BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta Costela de Adão: como cuidar e cultivar de modo correto

planta costela de adão como cuidar

De aparência inconfundível, a planta Costela de Adão é belíssima. Entretanto, muita gente não sabe como cuidar dela. Assim, com a ação do tempo, ela tende a ficar fraca e com uma aparência mais amarelada. E ninguém que ama plantas espera um tom diferente do verde nas folhagens, certo?

Isso pode ocorrer porque essa planta demanda cuidados específicos. Você deve se atentar à exposição solar, constância das regas, abastecimento de substratos e muito mais. Então, com a manutenção correta, a Costela de Adão tende a crescer com saúde e a embelezar a sua decoração.

Pensando em ajudar pais e mães de plantas nessa missão, a equipe de especialistas da Plantiê preparou o post “Costela de Adão: como cuidar?”, para que você esclareça todas as suas dúvidas acerca do tema. Vamos começar?

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Quais são as características da planta Costela de Adão?

As principais características da planta Costela de Adão estão em seus detalhes. Por conta deles, trata-se de uma planta de aparência inconfundível. Além disso, isso vale para aquelas pessoas que não estão totalmente habituadas com as várias espécies de plantas. Ao olhá-la, você faz a identificação!

Podemos destacar, entre essas características:

  • Os caules da Costela de Adão tendem a ser mais grossos;
  • Suas folhas são largas e possuem perfurações, que dão sentido ao nome atribuído à planta;
  • É uma espécie que pode atingir 20 metros de altura;
  • Pode ser considerada, ainda, uma planta trepadeira. Ao deixá-la perto de um muro ou de uma parede, suas folhagens podem tomar conta da área.

Outra característica marcante da planta Costela de Adão é sua toxicidade. Suas folhas e seiva são venenosas e podem causar quadros patológicos em pessoas e animais de estimação. Então, se você tiver um pet ou criança pequena em casa, é importante ficar de olho!

costela de adão como cuidar

Cuidando da planta Costela de Adão: o que fazer com seus frutos?

Apesar de parecer controverso, já que as folhas e a seiva da Costela de Adão são tóxicas, seus frutos são ricos em vitamina C, essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Então, eles podem ser aproveitados!

Estudos indicam que a vitamina ajuda a manter o ser humano saudável. Isso porque, seus benefícios se estendem ao coração, ao metabolismo e, também, à prevenção de doenças degenerativas que podem acometer a nossa saúde.

Se estiver se perguntando sobre o que fazer com eles, nós te ajudamos: aguarde o amadurecimento da fruta! Caso você não queira se arriscar mordendo-a, farmácias de manipulação usam o fruto de forma homeopata para a fabricação de medicamentos.

Principais cuidados com a planta Costela de Adão

Nativa das florestas tropicais americanas, a planta Costela de Adão, como indicamos anteriormente, precisa de cuidados especiais. Com eles, é possível que ela cresça de forma saudável. Abaixo, confira quais cuidados são esses e a melhor forma de fazê-los.

Como cuidar da planta Costela de Adão: rega

Assim como acontece com outros tipos de plantas, a Costela de Adão possui particularidades sobre sua rega. Neste caso, o ideal é que a planta receba carga de água somente para ficar úmida. Após umedecer o solo, espere secar.

Em regiões mais áridas, o ideal é que você regue a planta duas vezes na semana. Entretanto, durante períodos de temperaturas normais, você pode pode fazer isso somente uma vez a cada sete dias. Dessa forma, você não afoga as raízes.

Drenagem do solo é essencial

Como você pôde perceber, as raízes da Costela de Adão não podem ser afogadas. Para isso, além do controle da rega, você deve se certificar de que o solo do plantio é bem drenado. O ideal é que você utilize cascalhos ou bolas de argila para acelerar o fluxo da água.

Na Plantiê, vendemos substratos que podem ser utilizados para melhorar a drenagem. Além disso, no plantio, dê preferência aos vasos, e não aos cachepots. Os vasos facilitam a saída da água, enquanto os cachepots podem formar um reservatório para o líquido.

Nebulize a Costela de Adão

Durante períodos de seca ou intensos raios solares, é importante que você nebulize a Costela de Adão. Isso, normalmente, deve ocorrer entre a primavera e o verão. Isso deve ocorrer porque as folhagens podem sofrer com a seca.

Para fazer essa nebulização, você pode utilizar um borrifador. Algumas vezes por dia, borrife água nas folhas da planta. Isso garantirá que ela cresça com uma aparência saudável e aquele verde que dá gosto de ver!

planta costela de adão como cuidar (capa)

Dê preferência à iluminação indireta

Uma boa ideia sobre como cuidar da planta Costela de Adão é dando preferência à iluminação indireta. O ideal é que ela receba raios solares por curtos períodos de tempo. Pode ser interessante deixá-la, por exemplo, perto da porta da sua casa. Assim, ela será beneficiada com a iluminação e com a sombra.

Se quiser deixar sua planta na varanda, certifique-se de que ela não receberá raios solares durante a maior parte do tempo. Essa exposição exagerada pode fazer com que a planta perca a coloração esverdeada e, ainda, pode adoecer as folhas.

Não se esqueça de fazer a poda correta!

Outra etapa importante sobre como cuidar da planta Costela de Adão é fazendo a poda corretamente. Com o passar dos dias e o aparecimento das folhas mortas e secas, você pode ir cortando alguns galhos, principalmente para que novos possam crescer.

A poda anual, por sua vez, deve ser feita no início da primavera. Faça o corte do galho em sua base, com equipamento limpo e afiado. Deixe o seu lado criativo falar mais alto e, então, pode a Costela de Adão como preferir.

Aprendeu como cuidar da planta costela de Adão? Conheça a Plantiê!

Assim como criamos o post “Planta Costela de Adão: como cuidar?”, a equipe de especialistas da Plantiê criou vários outros conteúdos com orientações sobre como cuidar das plantas da sua casa. Não deixe de conferir!

Além disso, se estiver precisando de recipientes, substratos ou outros acessórios, visite nossa loja virtual. Lá você encontra os melhores e mais modernos modelos de vaso autoirrigável que irá dar autonomia à qualquer planta.

Nossos produtos são 100% reciclados e 100% recicláveis, e recebem o selo eco friendly.

Para outros conteúdos, continue lendo os artigos do Blog da Plantiê.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades