BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Plantas medicinais e seu lar

plantas medicinais

Benefícios das plantas medicinais. Por Vanessa Tibola da Rocha

As plantas medicinais fazem parte da medicina natural e são utilizadas pela alopatia, homeopatia, aromaterapia e a fitoterapia. Inicialmente, as civilizações apresentavam o uso das plantas de modo empírico. Foi no século XVIII que a classificação das espécies começou a ganhar notoriedade e, no século XIX, os processos químicos contribuíram com a extração dos princípios ativos das plantas.

O uso das plantas medicinais é transmitido de geração em geração, sendo este o foco de estudo da etnobotânica. Todos nós já ouvimos nossas mães, tias, avós falando: – Toma um chá de …. que, passa! O consumo das plantas medicinais ‘‘frescas’’ é o modo mais comum de uso. Ou seja, o famoso ‘‘colher direto do pé’’. Por isso, é importante que você possa cultivar seus chás, temperos e ervas. Isso representa um excelente caminho de conexão entre você, suas plantas, seu lar e seu próprio bem-estar.

Plantas medicinais para cultivar em seu lar

Há uma diversidade de espécies medicinais, que podem ser cultivadas no conforto da sua casa ou apartamento. Neste artigo vou destacar três plantas, sendo elas: o alecrim, a lavanda e o manjericão.

Alecrim

O Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) pode ser cultivado de modo isolado (sozinho) ou em maciços (em grupo). O cultivo pode ser definido pelo tamanho da sua estrutura (vaso) para plantar a espécie. No entanto, para uma única muda a recomendação é um vaso em torno de 20 cm de diâmetro. O Alecrim deve ficar em ambientes que ofereçam exposição solar direta; a planta apresenta uma variação de crescimento de 0,6 a 1,2 metros de altura. O Alecrim contribui para: melhorar a digestão, as funções cognitivas e dá firmeza à pele.

Lavanda

A Lavanda (Lavandula officinalis Chaix) cultivada em conjunto apresenta excelente resultado estético no ambiente, seja ele de áreas internas ou externas. Por isso, o ideal é um cultivo em grupo da espécie. A Lavanda precisa de sol pleno para o seu desenvolvimento, seu crescimento pode variar de 0,3 a 0,4 metros de altura. Assim, implantar Lavandas em estruturas como floreiras é uma ótima opção. A Lavanda apresenta propriedades medicinais relacionadas às questões de melhoramento do sono, redução da ansiedade e alívio de cólicas.

Manjericão

O Manjericão (Ocimum basilicum) pode ser cultivado de modo isolado ou em conjuntos. Deve ficar em ambientes que ofereçam condições de sol pleno. Sua altura pode variar entre 0,4 e 0,6 metros de altura. Minha maior recomendação é que ele possa ficar no ambiente da cozinha. Pois, essa planta oferece inúmeras formas de consumo que vão além da produção de chás. As propriedades medicinais do Manjericão contribuem com o bem-estar e auxiliam na redução dos problemas relacionados aos resfriados e às alergias.

Arquitetura de interiores e plantas medicinais

arquitetura das plantas medicinais

Eu recomendo que você possa cultivar as plantas medicinais em estruturas verticais e horizontais, de modo conjunto. Pois, além de oferecer uma boa composição para o ambiente, as próprias plantas conseguem ‘‘criar microambientes’’. Ou seja, podemos olhar para ‘‘aquele’’ espaço e sentir o tato, o olfato, a visão, o paladar e outros sentidos e emoções. 

Sobre ambientes e a arquitetura de interiores a pergunta que eu mais recebo é: – Vanessa, qual o local mais adequado? Bom, eu sempre dou preferência para as áreas de cozinha e sacada. Evidentemente que, estes espaços precisam receber iluminação e ventilação. Uma vez que, é necessário para o processo de desenvolvimento natural das plantas (fotossíntese). No entanto, se na sua casa ou apartamento o hall de entrada é um espaço que apresenta condições favoráveis de iluminação e ventilação, você pode ter vasos com plantas medicinais no acesso. sem nenhum problema e, neste caso, minha recomendação é para, as seguintes espécies: arruda, alecrim e lavanda.

Um E-book com foco nas plantas medicinais e seu lar

Para os amantes do exercício, da leitura e do cuidado de plantas, apresentamos o E-book: ‘‘Plantas medicinais e seu lar: uma forma de se conectar e amar.’’ O e-book é parte de um projeto maior que visa incentivar o cuidado, cultivo e conexão das pessoas com o próprio lar, por meio das plantas.

A proposta deste e-book vai além de compartilhar conhecimentos sobre: plantas medicinais, paisagismo para sua residência e, harmonização dos espaços internos da casa; evidente que, são descritas diretrizes para o melhoramento e embelezamento dos ambientes da sua residência, orientações de como utilizar e quais os benefícios das plantas medicinais. No entanto, o convite central deste material é sobre o ”sentir” à vida, sobre pôr o pé no freio, sobre viver de fato. E, as plantas são ”seres vivos” perfeitos para esse processo.

O E-book é um excelente auto presente para os papais, mamães, titios, titias e, até mesmo, para iniciantes no cuidado de plantas. E para facilitar ainda mais sua vida e deixar esse processo mais agradável, as estruturas de suporte, adubos e, principalmente, os vasos auto irrigáveis da Plantiê são excelentes. De coração, eu desejo que sua leitura seja prazerosa, ao ponto de que você possa ir olhando para sua casa como seu ambiente sagrado, ”seu templo” e, para suas plantas, como os guardiões desse templo.

Clique aqui para acessar o ebook e garantir seu desconto exclusivo para leitores e clientes da Plantiê.

‘‘Ter plantas em casa é ter a certeza de que a casa não é a mesma todo dia.’’ – Vanessa Tibola da Rocha

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades