BLOG DA PLANTIÊ

Especialista em plantas para dentro de casa.

Planta rabo de macaco: como cuidar e deixá-la bela e saudável

planta rabo de macaco vermelha.

Você já deve ter visto, durante andanças na cidade, a planta rabo de macaco. Ela recebe esse nome por conta de sua aparência, que se assemelha à cauda do animal. É uma planta muito bonita, que agrega maior valor em qualquer decoração.

A planta rabo de macaco é um tipo de cacto. Ela pode ser cultivada em vasos suspensos ou, ainda, em vasos que ficam em cima das superfícies. Porém, você deverá tomar cuidado com relação à exposição solar e às regas.

Abaixo, a equipe de especialistas da Plantiê separou alguns tópicos importantes a respeito do cultivo da planta rabo de macaco. Dessa forma, você não precisa se preocupar com dúvidas sobre o tratamento especial que essa planta merece. Vamos lá?

CTA Plantie

Cuidados essenciais para a planta rabo de macaco

Cada planta pede algum tipo especial de cuidado. Com a planta rabo de macaco, não seria diferente.

Cientificamente denominada como Hildewintera Colademononis, essa planta é bastante resistente às ações climáticas e outros fatores sobre os quais falaremos a seguir.

Portanto, pegue o seu caderno de anotações e comece a pontuar as nossas dicas. Com elas, com certeza você, pai ou mãe de plantas, saberá como cuidar, de forma mais efetiva, da sua planta rabo de macaco de estimação.

Iluminação adequada

Por ser um tipo de cacto, a planta rabo de macaco não costuma sofrer com a exposição aos raios solares. Ainda assim, sempre que possível, você deve colocá-la em uma área sombreada.

Uma boa ideia para cultivar a planta é colocá-la na varanda. Assim, durante algum período do dia, ela recebe os raios solares e a sombra também estará na medida certa. Por isso, lembre-se dessa dica!

Temperatura ideal para a planta rabo de macaco

A planta rabo de macaco é muito comum na Bolívia e, também, no Brasil. Ambos os países contêm um clima tropical, e é nessa temperatura que as plantas crescem e ficam mais saudáveis com maior facilidade.

Especialistas indicam que, para que o desenvolvimento da planta se dê de maneira eficiente, ela deve estar posicionada em ambientes de temperatura entre 10ºC e 32°C.

Então, já sabe: monitore as temperaturas e veja a sua planta crescer.

planta rabo de macaco em galho.

Solo ideal para o crescimento saudável da planta

O cacto Rabo de Macaco precisa de solo que possa conter bastante oxigênio, solos bem drenados e solos leves e úmidos. Portanto, os solos arenosos e argilosos são ideais para o cultivo desta planta

É importante, sempre, que você invista em um tipo de solo que não seja misturado com outros ingredientes, pois essas misturas de solo combatem a podridão das raízes e têm um nível de pH regulado. 

Rega da planta rabo de macaco

Como o cacto Rabo de Macaco é uma planta que floresce na primavera e no verão, deve ser irrigado especificamente nessas épocas. No entanto, como esses vegetais vivem no calor, eles precisam de mais água. 

O teste para saber se um cacto precisa ser regado é sentir o substrato com os dedos. Se estiver seco, é hora de regar, mas tome cuidado com a overdose, pois muita água pode causar podridão do caule e da raiz.

Manutenção da planta

Os cactos dessa família são plantas cujos caules podem ter mais de 1 metro de comprimento, de modo que, à medida que crescem, formam um pêndulo em torno deles.

Para que essas hastes não sofram separação acidental e desnecessária, é importante transplantá-las para outro vaso. Para isso, basta preparar um vaso de sua preferência com o solo aerado, bem drenado e leve.

Em seguida, corte os caules em excesso com a tesoura apropriada, coloque-os no solo preparado, regue e espere que ele se desenvolva.

Vasos ideais para cultivar a planta rabo de macaco

Ideais para o cultivo de cactos Rabo de Macaco são vasos de plástico ou barro. 

Recomenda-se que estes tenham furos no fundo para que a água de irrigação possa escoar e não se acumular nas raízes, evitando, assim, o seu apodrecimento. 

Além disso, para que o solo não escape desses buracos, um truque é colocar uma manta geotêxtil no fundo do vaso antes de colocar o substrato.

Para que o cultivo nesses vasos tenha boa drenagem, coloque também pedrinhas ou brita para reter a umidade no solo.

planta rabo de macaco em um vaso.

Aprendeu a como cuidar da planta rabo de macaco? Conheça as soluções da Plantiê!

Agora que você já aprendeu sobre como cuidar da planta rabo de macaco, é hora de começar a cultivá-las em sua casa ou em seu apartamento. Para tanto, conte com a Plantiê

A Plantiê é uma loja referência no quesito sustentabilidade. Todos os nossos produtos são 100% reciclados e, ainda, 100% recicláveis.

Em nossa loja virtual, você encontra vasos, cachepots, substratos e acessórios para garantir que sua plantinha cresça bem!

Ganhamos vida em 2017 e nos fundamentamos, antes de mais nada, no consumo consciente e na utilização de fontes renováveis para criação de soluções em forma de um produto com personalidade e atitude para o seu ambiente favorito: seu lar! 

Nossa empresa acredita que o ser humano faz parte de um ecossistema lindo e que o planeta merece todo o respeito que cabe em nós.

Vivendo em harmonia com a natureza, entramos em contato com nossas raízes e nos unimos à terra numa vibração mútua. 

É por isso que existimos, porque respeitamos a natureza como deveríamos respeitar a nós mesmos! Na Plantiê, acreditamos que os ciclos das coisas têm começo, meio, e depois um recomeço. 

Nossos produtos carregam a missão de transmitir amor ao meio ambiente e energias positivas à rotina das pessoas. Eles levam para dentro de espaços urbanos a alegria e a calma que só a natureza consegue transmitir.

Além disso, existem vários outros produtos no site que podem facilitar sua vida, como cachepot, suporte para plantas, substratos e mais. Basta navegar pela nossa loja virtual. Você certamente encontrará tudo aquilo que precisa.

Então, para saber mais sobre plantas, seus cuidados e conferir mais conteúdos como esse, acompanhe o Blog da Plantiê. Temos inúmeros posts interessantes sobre cuidados com plantas, recipientes para armazená-las e muito mais!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Quer receber mais dicas de como cuidar de suas plantas?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades