BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como plantar semente de girassol: saiba o passo a passo

como plantar semente de girassol (capa)

Perguntando como plantar sementes de girassol? Se você tem dúvida, saiba que cultivar essa planta em casa não é uma tarefa difícil. Além disso, vale muito a pena ter a oportunidade de embelezar o ambiente com a sua tonalidade tão viva. 

Geralmente, as flores de girassóis trazem cores quentes para o quintal de julho a outubro. Mas apesar de ter um curto período de vida, com um bom suporte para plantas, elas irão iluminar e trazer vida para qualquer espaço.

Contudo, não há muitos segredos do seu plantio e cultivo. Ainda assim, preparamos esse guia exclusivo, com todos os detalhes que você precisa sobre como plantar girassóis, além de conselhos para garantir que essas flores ​​prosperem na sua casa. Acompanhe!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

O que saber antes de plantar girassol?  

Antes de saber como plantar semente de girassol, vamos te contar algumas curiosidades sobre essa planta cheia de vivacidade. Elas acompanham a trajetória do sol durante o dia, e são populares por serem chamativas, deixando qualquer ambiente mais alegre.  

Ela possui tipos diferentes, mas todos eles são nativos da América. A resposta para quando plantar sementes de girassol depende do seu tipo. A helianthus anual, possui sementes grandes e são as mais comuns. 

De toda forma, uma vez que você conheça sobre como cultivá-la, tudo o que resta é acertar o tempo e essas belezas iluminarão algum cômodo da casa ou do seu jardim.

Qual o melhor lugar para plantar girassol?

Para plantar girassol e cultivá-los em casa, você pode fazer o plantio em dois lugares diferentes: em vasos ou diretamente no solo. Para que você entenda melhor, vamos te mostrar como funciona em cada situação. Veja:

como plantar semente de girassol

Vasos

O girassol pode ser cultivado em vasos bem drenados em um terraço ensolarado ou peitoril da janela. Quanto a quando plantar girassóis em vasos, você pode começar cedo. 

Semeie-os nos recipientes em que eles vão crescer. Escolha um kit de vasos bem drenado que seja grande o suficiente para conter o girassol quando ele atingir seu tamanho máximo (geralmente cerca de 60 cm). 

Coloque os vasos no sol, regue regularmente, especialmente em clima quente e seco, e espere ansiosamente por suas alegres flores amarelas desabrochando no verão.

Solo

Os girassóis também podem ser semeados diretamente no solo bem drenado em pleno sol. Eles têm melhor desempenho quando a temperatura do solo aquece de forma confiável, já que os girassóis não gostam de frio.

Um bom substrato para plantas pode ajudar bastante nesse caso, já que o ideal é que o solo seja rico em matéria orgânica. Vale destacar que eles podem ser plantadas em fileiras ou até em canteiros individuais. 

Sendo assim, avalie o que funciona melhor na sua casa. Caso o seu quintal não tenha tanto espaço, o ideal mesmo é plantar em vasos. De toda forma, essa planta vai trazer mais cor e beleza, onde quer que ela esteja. 

Como plantar semente de girassol?

Agora que você já sabe quais os melhores lugares para fazer o plantio, está na hora de você aprender como plantar semente de girassol. Mas fique tranquilo porque o processo é simples, como você vai ver nesse passo a passo que iremos mostrar agora. Confira: 

Escolher o tipo de girassol  

Como falamos logo no início, há diferentes tipos de girassóis. Mas as principais variedades são o girassol anão e o alto. Contudo, é importante conhecer suas características na hora de cultivar a planta.

  • Girassol alto: é o mais comum e pode ser encontrado nas grandes plantações dessa espécie. Pode atingir até 180 cm de altura, e é recomendado para espaço com boa quantidade de terra, como quintais e jardins;
  • Girassol anão: Ele pode chegar de 45 a 60m de altura. Devido a esse fato, é indicado para espaços internos, e que sejam plantados em vasos. 

Preparar o solo    

Por se tratar de uma planta mais delicada, é importante se atentar à preparação do solo, seja no vaso ou no quintal. Contudo, o tipo de preparo está relacionado ao local onde será plantado.

  • No vaso: o ideal é que eles tenham 20 cm de altura, e coloque pedras ou cascalhos no fundo, para ajudar na drenagem. Depois de forrado, venha com a terra que tenha um bom substrato para plantas;
  • No jardim: escolha um bom local, que receba a luz do sol. Areje o solo mexendo na terra para e aplique um bom adubo. 

como plantar semente de girassol (2)

Colocar as sementes  

Com o tipo de planta escolhido e com a terra pronta, agora é a hora de saber como plantar semente de girassol. Para isso, faça exatamente como no passo a passo abaixo:

  • Cave 5 cm de terra;
  • Adicione a semente e venha com a terra por cima, já com adubo e areada;
  • No caso de plantar mais de uma semente, deixe uma distância de 15 cm entre elas.

Dar atenção às regas

Fique atento às regas, já que deve ser feita com frequência. Isso porque a umidade é importante para fazer a semente brotar. Por isso, mantenha o solo úmido. Porém, ele não pode ficar encharcado. O recomendado é a cada dois dias.

Assim que ela começar a brotar e começar a crescer, esse período pode ficar mais espaçado. Nesse sentido, ela pode ser regada a cada 2 semanas. 

Ficar de olho na iluminação

Não se esqueça da iluminação porque ela é essencial para um girassol. Como o próprio nome propõe, essa planta ama o sol. Sendo assim, ela precisa da sua iluminação direta por, pelo menos, quatro horas a cada dia.

Caso o plantio tenha sido em um vaso, lembre-se de colocar o recipiente em um local que receba essa iluminação natural. Mas tiver sido em um ambiente externo, você vai poder ficar mais tranquilo. 

Quais os cuidados com o girassol?

Viu como plantar semente de girassol é uma tarefa simples? Porém, é preciso ter alguns cuidados com plantas para que ela cresça além de linda, saudável. Nesse sentido, há algumas características dessa espécie que demandam algumas recomendações.

  • Época de plantio: o tempo certo está relacionado a cada região no país. No Sudeste e Sul o ideal é entre setembro e março. No Nordeste e Norte, não há um momento exato, já que não há tanta variação de temperatura;
  • Poda: assim que ela florescer e ganhar vida, espere o seu ciclo de floração e corte quando ela murchar;
  • Replantio: assim que ela murchar, colha as sementes que ficam no centro da flor. Basta passar os dedos no miolo dela que as sementes cairão. Depois disso, siga o passo a passo que ensinamos logo acima para que nasçam novos girassóis. 

Plante seu girassol em um vaso auto irrigável da Plantiê!  

Agora que você já entendeu como plantar semente de girassol, chegou o momento de conhecer a Plantiê.

Isso porque nós temos produtos diferenciados que vão fazer toda diferença nos seus cuidados com qualquer planta.

Por exemplo, os vasos autoirrigáveis que oferecem o melhor custo-benefício do mercado, são sustentáveis e permitem até 25 dias de autonomia para regar a planta.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

kit de vasos

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades