BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Conheça as plantas nativas do Brasil e toda a diversidade que elas possuem

Ipê amarelo, uma das plantas nativas do brasil.

Você já parou para pensar na quantidade de plantas nativas do Brasil que temos à nossa disposição? Devido à ampla diversidade em nosso país, podemos encontrar espécies de origem nacional para todos os gostos e estilos.

E o melhor de tudo, várias delas podem ser cultivadas em sua própria casa!

Pensando nisso, neste conteúdo você vai conhecer algumas plantas que talvez nem imaginava que fossem do Brasil e ainda ver dicas de quais delas podem decorar o seu lar.

Boa leitura!

CTA Plantie

Alamanda (Allamanda cathartica)

A Alamanda é uma das plantas nativas do Brasil muito utilizadas no paisagismo pelo país. Trata-se de uma trepadeira com flores amarelas vistosas presentes durante a maior parte do ano. Suas folhas verdes e brilhantes também compõem seu belo visual. 

Contudo, não se deixe enganar por essa beleza natural, pois a Alamanda é uma planta levemente tóxica. Assim, é recomendado que ela fique longe do alcance de crianças e filhotes de animais domésticos.

Ela gosta de sol pleno e demanda regas regulares. Além disso, apresenta crescimento moderado, mas, por ser consideravelmente pesada, deve ser afastada de cercas mais frágeis.

Begônia (Begonia coccinea)

A Begônia, por sua vez, marca presença em vários jardins brasileiros. Ela chama muita atenção com suas pétalas de flores em formato de coração e tons rosados. Suas folhas, no entanto, apresentam forma de asa em um tom verde levemente avermelhado.

Ainda, as flores da Begônia-asa-de-anjo, como também é conhecida, surgem em cachos em todas as épocas do ano. Já seu caule é ereto e com poucas ramificações.

Então, essa espécie se dá bem com sol pleno ou meia-sombra. Deve-se utilizar uma terra rica em matéria orgânica e regar regularmente. Ainda, é importante ressaltar que essa é uma das plantas nativas brasileiras que não suporta temperaturas muito baixas.

Foto de uma begônia laranja, uma das plantas nativas do brasil.

Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é uma das plantas nativas do Brasil

Ao pesquisar sobre plantas nativas brasileiras, nos deparamos com espécies muito fascinantes. É o caso da Flor-de-maio, um cacto que floresce em pleno outono. Esse é um dos motivos do seu nome popular Cacto-da-Páscoa. 

Assim, suas flores são delicadas, grandes, chamativas e ganham diversas cores, como branco, rosa, laranja e vermelho. 

Ainda, um fato interessante sobre a Flor-de-maio é a formação de seu caule em diversas partes. Com isso, é possível destacá-los e plantá-los para dar origem a novas plantas.

Para cultivá-la, deve-se utilizar terra vegetal misturada com substrato. A quantidade de luz necessária é a meia-sombra e, embora seja um cacto, é preciso regá-la periodicamente.

Ipê-amarelo (Tabebuia ochracea)

Aqui, partimos para alguns exemplos de árvores nativas brasileiras. Com certeza, mesmo em centros urbanos, uma das que chama mais atenção é o Ipê-amarelo.

Isso acontece por dois motivos principais: primeiro, as belas flores amarelo ouro que preenchem os seus galhos e, segundo, que esse fenômeno acontece pontualmente durante o ano.

Ainda, como curiosidade, seu nome científico vem da língua tupi-guarani e significa “pau madeira que flutua”. Essa referência “flutuante” acontece por sua madeira ser altamente resistente à água. 

O Ipê-amarelo floresce no fim do inverno brasileiro, entre a segunda quinzena de agosto até o mês de setembro.

Jacarandá (Machaerium villosum)

Outro exemplo clássico de uma árvore nativa brasileira é o Jacarandá. Ela é uma das espécies classificadas como “madeira de lei”. Portanto, isso quer dizer que sua madeira é de alta qualidade e extremamente resistente ao ataque de insetos e à umidade.

Algumas plantas como essa chegam a até 30 metros de altura! Impressionante, não é mesmo? Ainda, elas apresentam copa alongada e ampla, com floração entre os meses de outubro e dezembro.

Então, devido às suas características, o ideal é plantar essas árvores em praças e parques, quando falamos de áreas urbanas.

Quais plantas nativas do Brasil são possíveis cultivar em casa?

Quando pensamos em decorar nossas casas ou apartamentos com plantas, é comum procurarmos por várias espécies estrangeiras. Realmente, elas são muito bonitas e muitas delas “entram na moda” da decoração.

Contudo, como em vários outros aspectos naturais, nosso país oferece uma riqueza única. Por isso, contamos com diversos tipos de plantas nativas brasileiras e algumas delas podem ser cultivadas em sua própria casa.

Confira algumas opções!

Imbé (Philodendron)

O Imbé é a opção ideal para quem mora em um local com meia-sombra ou sombra abundante. Assim, a incidência de sol por grande parte do dia deixa suas folhas com aspecto amarelado.

Além disso, o ideal é regá-la duas vezes por semana e ela se adapta melhor a climas úmidos. Se precisar reproduzi-la, o processo não é dos mais complicados. 

Primavera (Bougainvillea spectabilis)

A Bougainvillea spectabilis, conhecida como Primavera, se destaca pelo florescimento abundante. Suas flores, são bem pequenas e amareladas, comumente confundidas com suas brácteas rosas.

Ainda, essa é uma das plantas nativas brasileiras oriundas do sul do país. Por isso, é bem resistente a baixas temperaturas e geadas eventuais. Uma de suas características é a possibilidade de conduzi-la por arbustos e cercas-vivas.

Planta primavera amarela, uma das plantas nativas do brasil.

Monstera adansonii (Monstera adansonii)

A Monstera adansonii é uma planta ideal para compor o estilo urban jungle em sua casa. Forte tendência nos dias de hoje, o estilo urban jungle propõe a adição de elementos que remetem à natureza à decoração dos lares nos grandes centros urbanos.

Portanto, por ser uma planta fácil de cuidar e com uma aparência muito interessante (suas folhas com furos a apelidaram de imbé-furado ou queijo-suiço) ela funciona muito bem como elemento decorativo.

Para facilitar ainda mais o seu cultivo, a Monstera adansonii pode ser plantada em um vaso autoirrigável que economizará muito o seu tempo.

Quer acompanhar mais sobre plantas? Continue no blog da Plantiê

Então, quando pesquisamos por plantas nativas do Brasil, descobrimos uma variedade extensa de opções. Além das citadas neste post, há muito mais. Por isso, devemos reconhecer a grande riqueza natural do nosso país e preservá-la ao máximo.

Assim, você terá a possibilidade de enfeitar a sua casa ou apartamento com as mais belas espécies naturais do Brasil. Ainda, se você mora em cidades grandes com pouco acesso à natureza, essa é uma oportunidade de tornar os seus ambientes mais vivos.

Gostou de saber mais sobre as plantas nativas brasileiras? Acompanhe mais conteúdos como este no Blog da Plantiê

Na Plantiê, você encontra várias opções de acessórios, cachepot, vasos e itens para cuidar das suas plantas com mais facilidade. Conte conosco!

CTA Plantie

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades