BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Calathea orbifolia: Como cuidar e o que saber sobre a planta

calathea orbifolia como cuidar

Aprender sobre a calathea orbifolia e como cuidar desta planta deixa a decoração de interiores ainda mais bonita! Por sua beleza, a espécie conquista cada vez mais pessoas. 

As folhas grandes e redondas costumam se diferenciar por sua imponência e estilo. Por isso, ela é conhecida popularmente como maranta melancia

A planta tem origem na América do Sul e está entre as preferidas de quem ama plantas e jardinagem. 

Mas saiba que cuidar de uma calathea orbifolia pode ser desafiador. Por isso, seguir instruções de cultivo ajudam a manter a saúde e a beleza dessa espécie

Pensando nisso, a Plantiê preparou este artigo completíssimo que irá te ajudar neste cuidado. Confira conosco e boa leitura!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Principais curiosidades sobre a Calathea orbifolia

Antes de entender como cuidar da Calathea orbifolia, é interessante apresentar algumas curiosidades sobre ela. A primeira diz sobre sua origem. 

Você sabia que essa planta surgiu no estado do Amazonas? Devido ao clima úmido da região, ela se desenvolveu naturalmente. 

De modo geral, ela é uma planta de pequeno porte. Porém, em ambiente adequado e com cuidados, pode chegar até 3 metros de altura.

E um grande benefício que esta planta tem é que ela pode purificar o ar do ambiente. Ou seja, ela realiza um processo semelhante às árvores e consegue filtrar a poluição. Incrível, não é mesmo?

Em outras palavras, além de embelezar a sua casa, a Calathea orbifolia também é capaz de cuidar de sua saúde e ajudar a prevenir alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios. 

O que caracteriza a Calathea orbifolia?

As folhas grandes, verdes e com listras, que lembram uma casca de melancia, é a característica marcante da Calathea orbifolia. 

Estas folhas têm diversos formatos. Entre os mais comuns estão a forma aveludada, verde-escura e com padrões geométricos ou não. Por sua vez, a parte inferior apresenta a cor marrom.

A planta tem flores que surgem na primavera-verão, contudo, não é habitual o uso delas para ornamentação ou decoração.

Essa espécie é adequada para áreas de sombra que apresentem alguma umidade. Por isso, podem preencher espaços vazios sob plantas mais altas na residência.

calathea orbifolia

Calathea orbifolia: como cuidar e cultivar em casa

Agora que você conhece melhor a Calathea orbifolia, que tal aprender a cuidar e cultivar essa planta na sua casa?

Primeiramente, considere que a espécie precisa de cuidados específicos para crescer e se manter saudável em ambientes caseiros.

Você pode colocar a plantinha em qualquer cômodo de sua casa, seja decorando de forma isolada ou em grupos com outras espécies. Todos agrupados em um belo kit de vasos.

Aproveite o poder de purificação de ar da Calathea orbifolia e decore cômodos onde você passa mais tempo, como a cozinha e o quarto.

Confira abaixo algumas dicas que te ajudarão a cuidar deste tipo de planta.

Temperatura: como cuidar da Calathea orbifolia

Para um desenvolvimento saudável,  a Calathea orbifolia deve permanecer na temperatura de 15 a 24 °C.

Essa é a temperatura ideal para não danificar suas folhas e raízes. Mas como sua origem é em região de clima quente e úmido, a espécie consegue suportar até 30°C.

Preparando o solo

Não é possível responder como cuidar da Calathea orbifolia sem considerar que ela é uma planta de florestas. Ou seja, o solo em que ela ficará deve ser similar ao de seu habitat natural para que ela cresça saudável.

Além disso, é necessário garantir níveis controlados de umidade, que possam escorrer os possíveis excessos de água. Em situações em que o procedimento se torna complexo, a dica é optar por um vaso auto irrigável, uma vez que estas plantas precisam de um ambiente mais controlado. 

Substratos e adubos ideais para a Calathea orbifolia

O substrato para plantas e o adubo são importantes elementos. Isso porque, quando bem drenados, irá auxiliar na respiração das raízes e retenção de nutrientes.

Para a Calathea orbifolia o ideal é que seja usado adubos orgânicos, por serem mais completos e com nutrientes que a espécie precisa.  Por exemplo, a vermiculita e a casa de pinus.

Outra dica eficiente é usar cascas de orquídeas ou de coco para ajudar na drenagem da água, aliadas à areia.

Outra dica eficiente é usar cascas de orquídeas ou de coco para ajudar na drenagem
da água, aliadas à areia.
calathea orbifolia como cuidar

Quando podar

A poda da Calathea orbifolia é simples e não precisa de constância para acontecer. Isso porque tudo o que você vai precisar fazer é remover as folhas. Entretanto, essa remoção se faz necessária apenas para as que estiverem amareladas ou com danos aparentes. 

Quando cortar as folhas, faça próximo do caule principal. Após isso, não se esqueça de esterilizar as ferramentas. O uso de canela em pó na área cortada irá permitir que não se crie pragas e auxiliar na cicatrização do corte.

Como cuidar e propagar a Calathea orbifolia

Mesmo que seja uma planta bastante apreciada, a propagação da Calathea orbifolia é difícil. Por isso, a dica aqui é apostar em várias mudas para que uma delas vingue.

Mas se você pretende fazer, utilize uma divisão do rizoma. Ou seja, pense em uma extensão do caule que, após o plantio, gere nova muda. 

Doenças e pragas

A Calathea orbifolia costuma ser atingida por pragas e insetos devido ao seu excesso de umidade. Por isso, fique atento caso apareça fungos e manchas nas folhagens.

E principalmente, verifique com frequência o solo, uma vez que ele apodrece facilmente a planta em caso de excesso de umidade.

Já as folhas, com o seu grande tamanho,  atraem insetos. Por exemplo, a aranha vermelha, pulgões, tripes e mosca-branca. 

Como fazer e cuidar das mudas da Calathea orbifolia

Anteriormente explicamos que a melhor forma de criar mudas da Calathea orbifolia é por meio do corte do rizoma. Faça isso no fim da primavera ou início do verão e quando retirar a planta do solo, retorne com a planta-mãe ao seu local.

Para o rizoma, plante-o em solo e local similar à planta de onde ele se originou.

A Plantiê tem o vaso ideal para você manter a Calathea orbifolia sempre úmida

A escolha de um vaso para a calathea orbifolia é um passo fundamental para uma vida mais saudável à planta. Como essa planta precisa estar com o solo úmido, os vasos auto irrigáveis são a solução perfeita. 

A Plantiê trabalha com uma linha completa de vasos auto irrigáveis, feitos com material de qualidade, que evitam que o solo seque muito rápido. 

Assim, absorvem o excesso de água e mantêm a condição ideal para a planta. Acesse o site e conheça o nosso catálogo!

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

kit de vasos

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades