BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Jardim embaixo da escada: saiba como fazer o ideal

jardim embaixo da escada (capa)

As plantas tomam cada vez mais espaço na decoração. Não importa o tamanho da sua casa, existem soluções, como criar um jardim embaixo da escada, ou uma horta vertical que se adapta em todas as situações. 

O jardim embaixo da escada dá vida a um espaço que antes ficava escondido, trazendo muito mais aconchego e estilo para a decoração. 

E cuidar de plantas que se adaptam em jardim embaixo da escada é muito mais fácil. Já que é necessário escolher as que gostam de pouca luminosidade e baixa quantidade de água. 

E para te ajudar a montar o jardim embaixo da escada perfeito para a sua casa, separamos as melhores dicas aqui mesmo. 

kit de vasos

Como aproveitar o espaço para jardim embaixo da escada?

Antes de começar a escolher as plantas para o jardim embaixo da escada, você precisa tomar alguns cuidados e adaptar esse espaço. 

A dica é calcular a dimensão, até as variações de altura, para escolher plantas que se encaixem perfeitamente. Também é preciso selar esse chão com uma manta ou tinta que garanta a impermeabilidade. 

Mesmo que as plantas escolhidas para o jardim embaixo da escada peçam poucas águas, elas geram umidade, e para prevenir moços e outros contratempos, deixar o ambiente impermeável é obrigatório. 

Além das plantas em vasos no chão, escolha suportes para deixar a parede do seu jardim embaixo da escada muito mais charmosa e equilibrada.

jardim embaixo da escada (2)

Quais plantas você deve ter?

Um jardim embaixo da escada precisa de plantas especiais que não precisam de contato direto do sol e que pedem um solo não tão encharcado, como é o caso das Espadas de São Jorge, Peperômias e Costela de Adão.

As plantas que têm as folhas mais escuras demandam pouca incidência de luz direta. Procure por famílias das plantas acima para deixá-lo repleto de verde. 

As Jibóias e Heras também ficam incríveis em qualquer jardim. Como são plantas pendentes, invista em cachepots para ornar com o seu espaço. 

Como fazer um jardim embaixo da escada?

Depois das dicas de planta, agora é hora de montar o seu jardim embaixo da escada. O passo a passo é simples e requer poucas mudanças. 

Separamos aqui tudo que você precisa para montar seu jardim embaixo da escada, com o estilo que mais tiver a ver com a decoração da sua casa. Confira. 

Estude o ambiente

Mesmo que o jardim embaixo da escada tenha pouca luminosidade, em algum espaço ele vai ter alguma incidência de luz.

Mapeie toda luz que entrar para colocar as plantas que precisam de um pouco mais de luminosidade onde ela acontecer mais. 

Essa é uma dica importante para a manutenção do seu jardim. Não esqueça de marcar a altura, para deixar plantas que crescem mais nos lugares onde é possível expansão, já que o jardim conta com um teto irregular. 

Demarque o espaço no jardim embaixo da escada

Depois de mapear a incidência de luz e a altura do espaço que contará com o seu jardim, é hora de demarcar. 

Utilize todas as ferramentas que tiver, desde lápis até mantas que utilizará para a funcionalidade do jardim embaixo da escada. 

Deixe tudo bem registrado para chegar com as plantas. Utilize os kits de vasos da Plantiê para deixar bem registrado onde as plantas mais altas ficarão. 

Escolha entre jardim seco e molhado

É possível ter tanto um jardim embaixo da escada seco, quanto molhado. Em ambos os casos é preciso criar um ambiente impermeável. Afinal de contas, o mofo não prejudica apenas a estrutura e o acabamento da sua casa, ele pode acabar com as suas plantas. 

Os jardins molhados podem conter plantas que vivem diretamente em contato com água. Para isso, é preciso cuidar da troca da água semanalmente. 

Para o jardim embaixo da escada seco, a necessidade de manutenção é menor, ainda mais se a escolha das plantas for feita a partir da pouca necessidade de água. 

Tenha cautela na instalação

Cuidado na hora de montar o seu jardim embaixo da escada. Opte por vasos que já definam o tamanho que você quer para a sua planta. 

As plantas expandem de acordo com o tamanho proporcionado para as raízes. Por isso, na hora de instalar o seu jardim embaixo da escada, já determine o tamanho que você deseja que elas fiquem. 

Prefira manter as plantas em vasos separados, para que uma não agrida nem consuma os nutrientes da outra. Também varie de tipo de planta por espaço para que o ambiente seja sempre oxigenado. 

Escolha as plantas

Para o jardim embaixo da escada, você pode optar por plantas muito conhecidas, como é o caso da batata doce. 

A batata doce pode virar uma planta suspensa linda. Para isso, escolha uma batata doce saudável, espete uma de suas extremidades e deixe em contato com a água por um período de tempo médio de 7 dias. 

Assim que ela começar a brotar a raiz ela também dará folhas lindas. 

Para o jardim embaixo da escada seco, escolha entre as plantas que listamos e suas familiares. Outras que se dão super bem nesses ambientes são a Palmeirinha, Zamioculcas e a Lança de São Jorge. 

jardim embaixo

Considere o espaço suspenso

O jardim embaixo da escada fica muito mais charmoso com as paredes repletas de pendentes. 

Aqui na Plantiê você encontra tanto os suportes quanto os cachepots mais incríveis para essa decoração. 

As plantas suspensas criam toda uma atmosfera natural que deixa qualquer espaço mais bonito e elegante. Elas também são um recurso para aqueles espaços vazados que muitas vezes ficam vazios. 

Avalie a possibilidade de itens de decoração

Misture o seu estilo de decoração com o seu jardim. Comece elegendo uma paleta de cores para os vasos e cachepots suspensos. 

Intercale objetos de decoração como quadros e esculturas com as suas plantas. Aqui a dica é manter a proporcionalidade entre os vasos e os objetos. As cores das plantas vão se fundir com o estilo de decoração escolhido.

Use vasos autoirrigáveis da Plantiê no seu jardim embaixo da escada!  

Agora que você entendeu como criar um jardim embaixo da escada, é preciso conhecer a Plantiê.

Isso porque nós temos produtos exclusivos que vão fazer toda diferença nos seus cuidados com qualquer planta.

Por exemplo, os vasos autoirrigáveis que oferecem o melhor custo-benefício do mercado, são sustentáveis e permitem até 25 dias de autonomia para regar a planta.

 E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades