BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como plantar Espada de São Jorge da melhor forma: aprenda

espada de são jorge

Aprender como plantar Espada de São Jorge é importante para que você consiga experienciar todos os benefícios que essa planta oferece. Afinal de contas, além de compor a decoração, ela também pode ser um elemento de proteção do ambiente.

Embora o seu cultivo não tenha tantos mistérios, é necessário saber os métodos de plantio, assim como os cuidados para que ela se desenvolva de forma saudável. Manter a rega em períodos espaçados de tempo, com a ajuda de uma vaso autoirrigável, é um exemplo. 

Portanto, se você já é um pai/mãe de planta, ou está começando a se aventurar agora nesse universo, e começou logo com essa bela planta, esse artigo é perfeito para você. Continue a leitura e saiba tudo sobre como plantar Espada de São Jorge.

kit de vasos

Conheça a história da Espada de São Jorge

Antes de saber como plantar Espada de São Jorge, vamos falar um pouco mais sobre a história dela. Essa planta é de origem africana e é bastante popular devido ao fato da crença de que ela traz proteção para o ambiente.

Isso porque acredita-se que essa herbácea atua como um amuleto usado para expulsar energias negativas. Sendo assim, geralmente ela é colocada na entrada de algum espaço, ou mesmo em locais estratégicos, podendo ser utilizado um suporte para plantas

Contudo, além de ser protetora, a Espada de São Jorge é bastante utilizada como elemento de decoração, muito em razão da estrutura da sua folhagem. De toda forma, essa planta é de fácil cultivo, e resiste bem a períodos de frio e calor.  

É importante dizer que ela é um arbusto de porte médio, podendo chegar a até 90 centímetros de altura. Além disso, pode ser cultivada em jardins, mas especialmente em ambientes internos, dentro de um vaso.

como plantar espada de são jorge (capa)

Como plantar Espada de São Jorge?

Embora a procura por cultivo de plantas em casa tenha aumentado, principalmente durante a pandemia da Covid-19, é essencial seguir algumas dicas para que o plantio seja feito da forma correta. 

Contudo, quando se trata de como plantar Espada de São Jorge, além de saber como preparar o solo e qual o vaso ideal, é preciso conhecer as duas maneiras de fazer a semeadura. Veja quais são: 

Como fazer muda por estaca

Fazer a técnica de estaca é a maneira mais fácil de conseguir mudas da Espada de São Jorge. Para isso, basta cortar a sua folha em pedaços que tenham cerca de 10 centímetros de comprimento.

Feito isso, basta enterrá-los em um solo que esteja úmido e arenoso. Dessa forma, as raízes irão sair das estacas, permitindo seu plantio normalmente. Lembrando sempre de manter a umidade. Nesse sentido, cubra o solo com um material plástico.

Como fazer muda por touceira

Fazer muda de Espada de São Jorge pelo método touceira é utilizar a forma mais tradicional e com eficácia comprovada. Para isso, é necessário separar a parte morfológica dela, que foi colocada diretamente no solo.

Depois que retirar o excesso de solo, desprenda a folha com um pedaço de rizoma que possua, no mínimo, 3 brotações. Feito isso, é hora de plantar uma muda, que vai contar com um melhor pegamento, em um vaso preparado para recebê-la. 

Como plantar Espada de São Jorge no vaso ideal

Independente de qual a forma escolhida para fazer mudas de Espada de São Jorge, é importante escolher o vaso ideal para o seu plantio, que é o mesmo para os dois métodos. Aqui, o ideal é contar com um recipiente que conte com um sistema de drenagem.

Nesse sentido, um kit de vasos autoirrigáveis pode ajudar, já que ela oferece a rega adequada para a planta, sem deixar o solo encharcado. A argila expandida acrescentada no fundo do vaso também ajuda na drenagem. 

Prepare o solo

Quando se trata de como plantar Espada de São Jorge, é preciso dar atenção ao solo. Nesse sentido, assim que o vaso estiver preparado, basta envolver a terra com um bom substrato para plantas, com algum tipo de adubo orgânico, ou mistura para plantas.

A partir daí, pode-se fazer o plantio pressionando bastante a terra com a muda para que ela fique firme no centro do vaso. Além disso, é recomendado colocar casca de pinus ou até mesmo areia fina por cima da terra.

Dessa forma,  é possível manter tanto a matéria orgânica, quanto a umidade por mais tempo. Feito isso, basta apenas tomar alguns cuidados durante o cultivo da Espada de São Jorge, e é sobre isso que falaremos a seguir. 

Conheça os principais cuidados durante o cultivo da Espada de São Jorge

Entendido como plantar Espada de São Jorge está na hora de aprender como cultivá-las em condições favoráveis para o seu desenvolvimento saudável. Sendo assim, há alguns cuidados necessários que essa planta exige. Veja quais são eles.

como plantar espada de são jorge

Iluminação

A Espada de São Jorge se desenvolve bem em ambientes com meia sombra, assim como sob a incidência de luz solar direta, tanto dentro, quanto fora de casa. Caso esteja no espaço interno, deixe-a posicionada onde estiver arejado e haja claridade

Irrigação após plantar espada de São Jorge

Assim que aprender como plantar Espada de São Jorge, fique atento à irrigação durante o seu cultivo. Essa planta não exige a rega diária, já que isso pode ser feito com um espaço maior de tempo. Sendo assim, antes da nova rega, verifique com a mão mesmo, o estado do solo. 

Temperatura ideal

Para que a Espada de São Jorge cresça de forma saudável, coloque-a em um ambiente com temperatura que varia de 13º e 24ºC. De toda forma, essa é uma planta que resiste bem às mudanças de clima. 

Como plantar Espada de São Jorge com ajuda da Plantiê

Agora que você já aprendeu como plantar Espada de São Jorge, chegou o momento de conhecer a Plantiê. Isso porque contamos com diversos produtos que irão fazer diferença nos cuidados com essa planta que, além de mística, é perfeita para decoração da casa.

Nossos vasos autoirrigáveis, por exemplo, possuem o melhor custo-benefício do mercado e, além de sustentáveis, fazem a rega de maneira adequada. Além disso, contamos com diversos itens para oferecer o cuidado específico para qualquer planta. 

Por isso, acesse agora mesmo nosso site e conheça todas as opções disponíveis para cuidar das suas plantinhas. E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades