BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Aprenda as melhores dicas de como cuidar da planta azaléia

como cuidar da planta azaléia (capa)

Entender como cuidar da planta da planta azaléia é o primeiro passo para quem quer usufruir de toda beleza que ela pode trazer para um ambiente. Principalmente, com sua variedade de cores e tamanhos. 

Como ela é uma planta muito cultivada no Brasil, é normal vê-la compondo diversos jardins, seja diretamente no solo ou em bonitos vasos. 

E o melhor, com os cuidados certos ela pode até mesmo florescer durante todo o ano. E seu cultivo costuma ser muito simples. 

Assim, a Plantiê trouxe várias informações úteis para ajudar você a cuidar da sua azaléia e manter sua planta sempre bonita e florida. Confira! 

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Quais são as principais características da planta azaléia?

Antes de descobrir como cuidar da planta azaléia, que tal conferir mais sobre as características dessa planta? 

Essas plantas podem ter diferentes tamanhos, uma vez que há aquelas menores cultivadas em vasos, até os grandes arbustos em jardins. Assim, existe uma média de crescimento que pode ficar entre 60 a 120 centímetros de altura. 

Ao mesmo tempo, essa planta possui grande variedade quando o assunto é a sua flor. Isso porque, existem flores que são simples e outras que podem ser dobradas. 

Quanto às cores, a beleza da azaléia surpreende ainda mais, uma vez que existem flores rosas, brancas, mescladas, vermelhas, amarelas e alaranjadas. Por isso, elas são capazes de formar lindos arranjos florais. 

Vale pontuar que essa é uma espécie originária da região asiática, mas que também pode aparecer muito na América do Norte e Europa. Graças a sua boa capacidade de adaptação, ela também se desenvolve muito bem no Brasil.

planta azaléia

Saiba como cuidar da planta azaléia em diferentes ambientes

Se você quer saber como cuidar da planta azaléia, tenha em mente que esses cuidados podem variar entre um ambiente interno e externo. Por isso, reunimos informações mais específicas a seguir. 

De qualquer forma, saiba que elas gostam de luz direto, por pelo menos 4 horas, estando abrigadas de chuvas e fortes ventos. Inclusive, a terra deve ter um pH mais ácido, com boa drenagem. 

Saiba mais a seguir! 

Como cuidar da planta azaléia em ambientes externos

Em ambientes externos, é interessante oferecer um local de meia sombra para que seu solo não fique ressecado. É indicado manter a planta sempre hidratada em períodos de seca. 

Além disso, a poda pode ajudar a manter a planta mais forte, logo, vale a pena retirar os galhos em excesso. Inclusive, a poda anual é um detalhe que pode ajudar no desenvolvimento de mais flores.  

Como cuidar da planta azaléia em ambientes internos

Já em um ambiente interno, tente manter a azaléia em um local bem iluminado e que seja úmido. Para auxiliar nessa questão, você pode colocar pedrinhas molhadas em um vaso embaixo da planta. 

Mas sempre mantenha as mudas em vasos que possuem boa drenagem, para que o solo não fique encharcado. Isso poderá até causar doenças na planta. 

Ao notar que as flores estão murchando, é hora de começar a adubar a terra e a poda anual pode ser feita logo após a floração, retirando os galhos em excesso. 

Qual local plantar a azaléia?

Para saber como cuidar da planta azaléia, não podemos nos esquecer de escolher um bom local para plantio. 

Como explicamos, ela gosta da luz direta do sol, por pelo menos 4 horas. Além disso, é preciso evitar o excesso de ventos ou chuvas que podem ser prejudiciais para a planta. 

Sendo assim, em casos de jardins, busque por ambientes mais ou menos protegidos que possam oferecer uma experiência agradável para a planta. Em casa, é só posicionar a planta em locais mais úmidos e que recebam boa luminosidade.

Cuidados com o solo da azaléia

Outro ponto de como cuidar da planta azaléia é buscar por um solo adequado para a planta. Nesse caso, ele deve ter um pH mais ácido, e uma mistura de composto orgânico, areia e terra argilosa. 

Desse modo, o kit de vasos devem ter uma boa drenagem, como explicamos, para que o solo não fique úmido demais. Inclusive, lascas de pinheiro ou bolinhas de argila podem evitar que o solo seque rapidamente, algo que pode ser útil. 

Como funciona a rega da azaléia

Para a rega é ideal fazer pela manhã, molhando o solo e as folhas. Assim, a planta poderá secar ao longo do dia, sem o risco de desenvolver fungos. 

Sendo assim, saiba que ela não necessita de tantas regas, mas você deve manter o solo úmido. Portanto, em épocas mais quentes, pode ser necessário ter mais frequência e em vasos, você pode regar um pouquinho a cada dia. 

Planta azaléia: como é a sua fertilização?

O bom da azaléia é que você pode adubá-la várias vezes ao longo do ano com substratos para plantas. Assim, aposte no adubo orgânico, mas se preferir, também é possível utilizar ou fertilizantes. 

No momento de adubar, distribua o adubo próximo aos pés da planta e ajude ele a entrar no solo. Em seguida, faça uma rega e cubra o local com folhas secas. 

como cuidar da planta azaléia

Cuidados com a temperatura para azaléia

A azaléia gosta de climas mais amenos, com temperaturas em torno de 12ºC a 25ºC. Por isso, sempre procure mantê-la em ambientes que sejam arejados e possam prover algum tipo de sombra. 

Essa preocupação deve ser ainda maior em época de muito calor. Por outro lado, se você mora em uma região fria, tente colocar a planta em um ambiente fechado e que tenha luz solar. 

Cuide da sua azaléia com a ajuda da Plantiê! 

Viu só como cuidar da planta azaléia não é tão difícil? Com as dicas certas você pode manter sua planta mais saudável e florida. 

E claro, para facilitar ainda mais sua vida é só contar com a ajuda da Plantiê que trabalha com vasos autoirrigáveis sustentáveis e com ótimo custo-benefício.

Além disso, existem vários outros produtos no site que podem facilitar sua vida, como cachepot, suporte para plantas, substratos e mais. 

Então, para saber mais sobre plantas, seus cuidados e conferir mais conteúdos como esse, acompanhe o Blog da Plantiê!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades