BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Plantar cebolinha de maneira fácil: aprenda!

plantar cebolinha

Plantar cebolinha pode ser considerado um hábito brasileiro enraizado na cultura brasileira. Somos apaixonados por essa plantinha que além de linda é muito saborosa. 

Mas não se engane, mesmo que tenhamos muito amor em plantar cebolinha e ingeri-la, essa é uma planta europeia que foi trazida ainda nos tempos coloniais para cá. Uma mistura de cultura que deu super certo. 

E por mais que a gente ame as folhas da cebolinha, é possível ingerir essa planta por completo, do seu bulbo às suas flores. Plantar cebolinha pode te trazer surpresas incríveis para a sua alimentação, além de trazer muito mais naturalidade para ela. 

Por isso, separamos as melhores dicas, que além de te ensinar, vai te motivar a plantar cebolinha. 

CTA Plantiê

O que saber antes de plantar cebolinha?

Quem não sonha em ter uma horta em casa, não é mesmo? Ter leguminosas e vegetais por perto sem o aditivo de conservantes e agrotóxicos é ter uma vida mais saudável, e plantar cebolinha pode ser o primeiro passo para isso. 

A cebolinha é uma planta de fácil cultivo e adaptação. Ela pode ser plantada em temperaturas variadas, valendo de 1 grau, até 24 graus. 

Você pode plantar cebolinha a partir de sementes, ou do mais comum, a partir do seu bulbo enraizado na água. 

As cebolinhas também podem ser ornamentais, já que a sua produtividade é alta, elas deixam vasos e cachepots um charme. O ideal é que elas estejam sempre suspensas, como nos suportes de vasos disponíveis na Plantiê.

Saiba que para plantar cebolinha é preciso ter um tempinho extra para regá-la todos os dias. Essa é uma planta que ama água e precisa sempre de um solo bem encharcado. 

plantar cebolinha (2)

Quais os benefícios de plantar cebolinha?

Plantar cebolinha faz bem para a saúde! A cebolinha tem propriedades como a Vitamina K que regula hormônios importantes que ajudam na memória, atenção e melhoram o humor, além do potássio que faz um bem enorme para o coração. 

Sabe aquela sopinha de vó cheia de cebolinha? Ela ajuda a sua imunidade, por isso plantar cebolinha e consumi-la depois em sopas nutritivas deixa você mais resistente aos resfriados que vêm com as mudanças de clima. 

Na hora de montar a sua hortinha não se esqueça que plantar cebolinha vai deixar a sua casa mais charmosa, perfumada e seu corpo saudável. 

Como plantar cebolinha?

E para quem vai se juntar à paixão nacional de plantar cebolinha, separamos as melhores dicas, desde como escolher a sua muda ideal, até como manter a sua planta saudável. 

Assim como as folhagens e flores ornamentais, a cebolinha também precisa de alguns cuidados para se manter saudável. 

Escolher o tipo de cebolinha

Por mais que só conheçamos um tipo tradicional de cebolinha, ela faz parte de uma família de plantas que possui alguns tipos. 

Na hora de plantar cebolinha, especialmente se você for comprar sementes, se atente para o tipo. A mais comum, que todos amam, que tem suas folhas redondas e atinge até 30 cm de altura tem como nome científico Allium Schoenoprasum, e é também conhecida como cebolinha francesa. 

Saber qual o solo ideal  

Para plantar cebolinha corretamente é preciso preparar a terra com substrato ou adubo. 

Prepare a terra com bastante adubo, deixe-a sempre molhada para receber tanto a sua semente, quanto a sua muda de cebolinha. Durante a vida da planta também é preciso cuidar para que a terra se mantenha sempre adubada. 

Faça também a filtragem da terra utilizando cascalho ou argila expandida como base, antes de plantar a cebolinha na terra. 

Optar por semente ou muda

Plantar cebolinha a partir da sua muda é muito simples e não custa quase nada. Por outro lado, as sementes permitem maior volume de planta. 

Para plantar cebolinha a partir de uma muda você precisará deixar o bulbo em contato com a água por aproximadamente 3 dias. Assim ele criará raízes que se fixarão na terra. 

Já as sementes podem ser plantadas sem que você faça nada previamente, apenas cuidado da terra e do adubo que utilizará. 

Como plantar cebolinha em vaso?

As cebolinhas enchem os vasos e deixam qualquer ambiente muito mais bonito com as suas folhas pontudas. 

Para uma horta decorativa em ambiente interno, invista em kits de vasos, assim você terá uma quantidade maior de cebolinhas em peças decorativas incríveis. 

E para plantar cebolinha em vaso você precisará da dica anterior: terra, substrato ou adubo e argila expandida. Coloque a argila primeiro, fazendo uma espécie de filtragem, em seguida a terra com substrato. 

Para plantar cebolinha, tanto em semente quanto em muda, não é necessário fazer grandes buracos, elas precisam de espaços de 5 cm em média para enraizar. Apenas o bulbo deve ficar embaixo da terra, e não a folha.

cebolinha (capa)

Quais os cuidados com a cebolinha?

Manter é tão fácil quanto plantar, quando o assunto é cebolinha. Essa é uma planta que se adapta muito bem aos mais variados climas e por isso é ideal para ambientes internos e para as amadas hortas suspensas de apartamentos. 

Se atente para as dicas a seguir e confira como mantê-la por muito mais tempo. 

Luminosidade

Na hora de plantar cebolinha escolha um local com bastante incidência de luz solar. Ela gosta de sol direto e não sofre quando fica exposta muitas horas. 

Em ambientes fechados deve-se plantar cebolinha sempre próxima às janelas e entradas de luz mais fortes por mais tempo. 

Use os cachepots da Plantiê para deixar sua cebolinha suspensa bem pertinho da janela e ela renderá mais do que você espera. 

Rega

O que pode ser considerado mais difícil na hora de plantar cebolinha é a rega, já que ela precisa de uma frequência diária para se manter saudável. 

Você pode utilizar o vaso autoirrigável para ter mais conforto nos dias corridos. Com ele a planta terá a quantidade suficiente para o dia, sem excessos, e você não precisará se preocupar. 

Colheita

A colheita da cebolinha é a sua poda, por isso, muito cuidado na hora do corte. Sempre que for retirar, mantenha o bulbo intacto para que ela cresça novamente. 

Evite deixar a cebolinha atingir 30 cm de altura, que é o seu máximo, pois assim você estimulará o seu crescimento. Você pode plantar cebolinha apenas uma vez se mantiver a poda e o adubo em dia. 

Pragas

A cebolinha, assim como as outras hortaliças, precisa de cuidados especiais com remédios que previnem pragas. Elas chamam muitos bichos que se alimentam desse tipo de planta. 

Para plantá-las e mantê-la longe de doenças, invista em venenos especiais para essas plantas e coloque regularmente na terra. 

Plantar cebolinha com vaso auto irrigável da Plantiê!  

Agora que você já sabe como plantar cebolinha, chegou a hora de conhecer a Plantiê.

Isso porque nós temos produtos exclusivos que vão fazer toda diferença nos seus cuidados com qualquer planta.

Por exemplo, os vasos autoirrigáveis que oferecem o melhor custo-benefício do mercado, são sustentáveis e permitem até 25 dias de autonomia para regar a planta.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

kit de vasos

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades