BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Folhas amareladas: quais são as causas desse problema nas plantas?

folhas amareladas

A mudança no aspecto das plantas normalmente quer dizer que elas estão doentes. As folhas amareladas, por exemplo, surgem quando elas estão com pouca clorofila, fazendo com que não sejam capazes de transformar alimento em energia.

Esse problema pode ser provocado por vários motivos e é fundamental você saber o que fazer nesse momento para que suas plantas não morram.

Sol, água em excesso ou adubo de menos, tudo isso pode ser causas que interferem no desenvolvimento de suas plantas e provocam esse aspecto amarelado nas folhas. Algumas folhas caem mesmo, principalmente em períodos de renovação. Porém, quando isso não é um processo natural, algo está errado. 

Um meio de controlar a quantidade de água utilizada nas plantas é com o uso do vaso autoirrigável, que vai hidratar sua plantinha de acordo com suas necessidades.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba o motivo de elas ficarem com folhas amarelas, quais são as causas e o que fazer para combater esse problema. Boa leitura!

Porque as plantas ficam com as folhas amareladas?

porque as plantas ficam com as folhas amreladas

As plantas ficam com folhas amareladas porque há alguma doença ou desequilíbrio nela. Essa coloração amarela geralmente ocorre quando há uma baixa quantidade de clorofila nas folhas.

Assim, não existe transformação de sua alimentação em energia, o que culmina nesse aspecto que é capaz de matar toda a planta. Então, é preciso dar atenção à saúde da sua plantinha. 

Quais são as causas das folhas amareladas nas plantas?

Não há somente um culpado que deixam as folhas amareladas. Pode ser um ou vários motivos. A seguir, vamos detalhar quem são os principais causadores da cor amarelada nas folhas das plantas.

Luz solar em excesso

É fato que sem a luz solar nenhuma planta vive. Contudo, o excesso dessa radiação ou mesmo a escassez podem provocar a cor amarelada das folhas.

Vegetais que preferem a sombra, por exemplo, quando expostas ao sol intenso começam a se desbotar. Uma folha verde pode ir passando para o amarelo esbranquiçado, como é o caso da orquídea Seidenfadenia Mitrata Alba.

No caso da falta de luz solar em algumas espécies, como cactos e suculentas, pode ocorrer esse amarelamento. Inclusive também pode provocar o estiolamento, em que a planta se estica para encontrar o sol.

Enfim, é importante contar com os raios solares, mas essa exposição deve ser na medida certa de acordo com o tipo do vegetal.

Falta de adubação

A planta com folhas amarelas pode ser sinal de falta de nutrientes necessários no substrato. Nesse caso, é possível notar o surgimento de pragas que atacam as folhas da planta por estarem debilitadas.

Por outro lado, fique atento, pois o excesso de adubo também pode amarelar as folhas. Assim, devemos utilizar doses menores nas adubações sempre considerando as necessidades de cada espécie de vegetal.

Inadequação da rega

O excesso ou falta de água também é um dos motivos que geram as folhas amareladas. Você vai notar que esse problema vai surgir por abundância de água quando o cabo da folha se soltar.

Às vezes, a pontinha da folha que estava ligada à planta apresenta uma cor amarronzada. Nesse caso, você tem que maneirar na água, já que isso está prejudicando sua planta.

Quando as folhas estiverem se enrolando, esse é um clássico sinal de falta de água. Nessa situação, você pode aumentar a rega ou utilizar palhinhas protetoras para cobrir o substrato, o que evita a evaporação rápida da água.

LEIA MAIS | Vasos autoirrigáveis: veja como funcionam e porquê a sua planta precisa deles 

Vaso pequeno

Se o vaso for muito pequeno para sua planta, ela fica sem espaço para se desenvolver. Isso porque a raiz fica sem espaço para se desenvolver.

Mas aqui, a solução é bastante simples: basta tirar e colocar sua queridinha para um vaso maior — preferencialmente um vaso autoirrigável que solucionará também o outro problema de excesso ou falta de água.

Você vai ver que em poucas semanas a planta já estará mais satisfeita. As folhas amareladas não vão perder essa tonalidade, mas as novas que surgirem estarão com aparência normal de uma plantinha saudável.

Ataque de pragas

Você deve observar sua planta para saber se há furinhos nas folhas, além do amarelamento em pontos específicos. Outro aspecto que você deve averiguar é se existe um pequeno agrupamento de bichinhos.

Se isso for confirmado, o motivo das folhas amarelas são pragas, insetos, fungos ou doenças bacterianas e virais.

Solucionar esse problema é bem simples. Retire as partes estragadas da planta, preste atenção à umidade e troque de vaso.

Sua planta precisa de equilíbrio para se manter saudável. Contudo, se esse problema continuar, talvez seja necessário aplicar algum repelente orgânico em toda a extensão da planta.

Envelhecimento da planta

Esse pode ser o último motivo se não for encontrado nenhum dos problemas anteriores. A mudança de coloração pode ser pelo fato de que elas também são seres vivos e, portanto, assim como tudo que tem vida, um dia morre.

Como o vaso autoirrigável pode ajudar nesse processo?

como evitar plantas com folhas amareladas

Os vasos autoirrigáveis são muito funcionais para aquelas pessoas esquecidas ou que não têm muito tempo para cuidarem de suas plantas. Ele trabalha por meio de um sistema de capilaridade.

As plantas precisam de água e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento correto. Esses recipientes contam com um sistema especial que irriga sua planta sempre que for preciso.

Há um reservatório de água que molha a terra por meio de cordões, o que ajuda a manter sua planta sempre saudável.

Muitas pessoas que moram em centros urbanos não dispõem de muito tempo para cuidar de suas plantinhas e isso pode ser um dos motivos de surgirem folhas amarelas.

O vaso autoirrigável vai facilitar bastante aqueles esquecidos que não têm o hábito de molhar diariamente sua planta.

Ou seja, essa é uma excelente opção para você que fica o dia inteiro fora de casa, mas ama se deparar com suas plantinhas quando chega do trabalho.

A Plantiê conta com diversos modelos de vasos autoirrigáveis e você vai encontrar exatamente o que procura em nosso site. Conheça nossos produtos e evite que suas plantas fiquem com folhas amareladas!

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades