cacto-zebra ou suculenta zebra é uma suculenta que é bastante sensível a baixas temperaturas, precisa de pouca água e floresce lindas flores marrom-esbranquiçadas nos meses de verão.

suculenta cacto zebra plantas que nao precisam de sol plantie

Essa é outra das plantas que não precisam de sol e é fácil de cuidar, adicionando um toque de cor a qualquer área da casa.

Elas ficam especialmente bem em um arranjo em uma prateleira de quarto ou mesa. Geralmente, podem prosperar em condições de pouca luz, mas ocasionalmente podem precisar ser movidos para um ambiente de luz média para evitar o amarelamento das folhas.

Agora que você conhece algumas plantas que não precisam de sol, acompanhe, logo abaixo, algumas dicas de cuidados.

Plantas que não precisam de sol: como cuidar?

Deu para perceber que todas as plantas que não precisam de sol citadas acima irão te ajudar a adicionar um pouco de vida nova e verde à sua casa?

E não tenha medo de experimentar em um local e se não estiver indo bem, mova-o para outro lugar. Eventualmente, você encontrará um lar para elas, onde elas prosperem.

E aqui estão algumas dicas valiosas para o cultivo de plantas não precisam de sol

  • Faça a rega adequada e não regue demais suas plantas;
  • faça a poda regularmente;
  • limpe a poeira de suas folhas;
  • fertilize seu solo;
  • cuidado com as pragas;
  • considere adquirir um vaso autoirrigável para garantir os cuidados.

Plantas que não precisam de sol: a Plantiê pode te ajudar no cultivo!

Talvez sua sala de estar não receba a luz natural que você gostaria ou seu escritório precise de algo verde, mas a coisa mais próxima do sol é uma luz fluorescente piscante.

Isso não significa que você não possa ter uma infinidade de lindas plantas! Como vimos, existem muitas plantas que não precisam de sol e que conferem ar puro ao ambiente.

Se você acha que sua planta pode precisar de ajuda extra, dê uma olhada em nosso site. A Plantiê tem os produtos ideais para reviver uma planta que está morrendo, ou para você que quer começar a cultivá-las em casa. Conheça nossa loja online de plantas e acessórios!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades