BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Jade: como cuidar para ter uma suculenta linda em sua casa

jade como cuidar

0810A Jade, popularmente conhecida como planta da sorte, tem o nome científico de Crassula Ovata e é originada da África do Sul. Entre suas principais características estão os  galhos grossos e folhas brilhantes e lisas.

Ainda que seu cultivo seja simples, saber como cuidar da Jade irá deixar a sua planta muito mais saudável e bonita.

Por isso a Plantiê preparou este artigo exclusivo para trazer até vocês as melhores dicas para ter uma suculenta linda em casa. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é uma jade?

Primeiramente, antes de aprender como cuidar de uma Jade, é importante entender as características dela. Isso porque, mesmo sendo uma planta que pode chegar aos 2 metros de altura, ela se adapta facilmente em ambientes menores e com pouca iluminação.

Por isso, é uma excelente alternativa para lofts, apartamentos ou casas pequenas, desde que seu cultivo seja na forma de bonsai. 

Os primeiros relatos de existência da jade são originários da África do Sul, e raramente ela floresce de modo espontâneo e natural em solo brasileiro. Entretanto, o plantio e cultivo da jade costuma favorecer até mesmo jardineiros com menos experiência.

Isso porque a jade é uma planta muito resistente à intempéries e mudanças bruscas de temperatura.

Qual o significado da jade?

Além de sua associação com a sorte, há locais ao redor do mundo que relacionam ter uma jade em casa com dinheiro, prosperidade e até mesmo amizade. 

Todos esses significados são oriundos da prática milenar chinesa do Feng Shui, que acredita que a planta consegue emanar energias positivas. Por isso, é muito frequente a decoração de comércios, empresas e residências com a planta de jade.

Por sua vez, o Japão reforça o sentido da prosperidade e a chamam de “okane no naru ki”, que na tradução literal seria “máquina de dinheiro”. Esse conceito se potencializa quando se percebe que em terras orientais a jade está em quase todos os ambientes corporativos.

 jade como cuidar

Jade: como cuidar na hora de plantar

Para entender como cuidar da jade, o primeiro passo é conhecer suas duas formas de plantio. A primeira acontece através da estaca do caule, tanto em ambientes externos como internos. 

A segunda forma se dá a partir do uso das folhas, com o passo a passo que explicaremos a seguir.

Escolhendo a estaca

A escolha da estaca da jade precisa levar em consideração os caules com maior espessura ou as folhas que aparentam estar mais saudáveis.

Com uma tesoura limpa e de boa afiação para o corte, é preciso deixar um espaço na parte inferior para não comprometer a planta de onde será extraída a muda.

Após isso, o passo a seguir é secar o caule ou folhas antes de prosseguir com o plantio.

Secando o caule

A finalidade de secar o caule da jade é fazer com que se crie uma crosta no local cortado. Dessa forma, é maior a chance da planta se desenvolver com saúde enquanto cria suas raízes.

O tempo de duração deste processo depende diretamente da espessura do caule e da época do ano. Em geral, em dias mais frios pode ser necessário um tempo maior. Mas em média, 48 horas são suficientes.

Aplicando hormônios nas raízes

É bastante comum a aplicação de hormônios nas raízes para cuidar melhor da jade. Para isso, a utilização de bons substratos para plantas pode ser suficiente. Isso porque a jade é uma espécie que cria raízes facilmente.

Todavia, o uso de um tônico ou um adubo líquido irá potencializar o crescimento e saúde da planta, uma vez que fornecerá nutrientes úteis para a jade.

A recomendação aqui é seguir as instruções do rótulo do produto e aplicá-lo antes do plantio.

Escolhendo o vaso correto e enchendo o recipiente

O ideal é que, para cuidar adequadamente da jade, se escolha vasos maiores e pesados. Isso porque essa decisão irá afetar diretamente a frequência de rega da planta.

Há ainda a indicação por vasos de argila ao invés dos plásticos, pois eles proporcionam uma melhor drenagem do solo.

No solo ou suspensos, é importante que o vaso tenha furos na parte inferior e vale investir em um bom suporte para plantas. 

Para quem não abre mão de elegância, uma opção interessante  é o uso de um cachepot para plantas. Com eles, é possível harmonizar e manter um ambiente bonito e organizado.

Por sua vez, não é possível responder a como cuidar da jade sem levar em consideração a qualidade da terra e um solo que ofereça boa drenagem.

Por isso, opte  pela mistura de areia, adubo, perlita e compostagem para garantir que sua planta irá crescer saudável.

vaso de jade novo

Jade: como cuidar e como regar

Plantio finalizado, é o momento de pensar sobre a rega da jade. E a principal dica aqui diz respeito ao fato dela ser uma suculenta e, ainda assim, armazenar água facilmente em suas folhas e caules.

Ou seja, não é necessário uma rega diária ou frequente, mas o contrário também pode prejudicar a planta. Por isso, nunca deixe o solo dela completamente seco.

Uma dica valiosa para saber como está a umidade do solo é colocar o dedo, durante a rega.

Em momento algum a terra pode estar com o aspecto de lama.

Redobre os cuidados em dias mais frios ou durante o outono e inverno, uma vez que a exposição frequente a temperaturas muito baixas pode apodrecer as raízes da jade.

Além disso, irá aumentar a queda das folhas.

Temperatura ideal para a jade

Para saber como cuidar adequadamente da jade, é necessário considerar um período entre 3 e 5 horas diárias de sol. Mas não é preciso que ela receba os raios do sol de forma direta. Para isso, basta um ambiente onde a temperatura mais quente não cause queimaduras nas folhas.

O ideal é que a alternância de locais aconteça sempre de modo gradual, e que se perceba a adaptação da jade.

Um ponto importante que indica a incidência excessiva de sol na planta é quando suas folhas começam a ficar em um tom próximo ao marrom. Nestes casos, reduza a luz solar no ambiente ou troque-a de local para um ambiente com menos iluminação natural.

Como cuidar da jade para evitar insetos e pragas

A jade é uma planta bem resistente, da mesma forma que a maioria das suculentas.

Porém, há cuidados que irão auxiliar para que não aconteça a infestação de insetos ou pragas.

Por exemplo, regar em excesso pode causar fungos e fazê-la perder as folhas. Por sua vez, longos períodos sem água irão adoecer a planta. Pondere o quanto sua planta precisa de água e não coloque nem mais nem menos.

No caso do aparecimento de cochonilhas e pulgões, limpe as folhas com água e álcool isopropílico numa proporção de meio a meio.

Quer cuidar ainda melhor da sua jade? Escolha um vaso autoirrigável da Plantiê

Agora que você entendeu como cuidar da jade para que ela cresça bonita, saudável e longe de pragas, você precisa conhecer a Plantiê.

Isso porque nós temos produtos exclusivos que irão fazer a diferença nos seus cuidados com qualquer planta.

Por exemplo, os vasos auto irrigáveis que oferecem o melhor custo-benefício do mercado, são sustentáveis e permitem até 25 dias de autonomia para regar a planta.

E se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!

https://www.plantie.com.br/kit-de-vasos

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades