BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como cuidar da planta pata de elefante: 5 dicas essenciais

Imagem de uma planta e suas folhas. Ilustrativa para texto Como cuidar da planta pata de elefante.

Saber como cuidar da planta pata de elefante é essencial para quem deseja ver essa espécie crescer com saúde e beleza.

Denominada, cientificamente, como Beaucarnea Recurvata, foi popularizada como pata de elefante por conta de seu tronco largo na base.

Frequentemente, é cultivada por pessoas que querem criar um exuberante jardim embaixo da escada, diretamente no solo ou em um vaso autoirrigável grande.

Porém, também pode ser mantida por aqueles que pretendem cultivá-la em um grande quintal.

Para cada plantio, existe um tipo de cuidado. Pensando em te ajudar nessa missão, a equipe de especialistas da Plantiê separou 5 dicas essenciais sobre como cuidar da planta pata de elefante. Assim, suas chances de sucesso aumentam significativamente. Vamos lá?

CTA Plantiê

Como cuidar da planta pata de elefante: características da espécie

A planta pata de elefante, como já mencionamos, recebe esse nome popular por causa de uma característica marcante. Seu tronco é largo na base e se assemelha às patas dos elefantes, inclusive nas rachaduras

Comumente encontrada em regiões de temperaturas elevadas, a pata de elefante é muito semelhante às palmeiras. Isso se deve às suas folhas, que surgem no alto da árvore.

Mas ela é considerada um arbusto, que pode chegar a 5 metros de altura em sua fase adulta

Outra característica interessante da planta pata de elefante é a sua resistência. Por ser nativa de lugares com chuvas escassas, não demanda manutenções constantes.

Assim, dispensa preocupações, por exemplo, o que fazer com as plantas quando viajar.

5 dicas essenciais no cuidado da espécie

Conforme mencionamos anteriormente, existem alguns cuidados essenciais que farão com que a planta pata de elefante cresça de forma saudável. Esses cuidados são essenciais para que ela se desenvolva com beleza, força e vitalidade. 

Prestar atenção em cada uma dessas dicas e, então, aplicá-las, ditará como a sua planta pata de elefante vai se desenvolver até a sua fase adulta. E, também, posteriormente, como esta se manterá. Vamos começar?

Como cuidar da planta pata de elefante, imagem da planta em fundo branco.

Como cuidar da planta pata de elefante corretamente

Conforme mencionamos anteriormente, a planta pata de elefante é de grande porte. Afinal, crescer até 5 metros não é para qualquer espécie.

Sendo uma das características o tronco largo, parece até óbvio dizer que ela precisa ser plantada em vasos grandes.

Caso faça o plantio diretamente no solo, tenha certeza de que a planta terá espaço para crescer. Nesse sentido, garanta, pelo menos, 2 metros de terra para cada lado. Isso será saudável para a pata de elefante e, também, para as outras espécies que você cultiva.

Abaixo, especialistas da Plantiê separaram dicas essenciais para te ensinar a como cuidar da planta pata de elefante em um vaso grande.

Elas são divididas, basicamente, nas categorias: escolha do vaso, preparo do solo, iluminação, frequência de regas e poda

1. Escolha o vaso correto

Inicialmente, é importante procurar o vaso grande correto. Dê preferência aos recipientes que possuem, no mínimo, o dobro do tamanho da muda. Essa é uma forma de assegurar de que as raízes terão espaço suficiente para se desenvolverem.

Além disso, um vaso grande assegura que todo o corpo da planta pata de elefante poderá crescer corretamente. Tal escolha vai colaborar, e muito, para que o tronco e as folhas sejam saudáveis, graças ao espaço disponível para desenvolvimento.

Se possível, opte por um vaso autoirrigável também. Esse tipo de tecnologia vai te ajudar com a manutenção da planta que, por si só, já demanda pouco esforço. Você poderá encontrar vasos autoirrigáveis, com facilidade, na loja online da Plantiê.

2. Prepare o solo de forma correta

Outra dica essencial para quem está começando a aprender como cuidar da planta pata de elefante tem relação com o preparo do solo. Isso é válido para o plantio direto no solo e, também, para o vaso. O ideal é separar partes iguais de terra e composto orgânico.

Caso você pense em deixar a sua pata de elefante na área externa, é interessante adicionar uma camada de argila expandida no fundo do vaso. Pode ser importante, também, criar uma camada de areia, que ajudará na absorção da água.

Como resultado, você terá um solo mais preparado para receber a muda da planta pata de elefante. Por fim, se preferir, adicione substratos à terra. Isso vai garantir que a planta tenha mais nutrientes que trabalharão para o seu crescimento.

3. Como cuidar da planta pata de elefante: dose, com cuidado, a iluminação diária

Mencionamos, anteriormente, que a planta pata de elefante é nativa de regiões com altas temperaturas. Nesse sentido, é uma espécie que gosta muito do Sol. Porém, você deve dosar, com cuidado, a exposição à iluminação diária.

Garanta que a pata de elefante receba iluminação por, pelo menos, 4 horas por dia. Após esse período, deixe-a à meia sombra.

Se você fizer o plantio em vaso, pode arrastá-lo pela varanda. Caso plante no solo, prefira espaços com iluminação temporária.

Essa é a melhor forma de assegurar que a sua planta pata de elefante cresça de maneira saudável. Dessa forma, você terá uma planta vistosa, com uma cor admirável, em todas as épocas do ano.

4. Preste atenção às regas 

A planta pata de elefante, como já dissemos, não demanda manutenções diárias. Porém, deve receber atenção. Principalmente no que diz respeito às regas periódicas. Nesse sentido, um vaso autoirrigável se mostra uma excelente alternativa. 

Porém, se você gosta de exercer a função completa de pai ou mãe de planta, existem períodos que devem ser obedecidos. Afinal, você não vai querer que sua raiz apodreça por afogamento, não é mesmo?

O ideal, então, é verificar o solo. Se ele estiver úmido, não há necessidade de fazer uma nova rega. Se ele estiver seco, dose bem a quantidade de água para não afogar a planta pata de elefante.

Detalhes de folha da planta. Imagem ilustrativa para texto Como cuidar da planta pata de elefante.

5. Como cuidar da planta pata de elefante: faça a poda da forma correta!

Se você já está acostumado a cultivar espécies em sua casa, já deve saber que a poda é muito importante para o bom desenvolvimento da planta. Portanto, a regra sobre como cuidar da planta pata de elefante não seria diferente.

Mas fique tranquilo: fazer esse processo não é difícil. O recomendável é que você retire folhas secas e brotos. Apenas isso! Seguindo esse processo, dificilmente você terá problemas para ver a planta crescer corretamente.

Porém, atenção: para retirar as folhas secas e os brotos, é necessário utilizar o equipamento correto.

Tesouras apropriadas poderão te ajudar durante esse procedimento, que deve ser repetido sempre que você observar brotinhos e ressecamento das folhas.

Agora que você já sabe como cuidar da planta pata de elefante, conte com a Plantiê!

Depois de aprender as técnicas essenciais sobre como cuidar da planta pata de elefante, conte com a Plantiê para ter acesso à vasos, substratos e demais acessórios que te ajudarão nessa missão.

Nossa loja trabalha com produtos 100% reciclados e 100% recicláveis. São mais de 55 toneladas de resíduos reaproveitados para que as suas plantas cresçam com saúde e, também, de forma apropriada.

Não perca tempo e conheça a nossa loja virtual. Nela, você encontrará produtos incríveis que te ajudarão no processo de cultivo e manutenção das espécies que você mantém em casa.

CTA Plantie

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades