Descobrir para que serve a planta sálvia é o primeiro passo para quem deseja usufruir de suas propriedades.
Afinal de contas, estamos falando de uma planta muito versátil, que tem seu consumo de diferentes formas e oferecer vários benefícios.
Inclusive, vale pontuar que existem diferentes tipos de sálvia. Enquanto a Salvia sclarea é muito usada em fins medicinais, como mostraremos, a Salvia officinalis já serve como tempero.
Sendo assim, a Plantiê reuniu várias informações que podem ajudar você a compreender como a sálvia pode ser útil e como utilizar cada espécie da melhor forma.
Origem da planta sálvia
Se você quer saber para que serve a planta sálvia, é fundamental entender mais sobre a Sálvia que possui vários benefícios para o seu corpo e bem-estar.
Dessa forma, essa é uma planta nativa da região do mediterrâneo e, por isso, é bem fácil de ser cultivada em regiões com altas temperaturas. No Brasil, ela pode ser cultivada em todas as regiões.
Inclusive, é uma planta que você pode manter em casa, utilizando kit de vasos maiores que permitam seu bom desenvolvimento. A dica é optar pelos que possuem em torno de 30 centímetros, com bons substratos para plantas.
De qualquer forma, é interessante saber que as propriedades dessa planta tem estudos longínquos. Para se ter ideia, ela tem-se registros de seu uso entre os romanos, gregos e egípcios durante a Antiguidade.
Inclusive, é uma planta que conta com vitamina A e E, magnésio, ferro e cálcio. Além de ser utilizada em chás, com seus diversos benefícios, há quem aplica a sálvia como tempero em muitos pratos.
Afinal, para que serve a planta sálvia?
Agora chegou o momento de entender para que serve a planta sálvia. Mas antes de tudo, é interessante entender que o uso pode ser de diferentes formas.
Isso porque, há o uso em óleos essenciais, chás e sucos detox. Logo, você pode estar sempre inovando e se beneficiando com a planta. Confira os benefícios:
Reduz o estresse
Ao ser utilizada na aromaterapia, a planta sálvia pode contribuir muito com a redução de estresse. Inclusive, já existem estudos que apontam como a inalação do óleo essencial ajudou no relaxamento das mulheres que estavam sendo monitoradas.
Por isso, o tratamento pode ser um grande aliado para quem busca o bem-estar no dia a dia. Vale lembrar que a aromaterapia é de grande ajuda em tratamentos para acalmar a mente.
Tem ação bactericida
Outro ponto positivo sobre para que serve a planta sálvia é sua ação contra bactérias. Isso porque, por meio de estudos foi possível notar como o óleo essencial diluído consegue agir de forma eficaz contra bactérias.
Mas vale pontuar também que a planta tem ação antioxidante e até anti inflamatória. Com isso, ela acaba ajudando a aumentar a imunidade, mantendo a pessoa mais resistente a resfriados, inflamações e afins.
Antidepressivo natural
Como dissemos, o óleo essencial de sálvia pode ser de grande ajuda para aliviar o estresse e ajudar no bem-estar da pessoa.
Por isso, ele também tem usoo como ativo para tratar a depressão. Por meio de estudos, foi possível notar como a sálvia é capaz de diminuir níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Sendo assim, foi entendido que a planta tem efeitos similares à medicamentos usados como antidepressivos.
Alivia os sintomas da menopausa
A sálvia também pode ajudar a lidar com a menopausa, uma vez que há elementos na sua composição que replicam os efeitos do estrogênio no organismo.
Do mesmo modo, existem estudos que apontam o uso do óleo essencial, aplicado nos pés, para aliviar as ondas de calor que são tão comuns nesse período.
Reduz cólicas menstruais
Outro ponto interessante sobre o uso da sálvia é que ela também pode ajudar a tratar as cólicas menstruais.
De acordo com estudos e experimentos que aconteceram com várias mulheres, aquelas que usaram o óleo da planta no abdômen diariamente, tiveram boas respostas.
O teste teve aplicação diariamente entre os ciclos menstruais das mulheres, e as que usaram a planta tiveram menos cólicas.
Chá de sálvia: aprenda como fazê-lo
Depois dessas informações, você já sabe para que serve a planta sálvia. Mas que tal aprender a fazer um bom chá e aproveitar os benefícios mencionados?
Com suas propriedades antioxidantes, esse chá pode ser uma forma mais natural de tratar cólicas e até mesmo dores na garganta. Ou seja, é uma opção para tratar inflamações, indo além do remédio convencional.
Então, confira os ingredientes simples que você irá precisar:
- Uma xícara de água;
- Folhas de sálvia em uma colher de sopa
Ao separar esses ingredientes, coloque a água para ferver em uma vasilha e quando começar a ferver, junte as folhas de sálvia.
Tampe a vasilha e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar e beber ou fazer gargarejos ao longo do dia, depende das suas necessidades.
Qual a contraindicação?
Mesmo sendo indicada para vários usos, há situações em que não é recomendável o uso da sálvia.
Por exemplo, pela falta de informações sobre a segurança da planta em relação ao período de gravidez, é ideal evitar seu uso. Assim como durante a amamentação, pois pode afetar a produção do leite.
Já as pessoas que possuem epilepsia só podem utilizar a planta caso haja a recomendação de um médico responsável e que entenda a condição. Logo, pode ser que o uso da planta seja interessante, mas dependerá de cada caso.
Aprendeu para que serve a planta salvia? Confira as soluções da Plantiê para te ajudar a cultivá-la!
Depois de todas essas informações que a Plantiê reuniu, você sabe para que serve a planta sálvia. E claro, sabe como essa planta pode ser útil em diversas situações, até mesmo com uma receita de chá.
Desse modo, aproveite para conhecer mais sobre a Plantiê e todos os produtos que ela oferece para os cuidados com as plantas.
A empresa trabalha com suporte para plantas, vasos autoirrigáveis, cachepot, substratos e muito mais.
Assim, fica ainda mais fácil criar belas plantas e manter todos os cuidados em dia. Aproveite e acompanhe o Blog da Plantiê para mais informações e dicas sobre plantas!