BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como cuidar da planta peperômia: dicas eficazes e simples

como cuidar da planta peperômia

Aprender como cuidar da planta peperômia é mais simples do que você imagina! Com tamanho, formato e cor características, a espécie se destaca entre os apaixonados por decoração e jardinagem. 

Algumas delas não tem flores, mas apresentam folhas charmosas e que deixam o ambiente com um visual bem interessante. Aliado a um suporte para plantas, faz a diferença! 

E quem não gosta de ter uma plantinha linda e fácil de cuidar? Então anote as dicas eficazes e simples que separamos neste post. 

Está preparado? Então aproveite a leitura!

kit de vasos

Principais curiosidades sobre a planta peperômia

A planta peperômia reúne diversas curiosidades. Por exemplo, sabia que ela não é uma única planta? 

Na verdade, o seu nome é referência a um gênero com várias espécies que reúnem características em comum. Além disso, a principal está no formato de suas folhas, que costumam ser redondas e pequenas.

Por sua vez, as cores podem variar entre as espécies, podendo ser um verde mais escuro ou claro. 

Esta planta é nativa das Américas. Por isso, não é difícil encontrá-las, pois basta uma ida ao supermercado ou gardens centers e você sai com a planta peperômia para a sua casa!

como cuidar da planta peperômia

Peperômia: como cuidar da planta e cultivar em casa

Se você é um iniciante no mundo das plantas, saiba que a peperômia é a espécie ideal para o seu aprendizado. 

Afinal, ela é uma planta muito fácil de cuidar, e é possível mantê-la sempre linda e verdinha dentro de casa. 

Quer saber como? Então veja as dicas abaixo.

Luminosidade

Evite cultivar a sua planta peperômia em locais com grande luminosidade. Porque a espécie é sensível à radiação solar e com isso, pode sofrer queimaduras intensas. 

O ideal é você separar um cantinho que não receba a luz direta, e que seja arejado e iluminado. 

Entretanto, atenção se você tem uma peperômia do tipo variegata, as folhas esbranquiçadas exigem um pouco mais de luz. 

Que tipo de solo usar

Um solo fértil é o ideal para cuidar da planta peperômia. Para isso, use matéria orgânica. E não esqueça de aliar um substrato para plantas que retém água e ajuda na conservação dos nutrientes.

Quando regar

A rega da peperômia precisa de cuidado, porque a planta não tolera solo muito úmido.  Dessa forma, evite o exagero na hora de molhar as folhas. 

O excesso de água apodrece as raízes e compromete a saúde da planta. Por isso, o segredo para uma boa umidade está na drenagem correta do solo e no acompanhamento frequente da saúde da planta.

Quando adubar

A cada dois meses, é importante fazer um cronograma de adubação no solo, com material orgânico. Em outras palavras, considere adubos químicos como o NPK 10-10-10, um fertilizante muito usado pelos cultivadores de plantas. 

Como cuidar da planta peperômia e propagar

Além da facilidade nos cuidados de como cuidar da planta peperômia, ela é muito fácil de se propagar. Assim, você pode criar várias mudinhas em sua casa. 

O processo é simples. Corte uma folha e coloque em água para enraizar. Em cerca de um mês, coloque na terra e cultive normalmente.

Doenças e pragas que podem acometer a Alocasia

Infelizmente, a peperômia não está imune das temidas doenças, como fungos em suas folhas. Porém, é possível cuidar ou evitar, já que essa situação acontece quando há exagero na umidade, seja na planta ou no solo.

Mas a boa notícia é que a espécie não atrai pragas como os ácaros, pulgões e cochonilhas.

Tipos mais comuns de peperômia

Por ser um gênero de plantas, existem diversos tipos de peperômia. Elas fazem parte do gênero Peperomia, que pertence à família Piperaceae e inclui o Piper, onde estão as famosas pimentas.

Separamos a seguir 5 das principais espécies do gênero das Peperômias, para você escolher e decorar a sua casa com um belo kit de vasos. Acompanhe.

Peperomia caperata

A peperômia caperata é a preferida dos jardineiros. Apresenta variedade de cor e é uma das poucas espécies que têm flores. Elas aparecem como ramos esguios, semelhantes a antenas.

como cuidar da planta peperômia

Peperomia scandens

Também conhecida também como serpens, peperômia scandens tem folhas arredondadas em formato de coração e bordas brancas. Um charme, não?

Em resumo, ela pode alcançar até 1,5 metros de comprimento, formando uma verdadeira cascata natural nos ambientes. Ideal para uma decoração vertical. 

Peperomia obtusifolia

É considerada a campeã quando o assunto é fácil cultivo. Porque a  Peperomia obtusifolia não exige muito, mas proporciona folhas verdes, carnudas e brilhantes.

Aliás, as folhas são características marcantes dessa espécie. Porque estão sempre de uma tonalidade intensa e seu formato é  o diferencial. 

É uma planta pequena, que atinge no máximo 25 centímetros de altura no vaso.

Peperomia melancia: como cuidar da planta

Esta é uma das preferidas dos decoradores. Também chamada de argyreia, a peperômia melancia tem uma folhagem com listras, que lembram a casca de uma melancia. 

É ideal para compor qualquer ambiente com luz difusa. A espécie atinge a altura entre 20 a 25 centímetros. Por isso, são excelentes para o cultivo em vasos. 

A Plantiê te ajuda a cuidar da sua peperômia com produtos exclusivos

Como você acompanhou, a planta peperômia é ideal para decorar o seu ambiente, com um ar natural, charmoso e cativante. Por isso, é hora de você conhecer a Plantiê  e conhecer os melhores produtos para o cultivo saudável desta espécie.

Por exemplo, os  vasos auto irrigáveis, que são 100% recicláveis e oferecem autonomia de até 2 meses sem precisar de regar! Acesse agora mesmo a nossa loja virtual e conheça a linha completa!

Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades