BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como cuidar de plantas: saiba como cultivar em casa e apartamento

como cuidar de plantas

Saber como cuidar de plantas em sua residência é essencial para manter a saúde delas e deixar o ambiente melhor e mais prazeroso de se viver. Elas enriquecem o seu lar e deixam o espaço mais bonito.

Muitas pessoas gostam de cultivar suas plantas, seja em uma casa ou apartamento. A falta de iluminação, de água, de espaço, por exemplo, aumenta as chances das suas plantinhas morrerem e, por isso, é fundamental ter alguns cuidados para manter suas companheiras em perfeito estado.

Uma dica importante para quem não tem muito tempo disponível e gosta de praticidade é usar o vaso autoirrigável. Ele facilita a criação de várias espécies e é muito bom para pessoas que não têm o hábito de regar rotineiramente suas plantas.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda como cuidar de plantas corretamente e dar vida ao seu ambiente doméstico. Boa leitura!

Como cuidar de plantas em casa?

dicas para cuidar de plantas

A busca por plantas fáceis de cuidar aumenta a cada dia. E quem mora em uma casa fica mais fácil, já que, geralmente, há uma área externa onde você pode colocá-las para pegar sol ou mesmo se banharem na chuva.

Mas você também deve ficar atento que algumas espécies exigem maior ou menor intensidade dos raios de sol, como também há aquelas que gostam de mais água ou não.

Tudo é questão de entender como cuidar de plantas de maneira correta para que elas se desenvolvam de forma saudável.

LEIA MAIS: Entenda como funciona o vaso autoirrigável e veja porque as suas plantas precisam dele! 

Como cuidar de plantas em apartamento

Sabe-se que as plantas melhoram a qualidade do ar e deixam os ambientes mais frescos, não é mesmo? Mesmo aquelas pessoas que moram em apartamentos e grandes centros urbanos também podem ter suas plantas.

Contudo, é preciso saber escolher as espécies corretas, já que a maioria delas gostam de espaços amplos, ventilação e boa claridade.

Outra opção interessante para quem mora em apartamento é o vaso autoirrigável. Você terá muito mais flexibilidade com ele, já que, dependendo da espécie, precisará encher o recipiente de água a cada 25 dias.

Isso vai facilitar muito a sua vida, principalmente quem mora nos grandes centros urbanos e tem uma vida bastante corrida.

O que devo fazer para manter a saúde das plantas?

Agora que você entendeu mais sobre como cuidar de plantas em casa ou apartamento, é preciso saber o que fazer para manter a saúde delas em dia. Veja, a seguir, algumas dicas de cuidados práticos.

Avalie o tamanho do vaso

Primeiramente, algumas espécies desenvolvem mais do que outras. As raízes, por exemplo, podem ganhar uma dimensão e plantas criadas em vasos devem ter espaço suficiente para o seu crescimento.

Talvez você comprou uma planta e não trocou o vaso que veio e ele era muito pequeno. Assim, você deve verificar se esse recipiente é suficiente, pois, caso a planta cresça muito, ele será inviável e poderá prejudicar o desenvolvimento dela.

Utilize adubo

Um dos meios de como cuidar das plantas corretamente é saber quais são os nutrientes e minerais que elas precisam. Esses componentes são extraídos a partir da adubação.

Por isso, é essencial usar esse tipo de insumo conforme as especificidades de cada espécie. Uma solução prática são adubos prontos. Eles podem ser diluídos em água. Depois basta apenas colocar o resultado da mistura na terra e pronto! Você terá um solo fértil para a nutrição da sua plantinha.

Saiba dosar a quantidade de água

Algumas plantas se dão muito bem com o processo de hidrocultura, porém nem todas são adeptas à fartura de água. Por isso, no momento de regar as plantas, é preciso ter algumas precauções.

A rega em abundância pode causar o apodrecimento das raízes, uma vez que elas ficam encharcadas e demoram mais tempo para secar.

Em contrapartida, você jamais pode deixar que elas fiquem bastante tempo sem água, visto que isso também afeta o desenvolvimento delas — a falta de água seca as folhas.

Uma forma de sempre manter sua planta com a umidade certa é utilizar o vaso autoirrigável, uma vez que ele disponibiliza a água necessária para sua planta, evitando, assim, que ela fique seca e perca suas folhas e flores.

Exponha ao ar livre e ao sol

Você deve colocar sua planta em algum lugar para receber a luz solar. Ela é importante para o desenvolvimento da planta. Mas fique atento com o tempo de exposição para não queimar as folhas.

O vento também é importante, mas você deve ter cuidado para não deixar sua planta quando ele estiver muito intenso, já que pode ressecar as folhas. 

Tenha cuidados e realize manutenções básicas

É preciso ter cuidados e realizar manutenções básicas em suas plantas. Por exemplo: remova as folhas danificadas, mas faça isso com cautela para que outras partes do vegetal não sejam prejudicadas.

Outro cuidado que você deve ter é com os visitantes indesejados. Fungos, caramujos, formigas, todos eles podem danificar sua planta. 

Assim, quando isso acontecer, você pode utilizar algum fungicida ou inseticida — considerando orientações dos profissionais — para acabar com as pragas.

Como cuidar de plantas que estão morrendo?

o que fazer para cuidar de plantas

Quando sua planta estiver morrendo, você pode tomar algumas medidas que farão com que ela seja preservada e possa voltar a florescer. São elas:

  • Cortar todos os ramos que estão secos;
  • Retirar a planta da terra com cuidado e colocá-la em uma nova terra bem nutrida;
  • Corrigir o nível de umidade da terra;
  • Controlar a luz solar.

São ações simples, mas que fazem toda diferença na hora de salvar a sua plantinha preferida.

Dicas para deixar suas plantas saudáveis e bonitas

Existem várias formas de deixar suas plantas saudáveis e bonitas. Desde a quantidade de água, o recipiente utilizado e a qualidade da terra farão com que elas se desenvolvam corretamente. Assim, você pode:

  • Adicionar misturas prontas para solos, que vão nutrir e oferecer insumos e minerais necessários para a planta;
  • Utilizar um vaso autoirrigável, que vai controlar a quantidade de água na planta e manter a umidade por muito tempo sem você se preocupar em regar;
  • Podar corretamente, pois folhas e galhos secos podem comprometer a saúde da planta como um todo;
  • Limpar as folhas das plantas, pois o acúmulo de poeira atrapalha o processo de fotossíntese.

Enfim, saber como cuidar de plantas é essencial e você pode fazer isso seguindo as nossas dicas. Gostou deste texto? Siga-nos nas Redes Sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e fique por dentro de outros assuntos como este! Acesse nosso site e conheça nossos vasos autoirrigáveis para cuidar da sua planta com mais praticidade! 

Compartilhe nas redes sociais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades