BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Plantas pendentes: saiba quais os tipos, os cuidados e dicas de decoração

plantas pendentes

Montar seu próprio espaço com plantas pendentes que combinem com seu estilo pode ser uma atividade gratificante.

Mas quais são as melhores para se ter em casa ou no escritório? Isso pode ser um desafio, já que você deve escolher plantas que terão um bom desempenho, apesar do espaço de cultivo limitado.

Felizmente, existem muitas variedades de plantas anuais e perenes que são uma escolha adequada e, com os cuidados necessários, como a rega adequada ou a utilização de vasos autoirrigáveis, por exemplo, podem fazer a diferença na sua decoração. 

Aqui está nossa lista de algumas das melhores plantas pendentes e o que deve ser feito para que elas cresçam bonitas e saudáveis. 

kit de vasos

Plantas pendentes: tipos e cuidados 

Embora muitas plantas pendentes possam ser cultivadas em vasos suspensos com sucesso, esta lista contém plantas populares por sua facilidade de cuidado e beleza. Vejamos 7 tipos: 

Samambaias

As samambaias são algumas das plantas pendentes que gostam de sombra, uma vez que muitos vasos são pendurados em áreas sombreadas, como debaixo de uma árvore ou varanda, as samambaias são uma opção perfeita e elegante.

Com os cuidados adequados e a duração da estação de crescimento, as suas mudas crescerão e ficarão grandes. Assim, elas começam a se destacar em vasos suspensos. Por isso, não esqueça de escolher um que seja capaz de acolher bem essa planta.

Samambaia de ninho de pássaro (Asplenium nidus)

Essas plantas pendentes são epífitas na natureza, o que significa que podem se agarrar a outras plantas para crescer. O formato de suas folhas depende da quantidade de sol que recebem. Mais exposição ao sol dará a elas uma aparência enrugada e menos sol as aceitará.

Geralmente, menos sol é melhor porque a superexposição os torna amarelos. Uma vez que se originam de florestas tropicais, as samambaias em ninhos de pássaros também amam a umidade. Isso as torna uma ótima opção de planta pendente para manter no banheiro, uma vez que a umidade do ambiente se assemelha muito à da natureza.

LEIA MAIS | Plantas com folhas amareladas: veja porque isso acontece e como evitar 

Jiboias

As Jiboias são plantas pendentes que ostentam um visual elegante graças às suas folhas variegadas de amarelo dourado. Dê a ela uma quantidade moderada de luz para realçar suas cores.

Esta é uma das melhores plantas suspensas para interiores que você pode manter em seu quarto, pois purifica as toxinas transportadas pelo ar, o que ajuda você a respirar mais facilmente e a ter uma noite de sono melhor.

Hera Variegata

Hera inglesa é uma planta pendente comum que você normalmente verá cobrindo paredes de pedra ou tijolo em exteriores de edifícios. Você pode duplicar esse mesmo efeito em sua casa para criar uma bela parede de hera. Para uma aparência mais contida, você pode deixar as folhas em um vaso pendurado.

Estas vistosas plantas suspensas para interiores são as melhores para os locais da sua casa onde os seus convidados podem admirar as suas elegantes vinhas. Além disso, são ideais para quartos com muito espaço, uma vez que são muito longos.

Jade (Peperomia rotundifolia)

As Jades são plantas pendentes verdes menores que apresentam folhas circulares e caules finos. Você pode encontrá-las naturalmente se arrastando em torno de rochas e fendas em seu habitat tropical nativo.

Esta variedade de peperomia tem raízes pequenas, portanto, o excesso de água danifica seu sistema radicular. Regar quando o solo estiver seco ao toque para evitar o afogamento. Esta planta é para você se você quer uma planta de casa suspensa que não deixe trilhas de folhas agitadas em vinhas longas.

LEIA MAIS | Plantas fáceis de cuidar: veja tipos de fácil cultivo 

Planta aranha (Chlorophytum comosum)

Essas plantas pendentes finas cobrem muito espaço horizontal e vertical, então são perfeitas para preencher os grandes espaços vazios em sua casa. As folhas brilhantes e longas da planta lhe valeram muitos apelidos, incluindo a “planta de avião” e a “planta de fita”.

Essas plantas são especialmente boas para qualquer proprietário de animal de estimação, uma vez que não são tóxicas para seus amigos peludos. O melhor de tudo é que são fáceis de cuidar!

Filodendro Brasil

A Filodendro Brasil é uma planta pendente que tem folhas em forma de coração e trepadeiras de crescimento rápido. Suas vinhas longas e viçosas podem ser facilmente podadas e propagadas na água quando ficam muito compridas. 

Com preferência à luz indireta média a brilhante (embora possa tolerar pouca luz), a filodendro pode ser regada a cada uma ou duas semanas.

LEIA MAIS | Vasos autoirrigáveis: Veja como funcionam esses vasos e porque eles evitam que as suas plantas morram 

Como decorar o ambiente com plantas pendentes?

Agora que você tem uma ideia melhor de quais são os principais tipos de plantas pendentes, é hora de pensar sobre todas as diferentes maneiras de exibi-las. 

Um “bangalô” urbano interno é o espaço perfeito para uma coleção densa de plantas, enquanto um apartamento ou casa pequena pode se beneficiar de uma aparência mais simples.Se você deseja aplicar o método DIY, você pode tentar fazer jardim de cordas de uma forma única de exibir seus verdes pela casa.

Além disso, as plantas pendentes podem ser colocadas em diferentes espaços, como banheiro, cozinha, sala de estar e jantar e até mesmo na decoração do quarto, basta apenas observar o tipo de iluminação, já que algumas precisam de sol e outras devem ser cultivadas na sombra.

Plantas pendentes na Plantiê

Não há nada mais cativante em um ambiente do que ver plantas pendentes em cascata, transbordando de cor. Plantar em um vaso suspenso não é tão assustador quanto você pode pensar, na verdade é bem fácil criar uma exibição deslumbrante.

E como vimos, existem diversas plantas pendentes disponíveis para você exibir em sua casa! E na Plantiê você encontra diversos tipos, além de vasos autoirrigáveis para cuidar de todas elas da maneira correta.

A escolha é pessoal, e depende de como você quer ornamentar e quais cuidados você pode oferecer. Mas temos certeza que você vai se apaixonar pelas nossas opções. Então já pode começar planejar todas as diferentes maneiras de exibir suas plantas, de acordo com as dicas que demos logo acima. 

Dê uma olhada agora mesmo em nosso site, escolha suas mais novas plantas pendentes vibrantes para deixar o seu ambiente ainda mais bonito e aconchegante.

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades