BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Como cuidar de orquídeas: é mais fácil do que parece!

vaso flor como cuidar de orquideas mais facil parece plantie

As orquídeas são plantas caseiras populares e são uma bela adição às exibições de plantas de casa. Com diversos tipos, podem surgir algumas dúvidas sobre como cuidar de orquídeas e o que fazer para que elas fiquem floridas por mais tempo.

As orquídeas mariposas (Phalaenopsis), por exemplo, são o tipo mais comum cultivado. Com floração por um longo período, elas estão disponíveis em uma gama cada vez mais ampla de cores de flores.

A popularidade das orquídeas mariposas fez com que outros tipos de orquídeas se tornassem mais facilmente disponíveis para crescer como plantas caseiras.

Isso inclui orquídeas Dendrobium, Paphiopedilum, Oncidium, Vanda e orquídeas híbridas Cambria.

Estes são todos fáceis de cultivar na maioria das casas, produzindo flores belíssimas e exóticas e, com os devidos cuidados, como a utilização de vasos autoirrigáveis, uma orquídea pode florescer saudável e embelezar o ambiente.

Quer saber mais sobre como cuidar de orquídeas e que elas fiquem o máximo de tempo com flores? Então continue a leitura e veja as principais dúvidas sobre o cuidado adequado dessas belas plantas.

Os tipos de orquídeas

Antes de começar a entender como cuidar de orquídeas, é importante saber sobre os variados tipos dessa planta.

Você sabia, por exemplo, que a família das orquídeas conta com mais de 880 gêneros diferentes e com cerca de 22 mil e mais de 22.000 espécies? Isso mesmo!

E essa quantidade vai aumentando a cada ano, fazendo com que as orquídeas sejam as maiores e tenham as mais variadas famílias de plantas com flores.

A maior parte delas são plantas tropicais que vivem como epífitas, chamadas de plantas aéreas, que ficam penduradas nas árvores para se apoiar. As litófitas ou plantas rochosas, crescem sobre ou entre rochas.

E as orquídeas terrestres, que florescem em detritos argilosos do solo na natureza.

Com tanta diversidade, pode parecer difícil saber com clareza como cuidar de orquídeas. Mas há muitas espécies que são bastante produzidas justamente para o cultivo em casa.

As orquídeas são plantas caseiras que proporcionam muito prazer ao vê-las crescer e são moderadamente fáceis de cuidar, isso se você dedicar um pouco de tempo para entender suas necessidades básicas, como veremos abaixo.

Como cuidar de orquídeas?

Fundamental para saber como cuidar de orquídeas é entender os requisitos em termos de suporte, luz, umidade, movimento do ar e temperatura.

Veja as principais dúvidas em relação ao cultivo dessa planta.

Qual é o melhor tipo de vaso para orquídeas?

Um vaso autoirrigável ajuda a manter a umidade em volta das raízes, já que elas precisam crescer saudáveis. Por isso, se você quiser ver sua orquídea florida por muito tempo, basta utilizar um vaso autoirrigável.

melhor tipo de vaso como cuidar de orquideas plantie

É importante dizer que para orquídeas, o crescimento da raiz é que indica o estado de saúde da planta.

Portanto, se elas estiverem em vasos, tome todo cuidado para que elas não apodreçam, ou que suas raízes fiquem sufocadas.

Como cuidar de orquídeas: adubação

Mesmo que as orquídeas possam florescer o ano todo, cada uma na sua época característica ou estação do ano, há alguns pontos relacionados ao adubo que afetam diretamente a sua floração.

Por isso, é importante que elas recebam nutrientes da maneira correta em cada etapa do seu desenvolvimento, como no crescimento e na manutenção para que ela enfim, fique florida.

Fertilizantes ricos em fósforo são ideais para as orquídeas. Assim como o adubo líquido da Plantiê, que conta com os macronutrientes NPK, onde a letra P simboliza o Fósforo.

Basta diluí-lo em água para fornecer um alimento natural na medida certa para elas.

Contudo, é importante ao aprender como cuidar de orquídeas, que a quantidade de adubo não pode ser excessiva. Há uma grande quantidade de sais minerais que fazem parte do substrato e isso pode fazer com que a raiz dela morra.

Qual a luminosidade ideal para as orquídeas?

Ainda falando da sua floração, para que as orquídeas permaneçam floridas por mais tempo ela precisa de energia. Por isso, é importante prestar atenção quanto à luminosidade à sua volta, que também tratamos aqui neste guia de como cuidar de orquídeas.

Afinal, ela é necessária para que a planta produza o próprio alimento.

Para começar, elas precisam de luz variada e não podem receber luz solar direta. A maior parte delas podem ficar expostas à luz natural por 14h, ou seja, de 60 a 70% do tempo durante um dia todo.

Dessa forma, as orquídeas precisam de fonte de luz em todas as etapas do seu desenvolvimento e a luz inadequada impede o florescimento delas. Então, se você quer ver sua orquídea florida e saudável, não esqueça disso.

Como cuidar de orquídeas: temperatura

As orquídeas se desenvolvem bem na temperatura que temos no nosso país. Por isso, para o seu crescimento e reprodução, o ideal é que elas fiquem em um ambiente que faça de 18 e 28 graus centígrados.

Quando chegar o inverno, não se preocupe! Durante essa estação ela pode ficar quietinha e não vai precisar receber cuidados só pela mudança de temperatura.

Como fazer a rega adequada para as orquídeas?

Outra etapa fundamental em nosso guia de como cuidar de orquídeas é a rega. A quantidade ideal de água pode variar de acordo com cada tipo e onde ela está posicionada.

A dica de ouro é: as orquídeas precisam da dose certa de água, nem muita, nem pouca.

Por isso, vamos repetir uma dica que demos logo no início: a utilização de vasos autoirrigáveis.

Assim, a sua orquídea vai contar com a quantidade de água certa para ela, e sem muito trabalho. E fique atento: elas secam mais rapidamente quando a temperatura está mais alta.

O que pode afetar a floração das orquídeas?

Como já pontuamos, umidade em excesso pode afetar as orquídeas. Por isso, os vasos autoirrigáveis são muito indicados para quem saber como cuidar de orquídeas, já que a terra ficará úmida, mas não encharcada.

floracao flor como cuidar de orquideas plantie

As orquídeas também gostam de ficar juntas, auxiliando ainda mais no aumento da umidade entre as plantas.

E isso é bom, já que o movimento constante de ar seco entre elas pode deixar as plantas secas.

Muita umidade e pouco movimento de ar podem levar as plantas ao apodrecimento. Alcançar um bom equilíbrio entre umidade e movimento do ar é resultará em um cuidado bem-sucedido das orquídeas.

Cuide das suas orquídeas com a Plantiê

Não tem segredo! Seguindo as dicas que demos aqui você não vai ter mais dúvidas sobre como cuidar de orquídeas.

E a Plantiê ainda te ajuda nessa missão. Nossos vasos autoirrigáveis são perfeitos para oferecer a umidade certa que essa planta necessita.

E é importante lembrar que nossos produtos são 100% reciclados e sustentáveis!

Além disso, eles conseguem levar para dentro de espaços urbanos a alegria e a calma que só a natureza consegue transmitir.

Portanto, conheça nossa loja online de plantas, acessórios e vasos, e adquira agora mesmo nossos produtos que com certeza farão diferença nos cuidados das suas orquídeas.

kit de vasos

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades