BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como plantar lavanda: conheça 5 dicas práticas

como plantar lavanda

Nada deixa a casa tão perfumada como plantar lavanda. Isso porque essa planta é responsável por um dos aromas mais conhecidos e amados do mundo. É dela que sai as alfazemas que tanto gostamos. 

A lavanda é conhecida também pelas suas propriedades terapêuticas que ajudam no alívio do estresse e até na cicatrização da pele, já que possui benefícios antibacterianos. Por isso, saber como plantar lavanda traz inúmeros benefícios. 

E para aproveitar tudo que a lavanda pode te proporcionar, separamos aqui as melhores dicas para você saber tudo sobre como plantar lavanda.

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Como escolher a muda certa de lavanda?

Saber como plantar lavanda antes de tudo é saber como escolher o ramo que pode se adaptar melhor ao que você deseja. 

As mudas da lavanda são os pedaços retirados durante a poda, que deve acontecer no início da primavera ou no final do verão, quando as flores estão caindo. Os ramos a serem plantados precisam ter em média 10 cm de comprimento. 

A dica principal para quem procura saber como plantar lavanda da maneira correta, fazendo com que ela cresça e floresça, é: preste bastante atenção à muda que escolher. 

Ela precisa estar macia e ao mesmo tempo firme, sem flores, e é necessário retirar todas as folhas da sua base, deixando um bom espaço para plantar, assim as raízes vão crescer mais rápido.

Qual o melhor lugar para plantar lavanda?

A lavanda é uma planta muito fácil de se adaptar aos ambientes fechados, já que ela é uma planta que gosta de bastante luz, mas sofre quando fica exposta ao sol diretamente. 

Uma das características dessa planta, que faz com que cada vez mais pessoas procuram maneiras de aprender a como plantar lavanda, é que ela se adapta aos vasos como cachepot e pode medir de 30 cm até 2 metros quando maduras. 

Os melhores lugares para plantar lavanda são as áreas iluminadas como o lado que o sol se põe na janela ou varanda. Ali a planta vai encontrar todos os benefícios do sol e não vai sofrer com as queimaduras.

 lavanda (capa)18omo plantar lavanda em vaso?

Entre os passos de como plantar lavanda está a escolha da composição do vaso que ela ficará que inclui um bom substrato, ou o adubo orgânico, o cascalho para a filtragem da terra, ou argila expandida, e a terra.

Depois de separar esses ingredientes fundamentais, você terá tudo que é necessário para ter como plantar lavanda em vaso. O tamanho do recipiente depende do que você pretende, quanto maior o vaso, maior a capacidade de expansão da planta. 

A lavanda consegue se adaptar bem a todos os tipos de vasos, desde que a terra esteja adequada com substratos e rega correta. Lembre-se: a lavanda não gosta de muita água. 

Conheça 5 dicas de como plantar lavanda

Agora que você tem as dicas básicas para saber como plantar lavanda, vamos realizar um passo a passo fundamental, que deixará a sua plantinha linda em todas as épocas do ano. 

Saber como plantar lavanda corretamente é o que faz com que a planta evolua e não morra na transição de estações e entre as podas. 

1. Escolha um ambiente com luz solar

A lavanda não gosta de uma exposição direta ao sol. Por mais que ela goste de luz, evite deixar a sua lavanda em lugares sem cobertura, pois assim ela ficará diretamente exposta ao sol do meio dia e isso prejudicará o seu crescimento e até pode levar a planta a morrer.

Não existe nada como plantar lavanda em espaços com luz como perto de janelas, ou áreas cobertas no quintal ou na varanda. Invista em suportes de vasos para deixá-la pertinho da luz!

2. Tenha atenção ao solo   

Se você quer saber como plantar lavanda de um jeito infalível é: preste muita atenção ao solo que ela estará. Essa é uma planta que não gosta do solo encharcado. 

A lavanda é o típico exemplo de plantas que precisam ter água na medida, desde a preparação da sua muda em solo. 

Escolha um adubo para ajudar na propagação da planta, mas não coloque muito na terra para que ela não se mantenha úmida por muito tempo. 

O vaso autoirrigável, com certeza, é o vaso mais querido de quem procura como plantar lavanda, já que a planta vai ter a quantidade exata que precisa diretamente do seu recipiente. É prático para quem planta e é maravilhoso para a lavanda.

como plantar lavanda (2)

3. Faça a quebra de dormência das sementes

Todas as sementes entram em dormência quando estão em ambientes que não proporcionam a germinação. Ou seja, elas criam condições de manter o seu miolo protegido. 

Então, se você procura saber como plantar lavanda a partir das sementes, entenda que antes é preciso quebrar a dormência delas. 

Para isso, identifique na semente uma ponta que irregular e com uma lixa raspe a ponta oposta até que seja possível ver o miolo. Assim, a sua semente terá condições de germinar na terra. 

4. Não se esqueça da rega

Quem quer começar a entender como plantar lavanda pode ficar despreocupado quanto à necessidade de rega constante. Nas estações frias a lavanda pode ser regada a cada duas semanas, e nas muito quentes, uma vez por semana. 

A dica para entender se a planta precisa de rega é sempre ficar de olho na umidade do solo que ela está disposta. Coloque o dedo na terra e sinta, se estiver seca, regue em abundância, caso não, espere mais um pouco. 

5. Realize podas anuais

Nem só de preparo da terra vivem os passos de como plantar lavanda. O seu tratamento mais importante depois da rega é a poda, que deve acontecer duas vezes ao ano. 

A primeira pode ocorrer logo depois que a lavanda floresce e a segunda no comecinho da primavera. 

A primeira poda vai permitir que as flores não apodreçam no caule, prejudicando a base, e a segunda vai estimular o crescimento no seu período mais potente. 

Como deixar a lavanda sempre cheirosa?

A lavanda tem um potencial ornamental maravilhoso, e fica linda em cachepots, que suspensos propagam o cheiro da planta por toda a casa. 

Entender como plantar lavanda de um jeito saudável já garante uma vida perfumada para a sua plantinha, cuidar da poda e da rega também é essencial. 

A dica extra para quem ama plantas perfumadas, é sempre que for regar também limpar a sua planta. Assim como os objetos da casa, ela acumula pó em seu corpo, e como não está exposta aos ventos e chuva, elas precisam dessa ajuda a mais para exalar seu aroma. 

Pegue uma flanela limpa e umedeça, em seguida, passe gentilmente pela sua lavanda e pronto, ela vai deixar a sua casa muito mais cheirosa. 

Plante sua lavanda em um vaso auto irrigável da Plantiê!  

Agora que você já sabe como plantar lavanda, chegou a hora de conhecer a Plantiê.

Isso porque nós temos produtos únicos que vão fazer toda diferença nos seus cuidados com qualquer planta.

Por exemplo, os vasos autoirrigáveis que oferecem o melhor custo-benefício do mercado, são sustentáveis e permitem até 25 dias de autonomia para regar a planta.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades