BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Maranta Burle Marx: como cuidar e o que saber da planta

maranta burle marx como cuidar (capa)

Para os amantes de plantas, é importante saber como cuidar da Maranta Burle Marx. Essa é uma espécie que chama a atenção pelo desenho geométrico das suas plantas. Além disso, ela também gosta de sombra

Devido a esse fato, é preciso estar atento aos detalhes para oferecer os cuidados necessários. Dessa forma, é possível fazer com que elas cresçam e permaneçam bonitas e saudáveis. 

Mas fique tranquilo porque aqui você vai encontrar todas as informações para se dedicar da melhor maneira a essa espécie de marantácea brasileira. Continue a leitura!

kit de vasos

Principais curiosidades sobre a Maranta Burle Marx

A Maranta Burle Marx ou Ctenanthe burle-marxii, seu nome científico, é uma planta de cultivo fácil. Ela recebeu esse nome como forma de homenagear o paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx.

Essa homenagem se deve ao fato de que foi o paisagista o primeiro a utilizar, em seus projetos, espécies de plantas brasileiras. Isso porque ao explorar a flora brasileira, ele descobriu várias espécies novas. 

Entre as 30 plantas que foram classificadas com o seu nome, está a Ctenanthe burle-marxii. Como ela gosta de sombra, basta colocá-la em um local sem incidência de luz solar com um suporte para plantas, porém, com claridade em volta. 

É importante dizer que há uma grande diversidade de espécies de Maranta, e foram encontradas em biomas brasileiros, como Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Nesse sentido, todas elas pertencem à família botânica, Marantaceae. 

Maranta Burle Marx: como cuidar da planta e cultivar em casa

Como já chamamos a atenção por aqui, a Maranta Burle Marx gosta de sombra. Mas será preciso alguns cuidados para cuidar dessa planta e cultivá-la em casa. Além da rega adequada, ela exige atenção em relação ao solo e também à luminosidade

Siga todas as dicas que daremos abaixo e você terá uma planta para embelezar ainda mais a sua decoração. Veja o que fazer:

maranta burle marx como cuidar

Luminosidade

Sempre deixe a Maranta Burle Marx na sombra, sem luz solar direta. Mas com alguma luminosidade à sua volta. Isso porque é dessa forma que as suas folhas ficarão protegidas, já que elas são sensíveis e podem até se queimar. Dentro de casa, escolha um local arejado para ela. 

Que tipo de solo usar

O solo adequado para essa planta deve conter substrato para plantas. Dessa forma, você garante que ela sempre terá nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Ao fazer o plantio, deixe um espaço mínimo de 5 centímetros entre as mudas. Se for uma espécie maior, serão 10 cm. 

Quando regar

A rega adequada para essa planta é borrifar água em dias alternados. Mas o ideal é sempre dar uma atenção especial à umidade do solo. Nesse sentido, o vaso autoirrigável vai funcionar bem para esse propósito, já que ela não gosta de solo encharcado. 

Pode ser que seja necessário, para o seu desenvolvimento, podar algumas folhas que estejam secas ou mortas. 

Quando adubar

O adubo deve ser realizado a cada seis meses e, geralmente, na sua fase de crescimento.  Dessa reforma, ela consegue repor nutrientes necessários para ela se desenvolver de forma mais saudável. Não se esqueça de, a cada adubo, utilize um bom substrato para plantas

Como cuidar da Maranta Burle Marx e propagar

Para cuidar e propagar a Maranta Burle Marx, será necessário fazer o método de divisão de touceiras. Isso em razão de que, quando elas são divididas e replantadas, no início da primavera principalmente, elas tendem a crescer melhor. Então siga esse passo a passo:

  • Escolha um vaso autoirrigável do tamanho apropriado para ela;
  • Com as mãos, incline o vaso, segure no caule para protegê-la e retire a planta;
  • Ainda com as mãos, vá soltando o solo que fica em volta da raiz de maneira suave;
  • Em seguida, separe as raízes e verifique se há uma quantia ideal de hastes que não estão conectadas à raiz principal;
  • Feito isso, corte ou puxe as raízes entre elas. Mas faça isso delicadamente;
  • Leve a nova planta para o vaso que você escolheu, regue e depois a cubra com um plástico transparente, colocando-a em um local com sombra. 

Doenças e pragas que podem acometer a Maranta Burle Marx

Como a Maranta Burle Marx deve ficar sempre à sombra, ela se torna frágil a alguns tipos de pragas e outros microorganismos. Sendo assim, é necessário estar atento para que a saúde da planta não seja comprometida. 

Pulgões, ácaros, cochonilhas, são alguns dos insetos sugadores que podem ser atraídos devido ao mal cultivo dessa espécie de planta. Por isso, não se descuide e ofereça as condições corretas para que não haja a redução da sua imunidade.

maranta

Outros tipos de Maranta além da Burle Marx

Agora que você já conheceu as curiosidades sobre a Maranta Burle Marx e como cuidar dela, saiba que há outros tipos dessa espécie além dessa. Veja:

Maranta cascavel

A Maranta Cascavel possui folhas com bordas que imitam ondas. Elas são alongadas e mescla entre o verde escuro e o verde água. Mas a cor roxa também está presente na parte superior dessa planta. Assim como a Burle Marx, ela fica bem na sombra. 

Maranta-pavão

A Maranta Pavão é de origem brasileira e conta com uma tonalidade verde escura, sendo que as linhas transversais da sua planta, que tem formato oval, possuem tons mais claros. É perfeita para ser cultivada dentro de casa, já que gosta de meia-sombra. 

Maranta riscada

A Maranta Riscada, assim como o nome diz, possui listras na cor rosa nas suas folhas com um fundo verde escuro. A cor roxa também aparece, mas na parte de trás dela. É pequena e também se desenvolve bem a meia-sombra. 

Maranta tricolor

Mesclando tons de verde e rosa, a Maranta Tricolor tem origem na Mata Atlântica e, assim como as demais, gosta de meia-sombra. Sua principal característica é a riqueza das cores. 

Maranta zebrina

A Maranta Zebrina tem cultivo fácil e não deve ser exposta à luz solar direta. Isso porque ela se desenvolve bem em locais frescos, onde a temperatura é mais amena. Ela possui folhas  na tonalidade verde clara, com a presença de traços em verde escuro. 

A Plantiê te ajuda a cuidar da sua Maranta com produtos exclusivos

Como vimos, saber como cuidar da Maranta Burle Marx é essencial para que ela cresça saudável e se junte à decoração da sua casa. Para isso, são necessários produtos exclusivos, e a Plantiê vai te ajudar nessa missão. 

Nossos vasos auto irrigáveis, por exemplo, oferecem a condição ideal para essa espécie de planta, sem deixar o solo encharcado. Por isso, acesse nosso site e conheça a nossa linha completa. 

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades