BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como cuidar da planta peperômia: dicas eficazes e simples

como cuidar da planta peperômia

Aprender como cuidar da planta peperômia é mais simples do que você imagina! Com tamanho, formato e cor características, a espécie se destaca entre os apaixonados por decoração e jardinagem. 

Algumas delas não tem flores, mas apresentam folhas charmosas e que deixam o ambiente com um visual bem interessante. Aliado a um suporte para plantas, faz a diferença! 

E quem não gosta de ter uma plantinha linda e fácil de cuidar? Então anote as dicas eficazes e simples que separamos neste post. 

Está preparado? Então aproveite a leitura!

kit de vasos

Principais curiosidades sobre a planta peperômia

A planta peperômia reúne diversas curiosidades. Por exemplo, sabia que ela não é uma única planta? 

Na verdade, o seu nome é referência a um gênero com várias espécies que reúnem características em comum. Além disso, a principal está no formato de suas folhas, que costumam ser redondas e pequenas.

Por sua vez, as cores podem variar entre as espécies, podendo ser um verde mais escuro ou claro. 

Esta planta é nativa das Américas. Por isso, não é difícil encontrá-las, pois basta uma ida ao supermercado ou gardens centers e você sai com a planta peperômia para a sua casa!

como cuidar da planta peperômia

Peperômia: como cuidar da planta e cultivar em casa

Se você é um iniciante no mundo das plantas, saiba que a peperômia é a espécie ideal para o seu aprendizado. 

Afinal, ela é uma planta muito fácil de cuidar, e é possível mantê-la sempre linda e verdinha dentro de casa. 

Quer saber como? Então veja as dicas abaixo.

Luminosidade

Evite cultivar a sua planta peperômia em locais com grande luminosidade. Porque a espécie é sensível à radiação solar e com isso, pode sofrer queimaduras intensas. 

O ideal é você separar um cantinho que não receba a luz direta, e que seja arejado e iluminado. 

Entretanto, atenção se você tem uma peperômia do tipo variegata, as folhas esbranquiçadas exigem um pouco mais de luz. 

Que tipo de solo usar

Um solo fértil é o ideal para cuidar da planta peperômia. Para isso, use matéria orgânica. E não esqueça de aliar um substrato para plantas que retém água e ajuda na conservação dos nutrientes.

Quando regar

A rega da peperômia precisa de cuidado, porque a planta não tolera solo muito úmido.  Dessa forma, evite o exagero na hora de molhar as folhas. 

O excesso de água apodrece as raízes e compromete a saúde da planta. Por isso, o segredo para uma boa umidade está na drenagem correta do solo e no acompanhamento frequente da saúde da planta.

Quando adubar

A cada dois meses, é importante fazer um cronograma de adubação no solo, com material orgânico. Em outras palavras, considere adubos químicos como o NPK 10-10-10, um fertilizante muito usado pelos cultivadores de plantas. 

Como cuidar da planta peperômia e propagar

Além da facilidade nos cuidados de como cuidar da planta peperômia, ela é muito fácil de se propagar. Assim, você pode criar várias mudinhas em sua casa. 

O processo é simples. Corte uma folha e coloque em água para enraizar. Em cerca de um mês, coloque na terra e cultive normalmente.

Doenças e pragas que podem acometer a Alocasia

Infelizmente, a peperômia não está imune das temidas doenças, como fungos em suas folhas. Porém, é possível cuidar ou evitar, já que essa situação acontece quando há exagero na umidade, seja na planta ou no solo.

Mas a boa notícia é que a espécie não atrai pragas como os ácaros, pulgões e cochonilhas.

Tipos mais comuns de peperômia

Por ser um gênero de plantas, existem diversos tipos de peperômia. Elas fazem parte do gênero Peperomia, que pertence à família Piperaceae e inclui o Piper, onde estão as famosas pimentas.

Separamos a seguir 5 das principais espécies do gênero das Peperômias, para você escolher e decorar a sua casa com um belo kit de vasos. Acompanhe.

Peperomia caperata

A peperômia caperata é a preferida dos jardineiros. Apresenta variedade de cor e é uma das poucas espécies que têm flores. Elas aparecem como ramos esguios, semelhantes a antenas.

como cuidar da planta peperômia

Peperomia scandens

Também conhecida também como serpens, peperômia scandens tem folhas arredondadas em formato de coração e bordas brancas. Um charme, não?

Em resumo, ela pode alcançar até 1,5 metros de comprimento, formando uma verdadeira cascata natural nos ambientes. Ideal para uma decoração vertical. 

Peperomia obtusifolia

É considerada a campeã quando o assunto é fácil cultivo. Porque a  Peperomia obtusifolia não exige muito, mas proporciona folhas verdes, carnudas e brilhantes.

Aliás, as folhas são características marcantes dessa espécie. Porque estão sempre de uma tonalidade intensa e seu formato é  o diferencial. 

É uma planta pequena, que atinge no máximo 25 centímetros de altura no vaso.

Peperomia melancia: como cuidar da planta

Esta é uma das preferidas dos decoradores. Também chamada de argyreia, a peperômia melancia tem uma folhagem com listras, que lembram a casca de uma melancia. 

É ideal para compor qualquer ambiente com luz difusa. A espécie atinge a altura entre 20 a 25 centímetros. Por isso, são excelentes para o cultivo em vasos. 

A Plantiê te ajuda a cuidar da sua peperômia com produtos exclusivos

Como você acompanhou, a planta peperômia é ideal para decorar o seu ambiente, com um ar natural, charmoso e cativante. Por isso, é hora de você conhecer a Plantiê  e conhecer os melhores produtos para o cultivo saudável desta espécie.

Por exemplo, os  vasos auto irrigáveis, que são 100% recicláveis e oferecem autonomia de até 2 meses sem precisar de regar! Acesse agora mesmo a nossa loja virtual e conheça a linha completa!

Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades