BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta fantasma: como cuidar para que ela dure muitos anos?

Você já ouviu falar sobre a planta fantasma e como cuidar dela? Ela é uma espécie de suculenta que recebe esse nome por conta de sua aparência, uma vez que as suas folhas são um tanto quanto acinzentadas

Mas para tudo há uma explicação: essa aparência esbranquiçada advém de um pó fosco, natural da espécie. Dessa forma, as pequenas folhagens ficam mais brancas do que o normal.

Mas não se preocupe: elas não são assustadoras, como o nome poderia sugerir.

Para te ajudar a aprender a como cuidar da planta fantasma para que ela viva por muitos anos, especialistas da Plantiê prepararam um tutorial de cuidados básicos. Dessa forma, você manterá a sua planta viva e bastante saudável!

CTA Plantie

Planta fantasma: como cuidar de maneira correta?

A planta fantasma é incrível para os pais e mães de plantas iniciantes. Isso porque, além de agregarem um bom valor às decorações internas da casa, não demandam manutenções extremas ou diárias.

Dessa forma, até mesmo aquelas pessoas que mal conseguem parar em casa podem cultivar a planta fantasma sem medo de que as folhas morram com rapidez, seja por falta de água ou, ainda, por falta de iluminação solar.

Abaixo, vamos te mostrar algumas dicas sobre como cuidar da planta fantasma da melhor forma possível. Assim, você saberá tudo aquilo que precisa fazer a respeito do cultivo dessa espécie de suculenta. Vamos lá?

Como cuidar da planta fantasma: fique atento aos raios solares

Idealmente, a planta fantasma deve ser plantada ao ar livre, em pleno Sol. Então, se você estiver cultivando dentro de casa, você deve colocá-la perto de uma porta ou janela de vidro que receba, pelo menos, quatro horas de luz solar por dia. 

Vale lembrar, também, que as cores das plantas fantasmas mudam de acordo com a luminosidade.

Em pleno sol, adquire tonalidades que variam entre o rosa e o amarelo. Quando colocadas em sombra parcial, podem ficar mais próximas do roxo e do azul.

Imagem focada em uma planta fantasma como cuidar.

Prepare o solo

Antes de plantar sua planta, é necessário que você faça boa drenagem de água para evitar o apodrecimento da raiz.

Para que a planta fantasma se desenvolva melhor, é ideal entender como cuidar dela, incluindo solo rico em matéria orgânica e também utilizando misturas prontas para suculentas.

Caso o solo seja mais pobre, torna-se importante que, a cada três meses, sejam utilizados fertilizantes orgânicos na terra. Assim, você poderá garantir que a planta fantasma cresça forte e bem saudável

Como cuidar da sua planta fantasma: saiba escolher o vaso!

Para fazer o plantio correto da sua planta fantasma, escolha um recipiente de plástico, argila, cerâmica ou cimento e faça uma camada de drenagem. 

Para isso, coloque argila expandida ou brita e um tapete de madeira. Na próxima etapa, adicione uma camada de substrato rico em matéria orgânica e bem drenado.

Em vasos desse tipo, você conseguirá, com facilidade, cuidar bem da sua planta fantasma, para que ela tenha espaço para se desenvolver corretamente.

Alimente a terra com substratos

Como explicamos anteriormente, uma prática boa sobre como cuidar da planta fantasma é alimentando a terra com substratos. 

A adubação deve ser feita a cada três meses, com a ajuda de fertilizantes orgânicos, como húmus de minhoca ou bokashi, por exemplo. Assim, você estará ajudando a sua planta a se desenvolver de forma saudável. 

Como fazer mudas dessa planta?

Como outras suculentas, as mudas da planta fantasma podem ser feitas por meio de suas folhas, caules ou sementes. A propagação é mais rápida por estacas, que são realizadas a partir de um ramo da planta.

Essa é a melhor forma de garantir que a sua plantinha se propague em outros vasos de planta, sempre de forma saudável e, também, com a beleza que se espera dessa suculenta em específico.

Várias mudas de planta. Imagem ilustrativa para texto planta fantasma como cuidar.

Aprendeu como cuidar da planta fantasma? Conheça as soluções da Plantiê!

Por fim, se você já aprendeu como cuidar da planta fantasma, é hora de começar a cultivá-las em sua casa ou, então, em seu apartamento. Para tanto, conte com a Plantiê

A Plantiê é uma loja referência no quesito sustentabilidade. Todos os nossos produtos são 100% reciclados e, ainda, 100% recicláveis.

Em nossa loja virtual, você encontra vasos, cachepots, substratos e acessórios para garantir que sua plantinha cresça bem!

Ganhamos vida em 2017 e nos fundamentamos, antes de mais nada, no consumo consciente e na utilização de fontes renováveis para criação de soluções em forma de um produto com personalidade e atitude para o seu ambiente favorito: seu lar! 

Nossa empresa acredita que o ser humano faz parte de um ecossistema lindo e que o planeta merece todo o respeito que cabe em nós.

Vivendo em harmonia com a natureza, entramos em contato com nossas raízes e nos unimos à terra numa vibração mútua. 

É por isso que existimos, porque respeitamos a natureza como deveríamos respeitar a nós mesmos! Na Plantiê, acreditamos que os ciclos das coisas têm começo, meio, e depois um recomeço. 

Nossos produtos carregam a missão de transmitir amor ao meio ambiente e energias positivas à rotina das pessoas. Eles levam para dentro de espaços urbanos a alegria e a calma que só a natureza consegue transmitir.

Além disso, existem vários outros produtos no site que podem facilitar sua vida, como cachepot, suporte para plantas, substratos e mais. Basta navegar pela nossa loja virtual. Você certamente encontrará tudo aquilo que precisa.

Então, para saber mais sobre plantas, seus cuidados e conferir mais conteúdos como esse, acompanhe o Blog da Plantiê. Temos inúmeros posts interessantes sobre cuidados com plantas, recipientes para armazená-las e muito mais!

CTA Plantiê

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades