BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta dólar: como cuidar e deixá-la sempre saudável

Você acredita em coisas místicas? Olho grego? Camiseta da sorte? Se a resposta for sim, você provavelmente já ouviu falar sobre o famoso símbolo de prosperidade que é a planta dólar. Conhecida por seus poderes “místicos”, é imprescindível que você saiba como cuidar da planta dólar.

Ela recebe esse nome porque as suas folhas lembram as cédulas de dinheiro. Além disso, se você procurar bem, poderá encontrá-la em outros nomes. Um exemplo comum é “planta do dinheiro”.

Frequentemente, essas plantas são colocadas em vasos suspensos ou, ainda, em cachepots que ficam posicionados em cima de móveis ou ao lado de mesas laterais.

Para te ajudar a aprender como cuidar da planta dólar, a equipe de especialistas da Plantiê preparou um tutorial de cuidados básicos.

Dessa forma, você não cometerá erros e manterá a sua planta viva e bastante saudável! Veja-os abaixo.

Planta dólar: como cuidar e qual é a melhor maneira de cultivá-la?

A planta dólar é uma espécie bastante compacta. Por isso, é comum vê-la em vasos suspensos, na varanda, ou em outros espaços da casa. É cientificamente conhecida como Plectranthus Nummularius, e pode ser encontrada em diversas partes do mundo.

Normalmente, a planta dólar é caracterizada por folhas ovais, glabras, brilhantes e, também, com bordas denteadas. É uma planta rastejante, muito ramificada, tendendo a crescer mais em largura do que em altura.

Então, se você quer utilizá-la para melhorar a decoração da área externa da sua casa, ou levar mais vida para os seus ambientes residenciais, essa é a opção ideal. Pode apostar sem medo!

Tome cuidado com a exposição solar

Embora a planta dólar resista bem às altas temperaturas, o mais recomendável é que não receba diretamente a luz solar.

Por conta disso, após plantá-la, coloque-a em um espaço mais escuro, mas que, ao mesmo tempo, receba incidência satisfatória de raios solares.

Ainda, se você vive no Brasil, tome cuidado com as oscilações de temperatura. Por exemplo, durante os dias de inverno, é importante deixar a luz do Sol bater nas folhas. E isso não as resseca, uma vez que as temperaturas estão baixas.

Vários galhos de planta. Imagem ilustrativa para texto planta dólar como cuidar.

Planta dólar: como cuidar e realizar o plantio

A planta dólar fica muito bem pendurada. Como resultado, o ideal é manter a planta em um espaço alto para que, à medida que for crescendo, as suas folhas tenham a possibilidade de cair. 

Uma parede, se tiver terraço, ou uma varanda gradeada, por exemplo, são bons locais para manter sua planta dólar.

Entretanto, se a plantar no solo, os ramos vão se expandir. Dê preferência, então, em colocá-la em vasos com bom sistema de drenagem.

Regas devem obedecer intervalo de tempo

Regue a planta dólar 3 vezes por semana, principalmente durante os meses mais quentes do ano.

No inverno, não há muito segredo em como cuidar da planta dólar, pode sobreviver com apenas algumas doses de água a cada cinco ou sete dias.

Se a planta ficar com muita umidade, ela o avisará com pequenos pontos pretos nas folhas.

Alimente a terra com fertilizantes naturais

Uma vez por mês, você pode alimentar sua terra com fertilizantes minerais para que suas plantas de dinheiro cresçam fortes e saudáveis.

Nesse sentido, esperamos que a analogia seja verdadeira e, assim como suas plantas, suas economias comecem a crescer!

Lembre-se de dar o cuidado necessário para que a sua planta dólar cresça bonita e saudável. De forma alguma deixe a planta à disposição do acaso, pois ela tende a morrer se você não fornecer todos os cuidados necessários.

Manutenção da planta

Pode-se fazer podas de formação em qualquer época. O importante é retirar as folhas secas e, também, os galhos secos, para que a planta cresça com mais saúde. Esse é o máximo de manutenção que sua planta exigirá.

Além disso, se você quiser transplantar a sua planta dólar para um novo vaso, deverá fazer isso durante o outono. Isso porque esta estação é onde crescem as suas aromáticas e agradáveis flores. 

O início da primavera também é um bom momento para realizar esta operação, caso você deseje. Por isso, tenha bastante atenção no que diz respeito à manutenção das plantas da sua casa.

Planto dolar em um jardim. Imagem ilustrativa para texto planta dólar como cuidar.

Aprendeu como cuidar da planta dólar? Conheça as soluções da Plantiê!

Agora que você já aprendeu sobre como cuidar da planta dólar, é hora de começar a cultivá-las em sua casa ou, então, em seu apartamento. Para isso, conte com a Plantiê

A Plantiê é uma loja referência no quesito sustentabilidade. Todos os nossos produtos são 100% reciclados e, ainda, 100% recicláveis.

Em nossa loja virtual, você encontra vasos, cachepots, substratos e acessórios para garantir que sua plantinha cresça bem!

Ganhamos vida em 2017 e nos fundamentamos, antes de mais nada, no consumo consciente e na utilização de fontes renováveis para criação de soluções em forma de um produto com personalidade e atitude para o seu ambiente favorito: seu lar! 

Nossa empresa acredita que o ser humano faz parte de um ecossistema lindo e que o planeta merece todo o respeito que cabe em nós.

Vivendo em harmonia com a natureza, entramos em contato com nossas raízes e nos unimos à terra numa vibração mútua. 

É por isso que existimos, porque respeitamos a natureza como deveríamos respeitar a nós mesmos! Na Plantiê, acreditamos que os ciclos das coisas têm começo, meio, e depois um recomeço. 

Nossos produtos carregam a missão de transmitir amor ao meio ambiente e energias positivas à rotina das pessoas. Eles levam para dentro de espaços urbanos a alegria e a calma que só a natureza consegue transmitir.

Além disso, existem vários outros produtos no site que podem facilitar sua vida, como cachepot, suporte para plantas, substratos e mais. Basta navegar pela nossa loja virtual. Você certamente encontrará tudo aquilo que precisa.

Então, para saber mais sobre plantas, seus cuidados e conferir mais conteúdos como esse, acompanhe o Blog da Plantiê. Temos inúmeros posts interessantes sobre cuidados com plantas, recipientes para armazená-las e muito mais!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades