BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta peixinho: como cuidar e deixá-la bela e saudável

planta peixinho como cuidar (capa)

Já ouviu falar sobre como cuidar da planta peixinho? Certamente, se você gosta de aprofundar seus conhecimentos sobre a natureza, vai adorar esse conteúdo. Além disso, ela também pode servir como alimento para vegetarianos.

A planta peixinho pode ser considerada uma PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais). Isso porque, com o preparo correto, ela fica com o gosto semelhante ao do peixe. E também seu formato favorece a associação.

Caso você esteja se perguntando como cuidar da Planta Peixinho, fique tranquilo! Nós, os especialistas da Plantiê, elaboramos, abaixo, um guia completo de cuidados necessários para que a planta cresça com saúde, embeleze sua decoração e, ainda, te ensine novos hábitos alimentares. Vamos lá?

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Cuidados essenciais para a planta peixinho

Como você já deve saber, cada planta possui uma série de cuidados específicos. Entretanto, há também os cuidados semelhantes. Neste post, você encontrará os principais cuidados essenciais para a planta peixinho. Todos citados com o objetivo de que a sua planta cresça de forma saudável.

Abaixo elencamos três cuidados essenciais para quem deseja cultivar a planta peixinho. Seja para criá-las junto à decoração da sua casa, ou para cultivá-las com o objetivo de consumi-las.

Portanto, pegue o seu caderno de anotações e comece a pontuar as nossas dicas. Com elas, com certeza você, pai ou mãe de plantas, saberá como cuidar, de forma mais efetiva, da sua planta peixinho de estimação.

planta peixinho como cuidar

Faça o plantio de forma correta

Para que a planta peixinho se desenvolva de forma correta, é importante dar atenção ao plantio. Prefira plantá-la em vasos com furos nos fundos. Prepare o solo com substratos indicados. Garanta que o solo seja capaz de fazer a drenagem correta.

O ideal, ainda, é que você faça o plantio da planta peixinho em um local com bastante sombra. Se expô-la aos raios solares, faça isso com moderação. O sucesso da longevidade da planta mora nesses pequenos detalhes.

Cuidado com a rega!

Regue-a com frequência para manter o solo úmido. O ideal é que essa espécie receba uma quantia suficiente de água, mas que o solo nunca fique empoçado. Então, regue o vaso somente quando notar que o solo está secando. Ele precisa ficar úmido, mas não ensopado, afogando as raízes.

Para facilitar a drenagem da água, use um substrato com alto poder de absorção. É importante cultivar sua planta peixinho em um solo com bom escoamento de água, pois, caso ele empoce, as raízes podem apodrecer. Escolha um solo que não retenha muita água e não prejudique a planta.

Se plantá-la em uma horta, respeite o espaçamento para o crescimento individual da sua planta peixinho

Vai plantar a muda em um espaço dividido com outras hortaliças? Então, respeite o espaçamento mínimo entre as plantas. Somente com o espaço correto para crescimento, você terá plantas saudáveis no seu jardim.

O ideal é que as plantas peixinho fiquem de 0,20 x 0,20m. Em resumo, esta é a medida entre as mudas para que sua planta cresça com segurança. Assim, você terá uma horta completa e produtiva em seu quintal ou, ainda, em seu jardim suspenso!

Como cuidar da planta peixinho: não perca o tempo da colheita!

É impossível falar sobre os cuidados com a planta peixinho sem mencionar a atenção ao tempo de colheita. De forma geral, a colheita de folhas é feita a partir de 60 dias, à medida que elas atingem um tamanho superior a 10 cm.

Especialistas indicam que a produção varia de dois a quatro maços por metro quadrado, por semana. Cada maço contém cerca de 20 folhas ou, aproximadamente, 200 g. Isso é mais do que suficiente para que você introduza essa PANC em sua alimentação e, ainda, embeleze sua horta!

Não deixe a planta peixinho plantada no mesmo lugar por longos períodos!

Mude a planta peixinho de vaso a cada 2 ou 3 anos. Isso porque a planta se desenvolve bem e produz mais flores se for transplantada no período mencionado. Tire-a do vaso atual e coloque-a em um vaso limpo e um pouco maior, cheio de substrato fresco.

Dessa forma, você garante que terá uma cadeia de produção longa. E, ainda, poderá distribuir a planta por diversos cômodos da sua casa, garantindo um visual mais vívido e de destaque para os ambientes residenciais.

planta peixinho

Principais propriedades vitamínicas da planta peixinho

Por ser uma PANC, a planta peixinho possui propriedades vitamínicas interessantes. Afinal, como já mencionamos anteriormente, ela é muito consumida por pessoas que não consomem produtos de origem animal. Portanto, são igualmente nutritivas.

Destacamos, como principais benefícios nutritivos da planta peixinho:

  • Fonte de fibras importantes para o bom funcionamento do organismo;
  • Auxilia na digestão de outros alimentos, sendo excelente para pessoas que possuem problemas estomacais;
  • Possui ação emoliente, o que ajuda pacientes com sintomas gripais e alérgicos, que tendem a sofrer com tosse e espirros;
  • É uma planta rica em minerais, cálcio, ferro e potássio, elementos importantíssimos para manter um ser humano saudável e com o sistema imunológico em dia.

Note a quantidade de benefícios proporcionados por esta PANC. Tão importantes e mais sustentáveis do que, por exemplo, o consumo de produtos de origem animal.

Aprendeu como cuidar da planta peixinho? Conheça as soluções da Plantiê!

A Plantiê é uma loja referência no quesito sustentabilidade. Todos os nossos produtos são 100% reciclados e, ainda, 100% recicláveis. Em nossa loja virtual, você encontra vasos, cachepots, substratos e acessórios para garantir que sua planta peixinho cresça bem!

Além disso, existem vários outros produtos no site que podem facilitar sua vida, como cachepot, suporte para plantas, substratos e mais. 

Então, para saber mais sobre plantas, seus cuidados e conferir mais conteúdos como esse, acompanhe o Blog da Plantiê!

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades