BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como plantar morangos em vaso? Aprenda o passo a passo

como plantar morangos em vaso (capa)

Você sabe como plantar morangos em vaso? Essa é uma excelente maneira de ter essa planta em casa. Principalmente se você tiver pouco espaço, mas, ainda assim, deseja ter essa fruta famosa e deliciosa, além de trazer mais cor para o seu ambiente. 

Contudo é preciso ter alguns cuidados, como escolher o local ideal e preparar bem a terra. Além disso, é essencial preparar o recipiente adequado para fazer o plantio. Nesse sentido, vale a pena optar pelos vasos autoirrigáveis.

Dessa forma, você garante que os morangos cresçam lindos e saudáveis, além de fornecerem bons frutos. Para que você faça tudo da forma correta, a Plantiê preparou um artigo exclusivo com tudo o que é preciso para plantar morangos em vaso. Boa leitura!

kit de vasos

Conhecendo os morangueiros

Embora seja chamado de fruta, os morangos se tratam de um receptáculo floral da planta. Ou seja, as sementes que ficam anexas ao morango, que se denominam aquênio, e já se considera quase um fruto. Ou seja, ele é um pseudofruto

De toda forma, o morango é conhecido no mundo todo, principalmente pelos pequenos. Além de ser saborosa e ter poucas calorias, essa fruta é uma boa fonte de vitamina C e B5, assim como é rica em flavonoides, cálcio e ferro. 

Os morangueiros surgiram na Europa e são plantas que precisam de uma atenção especial durante o seu plantio por sua delicadeza. Isso porque o solo em que elas ficarão necessitam de umidade frequentemente, já que ela é uma planta do tipo rasteira. 

Da mesma forma, elas estão vulneráveis à infestação de algumas pragas, como pulgões, fungos e ácaros. Por isso, é importante saber como plantar morangos em vaso, assim como os cuidados até chegar o momento da colheita.

como plantar morangos em vaso

Afinal, como plantar morangos em vaso?

Se você quer saber como plantar morango em vasos, saiba que, apesar de ser uma planta rasteira, essa não é uma tarefa difícil. Nesse sentido, basta seguir o nosso passo a passo para ter esse pseudofruto em casa, trazendo mais cor, e mais uma opção para a sua alimentação.

Selecione um vaso apropriado

Escolher um vaso adequado para fazer o plantio do morango faz toda diferença. Isso porque a quantidade certa de terra irá interferir, diretamente, no crescimento das raízes. Nesse caso, um recipiente com 30 cm de profundidade é o ideal.

Contudo, a dimensão do vaso também precisa de atenção, já que o morango se desenvolve melhor como planta pendente. Por isso, além de um suporte para plantas adequado para isso, opte por um vaso amplo, para que as sementes tenham mais espaço para crescer.

Prepare bem a terra

Escolhido o vaso, agora é o momento de preparar a terra da forma certa para receber as sementes do morango. Para que o solo esteja apropriado, proporcionando resultados positivos no plantio, é preciso estar atento ao adubo.

A Plantiê, por exemplo, conta com substratos para plantas eficientes, que ajudam nesse sentido. Entre eles, estão os adubos líquidos e orgânicos, mistura para plantas, adubo líquido orgânico, assim como argila expandida. Aposte nessas opções e veja o seu morango crescer ainda mais saudável. 

Escolha o local ideal

Como os morangos terão seu plantio em vasos, é necessário ficar atento ao local onde ele ficará. Isso porque ela precisa de contato com os raios do sol por, no mínimo, 4 horas, mesmo que ela seja uma planta que gosta de clima moderado.

Mas, para que ela fique bem nutrida e forte, escolha um local apropriado na sua casa onde bata sol e a deixe ali ou pela manhã, ou na parte da tarde. Dessa forma, ela não receberá os raios solares com tanta intensidade. 

Plante as sementes 

Agora está na hora de plantar as sementes. Com o vaso preparado com a terra e adubo em proporções adequadas, basta inserir os pequenos grãos que, futuramente, darão morangos lindos e deliciosos.

Contudo, é recomendado optar por sementes que já estejam preparadas para o plantio. Feito isso, coloque-as no vaso com uma profundidade de 10 centímetros. Além disso, deixe um espaço entre elas de, aproximadamente, 15 centímetros.

plantar morangos em vaso

Tome cuidado nos primeiros dias 

Nos primeiros dias é preciso redobrar a atenção, já que é nessa fase que acontece a germinação. Por esse motivo, a planta fica mais frágil, o que exige mais cuidados especiais nesse período.

Nesse sentido, fique atento às regas porque elas precisam ser constantes. Contudo, não deixe a terra encharcada. Basta deixá-la úmida regando todos os dias, ou em intervalos de um ou dois dias. Os vasos autoirrigáveis, por exemplo, ajudam a fazer a rega adequada. 

Após saber como plantar morangos em vaso, quais cuidados tomar?

Agora que você já sabe como cuidar de plantas, saiba que é preciso cuidar da manutenção até o momento de colher os frutos. Nesse sentido, além de manter a terra úmida, como falamos acima, lembre-se de fazer as podas frequentemente, retirando as folhas que já estão secas.

Além disso, não se esqueça do adubo, que também precisa ser feito constantemente. Outra dica que já falamos por aqui, mas não custa reforçar, é colocá-la em locais onde os morangos não encostem na terra, ou seja, pendente.

Em relação à colheita, ela acontece entre os meses de maio e agosto, durante o inverno. Depois disso, continue com os cuidados até chegar à colheita do próximo ano e, seguindo as nossas dicas, ela permanecerá forte e dará belos frutos todos os anos. 

Contudo, o ideal é investir em produtos de qualidade e procurar uma loja especializada no assunto, como a Plantiê, que conta com todas as soluções para que a sua planta nasça, cresça e se desenvolva de forma saudável. 

Plante morangos nos vasos autoirrigáveis da Plantiê

Agora que você já entendeu como plantar morango em vaso, chegou o momento de conhecer a Plantiê. Isso porque contamos com diversos produtos que irão fazer diferença nos cuidados com o seu morango, assim como para qualquer outro tipo de planta. 

Nossos vasos autoirrigáveis, por exemplo, possuem o melhor custo-benefício do mercado e, além de sustentáveis, fazem a rega de maneira adequada. Por isso, acesse agora mesmo nosso site e conheça todas as opções disponíveis para cuidar das suas plantinhas. 

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades