BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Aprenda os benefícios e para que serve a planta sálvia

planta sálvia

Descobrir para que serve a planta sálvia é o primeiro passo para quem deseja usufruir de suas propriedades. 

Afinal de contas, estamos falando de uma planta muito versátil, que tem seu consumo de diferentes formas e oferecer vários benefícios. 

Inclusive, vale pontuar que existem diferentes tipos de sálvia. Enquanto a Salvia sclarea é muito usada em fins medicinais, como mostraremos, a Salvia officinalis já serve como tempero. 

Sendo assim, a Plantiê reuniu várias informações que podem ajudar você a compreender como a sálvia pode ser útil e como utilizar cada espécie da melhor forma.

Origem da planta sálvia

Se você quer saber para que serve a planta sálvia, é fundamental entender mais sobre a Sálvia que possui vários benefícios para o seu corpo e bem-estar. 

Dessa forma, essa é uma planta nativa da região do mediterrâneo e, por isso, é bem fácil de ser cultivada em regiões com altas temperaturas. No Brasil, ela pode ser cultivada em todas as regiões. 

Inclusive, é uma planta que você pode manter em casa, utilizando kit de vasos maiores que permitam seu bom desenvolvimento. A dica é optar pelos que possuem em torno de 30 centímetros, com bons substratos para plantas

De qualquer forma, é interessante saber que as propriedades dessa planta tem estudos longínquos. Para se ter ideia, ela tem-se registros de seu uso entre os romanos, gregos e egípcios durante a Antiguidade. 

Inclusive, é uma planta que conta com vitamina A e E, magnésio, ferro e cálcio. Além de ser utilizada em chás, com seus diversos benefícios, há quem aplica a sálvia como tempero em muitos pratos.

Afinal, para que serve a planta sálvia?

Agora chegou o momento de entender para que serve a planta sálvia. Mas antes de tudo, é interessante entender que o uso pode ser de diferentes formas. 

Isso porque, há o uso em óleos essenciais, chás e sucos detox. Logo, você pode estar sempre inovando e se beneficiando com a planta. Confira os benefícios: 

para que serve a planta sálvia (2)

Reduz o estresse

Ao ser utilizada na aromaterapia, a planta sálvia pode contribuir muito com a redução de estresse. Inclusive, já existem estudos que apontam como a inalação do óleo essencial ajudou no relaxamento das mulheres que estavam sendo monitoradas. 

Por isso, o tratamento pode ser um grande aliado para quem busca o bem-estar no dia a dia. Vale lembrar que a aromaterapia é de grande ajuda em tratamentos para acalmar a mente.

Tem ação bactericida

Outro ponto positivo sobre para que serve a planta sálvia é sua ação contra bactérias. Isso porque, por meio de estudos foi possível notar como o óleo essencial diluído consegue agir de forma eficaz contra bactérias. 

Mas vale pontuar também que a planta tem ação antioxidante e até anti inflamatória. Com isso, ela acaba ajudando a aumentar a imunidade, mantendo a pessoa mais resistente a resfriados, inflamações e afins. 

Antidepressivo natural

Como dissemos, o óleo essencial de sálvia pode ser de grande ajuda para aliviar o estresse e ajudar no bem-estar da pessoa. 

Por isso, ele também tem usoo como ativo para tratar a depressão. Por meio de estudos, foi possível notar como a sálvia é capaz de diminuir níveis de cortisol, o hormônio do estresse. 

Sendo assim, foi entendido que a planta tem efeitos similares à medicamentos usados como antidepressivos.

Alivia os sintomas da menopausa

A sálvia também pode ajudar a lidar com a menopausa, uma vez que há elementos na sua composição que replicam os efeitos do estrogênio no organismo. 

Do mesmo modo, existem estudos que apontam o uso do óleo essencial, aplicado nos pés, para aliviar as ondas de calor que são tão comuns nesse período.

Reduz cólicas menstruais

Outro ponto interessante sobre o uso da sálvia é que ela também pode ajudar a tratar as cólicas menstruais. 

De acordo com estudos e experimentos que aconteceram com várias mulheres, aquelas que usaram o óleo da planta no abdômen diariamente, tiveram boas respostas. 

O teste teve aplicação diariamente entre os ciclos menstruais das mulheres, e as que usaram a planta tiveram menos cólicas. 

Chá de sálvia: aprenda como fazê-lo

Depois dessas informações, você já sabe para que serve a planta sálvia. Mas que tal aprender a fazer um bom chá e aproveitar os benefícios mencionados? 

Com suas propriedades antioxidantes, esse chá pode ser uma forma mais natural de tratar cólicas e até mesmo dores na garganta. Ou seja, é uma opção para tratar inflamações, indo além do remédio convencional. 

Então, confira os ingredientes simples que você irá precisar: 

  • Uma xícara de água;
  • Folhas de sálvia em uma colher de sopa

Ao separar esses ingredientes, coloque a água para ferver em uma vasilha e quando começar a ferver, junte as folhas de sálvia. 

Tampe a vasilha e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar e beber ou fazer gargarejos ao longo do dia, depende das suas necessidades. 

para que serve a planta sálvia

Qual a contraindicação?

Mesmo sendo indicada para vários usos, há situações em que não é recomendável o uso da sálvia. 

Por exemplo, pela falta de informações sobre a segurança da planta em relação ao período de gravidez, é ideal evitar seu uso. Assim como durante a amamentação, pois pode afetar a produção do leite.

Já as pessoas que possuem epilepsia só podem utilizar a planta caso haja a recomendação de um médico responsável e que entenda a condição. Logo, pode ser que o uso da planta seja interessante, mas dependerá de cada caso.

Aprendeu para que serve a planta salvia? Confira as soluções da Plantiê para te ajudar a cultivá-la!

Depois de todas essas informações que a Plantiê reuniu, você sabe para que serve a planta sálvia. E claro, sabe como essa planta pode ser útil em diversas situações, até mesmo com uma receita de chá. 

Desse modo, aproveite para conhecer mais sobre a Plantiê e todos os produtos que ela oferece para os cuidados com as plantas. 

A empresa trabalha com suporte para plantas, vasos autoirrigáveis, cachepot, substratos e muito mais.

Assim, fica ainda mais fácil criar belas plantas e manter todos os cuidados em dia. Aproveite e acompanhe o Blog da Plantiê para mais informações e dicas sobre plantas!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades