BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como plantar salsinha em vaso? Aprenda as melhores dicas

como plantar salsinha em vaso

Você sabe como plantar salsinha em vaso? Se engana quem pensa que é necessária uma área ampla para cultivar temperos em casa. Isso porque é possível cuidar dessa planta é muito fácil, mesmo em apartamentos, seja na varanda, ou mesmo na cozinha.

Para isso, basta ser um cantinho fresco e bem iluminado e seguir alguns cuidados básicos para que ela cresça saudável. Mas fique tranquilo porque daremos dicas essenciais para o cultivo correto da salsinha, como a utilização de um vaso autoirrigável

Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre a história da salsinha, como plantá-la em vaso, a atenção que deve ser dada a ela, assim como o momento certo de fazer a colheita. Assim, logo você começará a utilizar esse tempero delicioso no preparo das suas refeições.

kit de vasos

História da salsinha

Antes de saber como plantar salsinha em vaso, é importante conhecer a história dessa planta e, é claro, os seus benefícios. Afinal, você vai querer tirar todo proveito desse tempero na sua casa, não é mesmo? 

Essa planta, que tem o nome científico de Petroselinum sativum, é semeada desde a antiguidade, e é na Europa onde há os registros do seu primeiro aparecimento. Por contar com um aroma com notas de anis e limão, é bastante utilizado na culinária.

Dessa forma, essa erva é capaz de enriquecer e acentuar o sabor de diversos pratos, além de contar com diversos benefícios. 

como plantar salsinha em vaso

Quais são os benefícios da salsinha?

Plantar salsinha em vasos e consumi-la na comido, irá garantir a ingestão de nutrientes como potássio e ferro. Além disso, ela é rica em antioxidantes, ácido fólico, além das vitaminas A, B1, B2, C e D.

Nesse sentido, ela contribui para melhorar a questão diurética, agindo diretamente na retenção de líquido e tratando condições, como, pedras nos rins, infecção urinária e prisão de ventre.

Essa erva poderosa e de cultivo fácil também auxilia no momento da digestão das refeições. Para mais, a salsinha é uma excelente aliada da dieta, além de prevenir resfriados, problemas de coração e anemia. 

Afinal, como plantar salsinha em vaso?

Com tantos benefícios, você vai querer saber como plantar salsinha em vaso, certo? Por isso, preparamos um passo a passo para que você possa começar a utilizar agora mesmo essa erva.

  • Assim que você estiver com as sementes, deixe-as dentro da água por um dia inteiro;
  • Passadas as 24 horas, espalhe-as em cima de um pano por cerca de 1 hora, até que estejam secas;
  • Escolha um local da casa, onde há incidência de raios solares de 4 a 6 horas por dia;
  • Em um vaso, coloque a terra para plantio e enterre as sementes e fique tranquilo quanto a sua germinação já que ela demora para acontecer;
  • A rega deve ser feita com frequência. Contudo, em poucas quantidades, evitando o aparecimento de fungos;

Lembrando que isso pode ser feito durante todo o ano, mas de preferência que não seja em dias muito frios, ou muito quentes.  

Plantar salsinha em vaso: quais os melhores tipos de vaso?

Por ser uma planta de fácil cultivo, é comum ver a salsinha em hortas e quintas. Contudo, é possível plantá-la em vasos. Mas como a salsinha pode chegar a até 80 cm de altura, o ideal é escolher um kit de vasos que tenha cerca de 30 cm de profundidade

Além disso, é importante se atentar a alguns detalhes, como veremos agora. 

Com qual frequência se deve trocar a salsinha?

Se o seu objetivo ao saber como plantar salsinha em vaso é utilizá-la na sua culinária, a frequência correta para trocá-la de vaso é quando elas começam a dar flores.

Já falamos sobre isso logo acima, porém, vale a pena reforçar. Assim que as primeiras flores surgirem, faça o desbaste, ou seja, e plante-as em outro vaso. 

E como trocar o vaso?

Como dissemos acima, é preciso trocar de vasos somente quando a salsinha florescer, fora isso, não é necessário fazer essa troca. Isso porque, quando elas florescem, alguns ramos tendem a ficar mais fracos.

Sendo assim, permaneça apenas os ramos saudáveis e retire os que estão enfraquecidos. Depois disso, deixe as sementes das flores caírem em um segundo vaso, já preparado com terra pronta para cultivo. 

salsinha em vaso00

Aprenda a cuidar da salsinha em vaso

Saber como plantar salsinha em vaso é importante para manter essa erva saudável. Contudo, depois do plantio, é preciso manter alguns cuidados. Veja quais são: 

Iluminação ideal para salsinha

A quantidade de luz correta irá influenciar no melhor desenvolvimento dessa planta. Nesse sentido, escolha um local em que ela possa estar exposta ao sol durante, no mínimo, 4 horas. O ideal, porém, é fazer isso logo pela manhã, ou no fim da tarde. 

Temperatura ideal para salsa

Embora seja possível plantar salsinha em vaso em variados tipos de clima, ela crescerá ainda mais saudável em um local em que a temperatura esteja entre 10 e 22º. Isso porque, em temperaturas elevadas, ela irá florescer mais rápido. 

Rega da salsinha

A salsinha deve ser regada constantemente, já que ela não sobrevive bem em um solo que esteja seco por muito tempo. Ainda assim, é essencial não exagerar na quantidade de rega. Uma excelente dica é utilizar o vaso autoirrigável da Plantiê

Ambiente ideal para plantar salsinha em vaso

Para que a salsinha se desenvolva, ela precisa estar bem iluminada, além de absorver os benefícios do clima além da umidade do solo, é preciso escolher o ambiente adequado que ofereça tudo isso a ela. Assim que definir o local ideal, você pode colocar o vaso com a salsinha em um suporte para plantas

Solo ideal e espaçamento

Quando o assunto é como plantar salsinha em vaso, é importante se atentar ao solo ideal para fazer o cultivo. Nesse sentido, utilize um bom substrato para plantas para que ela prospere por mais tempo. Vale lembrar que a salsinha não exige muito espaçamento entre elas. 

Quando se pode começar a colheita da salsinha?

Assim que plantar salsinha em vaso, a colheita pode ser feita depois de 3 meses. Isso se deve ao fato de que esse é um período suficiente para realizar os primeiros cortes das folhas. 

Mas é importante que a colheita seja realizada aos poucos para que a erva dure por mais tempo. Sendo assim, sempre que for necessário utilizar a salsinha para algum preparo das refeições ou algum chá, não retire todas as folhas de uma vez. 

Plante salsinha em vaso com ajuda da Plantiê

Agora que você já aprendeu como plantar salsinha em vaso, chegou o momento de conhecer a Plantiê. Isso porque contamos com diversos produtos que irão fazer diferença nos cuidados com essa erva que traz um sabor especial para os pratos.

Nossos vasos autoirrigáveis, por exemplo, possuem o melhor custo-benefício do mercado e, além de sustentáveis, fazem a rega de maneira adequada. Além disso, contamos com diversas itens para oferecer o cuidado específico para qualquer planta. 

Por isso, acesse agora mesmo nosso site e conheça todas as opções disponíveis para cuidar das suas plantinhas. E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades