As dúvidas sobre como cuidar de uma aglaonema costuma pairar entre as pessoas que querem ter ou irão presentear alguém com este tipo de planta. Isso porque sua folhagem tropical e exuberante conquistam até os jardineiros amadores.
Por trazer maior frescor pro ambiente e conseguir estar presente entre as principais plantas de apartamentos ou casas, a aglaonema é uma alternativa simples e bela de ornamentação.
E a Plantiê preparou um artigo completo com as principais características, curiosidades e cuidados que ela merece. Confira conosco e boa leitura!
O que é a Aglaonema e quais suas características
A Aglaonema tem outros nomes populares, como Café-de-salão ou Falso-café-de-salão. O nome já indica sua aparência e similaridade de suas folhas com a textura dos pés de café.
Pode-se afirmar que ela é uma planta de porte pequeno, uma vez que sua altura costuma variar entre 20 centímetros e 1 metro e meio.
Há diversos tipos de de aglaonemas, mas as mais possuem folhagem verdes e majestosas, com tonalidades que variam entre o rosa e o vermelho.
Em todas as espécies, há uma característica própria de alta purificação do ar e filtragem eficiente de toxinas e benzenos presentes no ambiente. Ou seja, a importância de saber como cuidar de uma aglaonema afeta diretamente a saúde de quem a possui.
Lugares habituais das aglaonemas
Devido sua resistência e fácil adaptação em diferentes climas e ambientes, a Aglaonema se faz presente em lugares com luz baixa, sombra e que não precisam de frequência de água. Em outras palavras, são as plantas ideais para a decoração interna de residências, escritórios, restaurantes e shoppings.
Porém, mesmo com baixa necessidade de cuidados, a saúde da planta depende de boa ventilação e distância de temperaturas muito baixas ou geadas. Além disso, não é recomendável ambientes muito secos ou com a presença diária de ar condicionado.
Principais tipos de aglaonema e como cuidar
Dentre as diversas variações da aglaonema, algumas são encontradas com maior facilidade devido sua fácil reprodutibilidade. Aliás, é interessante notar que as folhagens padrão que a planta apresenta na natureza possuem menor variação no comércio ou em cultivos residenciais.
Aglaonema com folhas verdes e manchas brancas
Esse tipo de aglaonema é a favorita de quem busca uma pegada mais minimalista e quer decorar ambientes da casa com sofisticação e modernidade. Isso porque elas compõem um cenário interessante sob a mesa de centro ou na sala de estar.
Aglaonema vermelha
Por sua vez, a tonalidade avermelhada da aglaonema torna esse tipo da planta mais descontraída e ideal para deixar o ambiente mais luxuoso. Por isso, a aglaonema vermelha é um item recorrente em decorações natalinas e outras comemorações importantes.
Aglaonema rosa: como cuidar
A tonalidade rosácea deste tipo de aglaonema aponta para a lógica da cor em questão e inspira romantismo e delicadeza. O diferencial aqui é que saber como cuidar da aglaonema rosa irá trazer diferenças na intensidade de suas folhagens.
Isso porque plantas mais novas e com melhor adubagem costumam apresentar uma explosão maior da cor. Por outro lado, ao envelhecer ou com nutrientes em menor escala, o rosa se mostra nas folhas com traços pontuais e mais suaves.
O que considerar para o cultivo da aglaonema
Além das observações feitas anteriormente, não existem grandes dificuldades no cultivo da aglaonema. Isso porque ela exige apenas uma ventilação e luz indireta e pouca água.
Por isso, o uso de um vaso auto irrigável pode ser um aliado importante para as condições que a planta precisa para crescer saudável. Com ele, a planta terá a proporção adequada de rega.
A extração da muda de aglaonema é feita a partir da separação de rizomas subterrâneos, onde se retira a planta do solo e com a ajuda de uma tesoura se separa as raízes menores.
Após isso, basta plantá-las em um outro vaso e cultivá-las na sombra.
Como cuidar da Aglaonema para a planta ficar sempre bonita e saudável?
A atenção com a aglaonema não precisa ser frequente. Entretanto, exige que não haja exageros em nenhum dos fatores que podem comprometer a saúde da planta.
Por isso, é preciso considerar os 5 pontos a seguir:
- Solo úmido não significa solo encharcado: um erro muito comum de pessoas que possuem várias plantas é a rega de forma exagerada. No caso da aglaonema, isso é um perigo. Por isso, regue apenas de 2 a 3 vezes por semana, no máximo;
- Pulverize água nas folhas: a hidratação das folhas irá garantir que elas fiquem sempre vistosas e brilhantes;
- Não deixe a planta exposta no sol: o mais recomendado é que haja sombra e luminosidade indireta na planta. Isso porque os raios solares queimam facilmente sua folhagem e a deixa com o aspecto feio;
- Retire semanalmente as folhas secas: é bastante comum que algumas folhas da aglaonema murchem e sequem com frequência. Neste caso, você precisa podá-las a fim de que novas folhas cresçam no lugar;
- Condicione a planta em vasos adequados: caso não estejam em jardins, o ideal é um vaso com boa drenagem. Por exemplo, os modelos de cachepot para plantas.
Quer cuidar corretamente da sua aglaonema ou adquirir uma? A Plantiê pode te ajudar
Agora que você aprendeu sobre como cuidar da aglaonema e suas principais características, você precisa conhecer a Plantiê.
Isso porque nós temos produtos exclusivos que irão fazer a diferença nos seus cuidados com qualquer planta. Além disso, temos diversas opções de aglaonemas e outras plantas que deixarão a sua casa muito mais verde e encantadora.
Se você gostou do assunto deste artigo, confira outros no Blog da Plantiê e se informe ainda mais com a gente!