BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como cuidar da planta comigo-ninguém-pode: veja nossas dicas!

jardinagem como cuidar da planta comigo-ninguem-pode dicas plantie

Quem gosta de uma casa cheia de verde e vida conhece a espécie Dieffenbachias. E quem conhece, também procura saber como cuidar da planta comigo-ninguém-pode, nome popular dela.

Se você é uma dessas pessoas, este artigo é para você!

Ela apresenta folhas pontudas e ovais em uma variedade de combinações de cores verdes, creme e brancas. Porém, quais são os cuidados necessários com ela?

Por causa das suas folhas amplas e padronizadas da Dieffenbachia tornam-na uma excelente companheira em agrupamentos de plantas.

Além disso, elas possuem crescimento rápido que pode atingir até meio metro de altura em um ano após o plantio de uma muda enraizada, desde que receba luz suficiente.

Ficou interessado em ter uma aí na sua casa e quer saber tudo sobre como cuidar da planta comigo-ninguém-pode? Então continue a leitura!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Como cuidar da planta comigo-ninguém-pode: conheça suas características

Antes de saber como cuidar da planta comigo-ninguém-pode, é importante saber suas características e o porquê desse nome.

A Dieffenbachia ou comigo-ninguém-pode é uma planta exuberante e vistosa dos trópicos do México, América do Sul e Índias Ocidentais. Esse apelido é devido à sua seiva tóxica que causa irritação quando ingerida.

Por isso, esta planta não é ideal para um espaço com crianças pequenas ou animais de estimação curiosos. No entanto, com um pouco de cuidado, ele não representa uma ameaça significativa.

Esta planta vai prosperar em um local que recebe luz ambiente brilhante, mas o sol direto queima as folhas. Em um espaço de escritório, o Dieffenbachia pode se adaptar à iluminação fluorescente, embora possa levar algum tempo para se ajustar.

Uma curiosidade: comigo-ninguém-pode tem uma seiva tóxica que pode fazer com que a língua inche, dando à planta o apelido também de “Cana-de-muda”. Por isso, mantenha fora do alcance de animais de estimação e crianças, e lave as mãos após manuseá-la.

Falando nisso, daremos a seguir algumas dicas sobre como cuidar da planta comigo-ninguém-pode. Acompanhe!

Dicas de como cuidar da planta comigo-ninguém-pode

As folhas dessa planta são expressivas e muitas vezes permitem que você saiba o estado em que ela se encontra. Mas existem dicas de como cuidar da planta comigo-ninguém-pode para que ela fique sempre bonita e saudável. Vejamos algumas:

Rega adequada

As folhas de uma planta com sede se enrugam e ficam secas, eventualmente caindo, enquanto as folhas de uma planta com excesso de água murcham e deixam para trás um resíduo viscoso no caule.

como cuidar da planta comigo-ninguem-pode rega plantie

Não esqueça de sempre avaliar as necessidades de irrigação de sua planta. Antes de fazer a rega, é melhor verificar o nível de umidade do solo primeiro para garantir que não esteja úmido logo abaixo da superfície.

Além disso, considere arejar o solo de sua planta antes da rega inicial. O ideal é compactar o solo para evitar deslocamentos, de modo que a aeração pode ajudar a respirar no solo e permitir que a umidade seja liberada.

Como cuidar da planta comigo-ninguém-pode: verifique o estado do solo

A Dieffenbachia prefere solo que seja consistente e levemente úmido, mas não encharcado.

Geralmente, tente regar quando a parte superior do solo estiver seca, mas se a planta estiver em uma condição de pouca luz, ela pode secar confortavelmente um pouco mais.

No entanto, deixar o solo secar completamente resultará no escurecimento, queda e murchamento das folhas. Você pode utilizar vasos autoirrigáveis que auxiliam bastante nesse sentido.

Cuidado com as correntes de ar frio

As correntes de ar frio podem fazer com que as folhas da planta fiquem amarelas e se enrolem, então mantenha-a em um local com temperaturas acima de 60 graus.

Essa espécie é suscetível aos ácaros, mas colocá-la fora do fluxo direto das aberturas de ventilação e aumentar a umidade ao redor da planta ajudará na prevenção. E essa é outra dica de como cuidar da planta comigo-ninguém-pode.

Gire sua planta

Girar a planta periodicamente garante um crescimento uniforme em todos os lados e espanque as folhas com frequência para que a planta possa se fotossintetizar com eficiência.

Além disso, ao espanar as folhas, também aproveite a oportunidade para inspecionar a parte inferior e ficar de olho em pragas.

Lembre-se de que cada planta é única e pode ter necessidades variadas, especialmente em suas localizações individuais. Preste atenção ao estado de sua Dieffenbachia e suas necessidades de irrigação, e você terá um relacionamento longo e feliz com ela.

Como cuidar da planta comigo-ninguém-pode: perguntas frequentes

Para ajudar ainda mais em questões relacionadas a como cuidar da planta comigo-ninguém-pode, vamos mostrar agora as perguntas mais frequentes sobre ela.

Por que as folhas da comigo-ninguém-pode estão caindo?

Folhas caídas geralmente são causadas por submersão. Sinta o solo da sua planta, quando a superfície estiver seca ao toque, sua planta estará pronta para ser bebida.

Se o solo estiver úmido e as folhas caídas, o problema pode ser muita água, luz insuficiente ou temperaturas baixas.

Por que minha planta está desenvolvendo pontas marrons nas folhas?

As pontas douradas e folhas amareladas podem ser causadas por rega irregular. Assegure que sua planta seja regada regularmente. É melhor que sua planta não fique em muita água.

como cuidar da planta comigo-ninguem-pode cor das folhas plantie

Além disso, o solo não deve permanecer seco por longos períodos. Ajuste a rega e corte as pontas marrons com um par de tesouras limpas, seguindo o formato da folha.

Como faço para manter o crescimento de minhas plantas uniforme e completo?

Dieffenbachia produz muitos novos crescimentos em curtos períodos de tempo.

Gire sua planta regularmente, pois ela crescerá em direção à fonte de luz e isso impedirá que fique exposta de um lado. O fertilizante ajudará a promover um novo crescimento para garantir que a planta seja alimentada adequadamente.

Podar sua planta regularmente também pode impedir que ela adquira uma forma pesada. Certifique-se de usar luvas ou lavar as mãos logo após a poda.

Não deixe a seiva entrar em contato com seus olhos ou boca.

Com que frequência devo fertilizar minha planta?

Em geral, as plantas domésticas prosperam quando são fertilizadas da primavera ao outono.

Fertilize uma vez por mês com um fertilizante orgânico para plantas domésticas, seguindo as instruções da embalagem para diluição e administração.

Com que frequência minha planta precisa ser replantada?

Para plantas de mesa menores, a recomendação é replantar uma vez a cada 12-18 meses. Normalmente você deseja escolher vasos autoirrigáveis maior em diâmetro para permitir o crescimento.

Para plantas maiores, o ideal é fazer o replantio a cada 18-24 meses.

como cuidar da planta comigo-ninguem-pode replantagem plantie

Não escolha um vaso muito maior do que o anterior, pois isso pode afogar as raízes da planta. Se você preferir manter o tamanho atual de sua planta, repita no mesmo vaso, fornecendo novo solo e aparando algumas raízes e folhagens.

A primavera ou o verão é a época ideal para replantar, pois a planta está no seu auge.

Cuide da sua planta comigo-ninguém-pode com a Plantiê

Agora que você já sabe mais sobre Como cuidar da planta comigo-ninguém-pode e o que fazer e o que não fazer, saiba que a Plantiê tem os melhores produtos para ajudar no crescimento saudável da sua planta.

Temos vasos autoirrigáveis 110% recicláveis, substratos, suportes para plantas, além de acessórios.

Nossos produtos têm o objetivo de transmitir amor ao meio ambiente e energias positivas à rotina das pessoas. Eles levam para dentro de espaços urbanos, a alegria e a calma que só a natureza consegue transmitir.

Navegue agora mesmo em nossa loja de plantas e acessórios, adquira nossos produtos e comece a cultivar plantas para apartamento.

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades